HOMENS INCORPORANDO POMBA-GIRA?


Hoje trago de volta um artigo que foi escrito há três anos e estava escondido lá no inicio do blog. Muita gente não leu e, mais gente ainda, tem essa dúvida. Vamos desmistificar isso de vez?

Chamo a atenção de todos para o mural, ao pé da página, que foi criado para que possamos interagir de forma mais abrangente. Deixe sua opinião lá, ok? Boa leitura!

Quando comecei meu caminho na Umbanda – lá se vão mais de trinta anos- fiquei curioso ao saber que havia um pai no santo em meu bairro que incorporava uma pomba-gira. Como estava no inicio do desenvolvimento e não conhecia absolutamente nada, fui, obviamente, perguntar a minha mãe no santo se aquilo era possível. Ela me olhou com um sorriso irônico e lançou um olhar malicioso à mãe pequena que assistia a conversa e disse: – Homem que incorpora pomba-gira é, foi ou será gay! (Não foi essa a palavra
usada, nesse tempo a pecha era outra, mas vou poupá-los de mais essa ignorância).

Pois bem, em giras de esquerda sentia sempre uma vibração muito diferente quando se cantava para as moças, mas morria de medo de incorporar e ficar com a fama. Algum tempo depois por variados motivos que não vêm ao caso, retirei-me dessa casa e fui muito bem recebido por um outro pai no santo que foi quem entregou meu decá. Este, era um estudioso da lei e mostrou-me toda a verdade, foi pelas mãos dele que incorporei minha primeira pomba-gira.

Fiz todo esse prólogo para tranqüilizar aqueles que, como eu, na época, ainda guardam esse tipo de preconceito. Na Umbanda temos a obrigação de entender que as entidades e os orixás são energias que podem ser femininas ou masculinas, mas o sexo em si, não existe. É evidente que se no mundo material existem homens e mulheres, no astral isso também ocorre para que haja a perfeita hegemonia universal. Mas nunca, guardem bem isso, nunca uma entidade irá interferir na vida ou opção sexual de um médium.

Hoje passados tantos anos do fato que citei, me arrependo muito de não ter perguntado a ela: – Então a senhora é lésbica? Pois incorpora, exus, caboclos, preto-velhos e mais uma porção de homens. Infelizmente não tive oportunidade de fazer a pergunta, mas faço a você, médium que está lendo este artigo. Alguma vez você viu alguma mãe no santo ser tachada de haver se masculinizado já que incorpora tantos espíritos masculinos? Eu mesmo respondo. Não!

Vejam como o preconceito existe até em nosso meio. A última coisa que interessa a qualquer entidade seja de que energia for é sua opção sexual. E ela jamais afetará ou mudará nada em sua vida apenas por estar usando seu corpo para a caridade. Existem, e muitos, médiuns homossexuais, mas não foram levados a essa opção por espírito ou orixá algum. Já chegaram à religião dessa forma e como a Umbanda ou o Candomblé não têm por hábito julgar ninguém, sentem-se em liberdade para mostrarem-se como são.

Acontecem muitos casos de exageros, isso nenhum de nós pode negar. O médium, sendo consciente, libera mais seu lado feminino quando nessas incorporações. Isso, porém é um fato que cabe a cada pai ou mãe no santo conter para que não se ultrapassem limites. No mais, vamos acabar com o preconceito e com os ensinamentos errados que muita gente como aquela mãe lá do inicio continua impingindo aos médiuns iniciantes. Insisto para que todos aceitem suas entidades da forma como elas vêm, com a roupagem fluídica que tiverem e seu caminho na lei será mais leve e produtivo. Chega de mentiras forjadas para o bem de alguns!

Luiz Carlos Pereira

4 ideias sobre “HOMENS INCORPORANDO POMBA-GIRA?

  1. Jany Alves dos Santos

    concordo plenamente, tbm sou medium e trabalho com Zé Pilintra e não tem nada haver com opçaõ sexual, pra mim é pura ignorancia,apesar que um pai de santo falar pra mim, que mulher não incorpora ze pilintra, só fico com pena desses pais e mães de santo ignorantes

  2. marcos

    pior que é mesmo…pois antes de eu entrar no templo espirita,minha irmã já era batizada no espiritismo,e ela chegou a me falar antes mesmo de eu entrar.que a sua mãe de santo tinha dito que eu tinha uma pomba-gira….
    depois que eu começei a desenvolver os meu guias,recebi pela primeira vez a pomba-gira maria mulambo”guia de frente”….
    e ate hoje adoro trabalhar com ela.

  3. berta

    hOLA COMO ESTAN YO CONOZCO A VANE Y ESTO ES VERDAD YA QUE YO SOY QUIEN INCORPORO UN CAVEIRA Y A PESAR QUE CUANDO LO INCORPORO TENGO UN CORPONTAMIENTO DIFERENTE,CUANDO LA ENTIDAD SE VA YO TENGO MI NOVIO,MIS AMIGAS MI FAMILIA UNA VIDA NORMAL ENTRE COMILLAS,VA LO QUE PARA LA MAYORIA DE LA GENTE ES NORMAL.EN SI NO CAMBIA COMO ALGUNOS PIENSAN MIS PREFERENCIAS SEXUALES.

  4. vanesa

    yo soy de argentina y en el terreiro mi mai tiene como entidad a exu y su hija que también es mai y tiene a exu johan caveira asi como tambien en una oportunidad vi un hombre que tiene como entidad una pomba gira,y en nada modifica la conducta o preferencia sexual en la vida diaria de los mediums.Por lo tanto quien piense lo contrario esta en un error.Desde ya mis saludos gente linda mucho axe para todos.

Os comentários estão desativados.