“NEM TUDO É SHOW”


Queridos irmãos,

agora pouco estava ouvindo o programa FALA UMBANDA com nosso irmão MARCO da ASSEMA e lá percebi um comentário sobre algumas pessoas que vão em alguns terreiros e fazem shows, discordei sobre o fato, pois não é bem assim com todos, nem tudo é show, talvez ele esteja acostumado em ver estes shows, mas em outros terreiros nem sempre é show.

Lembremos que no Espiritismo os passes são dados por médiuns e não por médiuns incorporados, na Umbanda a maioria dos passes são dados por espíritos incorporados, diferente do Espiritismo. Na Umbanda trabalhamos com Falanges de Trabalho e nestas nem sempre temos espíritos na mesma evolução, entendemos ainda que determinados espíritos aproximam-se destas Falanges sem nem mesmo trabalharem na Lei ou ainda seguirem o que a mais baixa evolução desta Falange transmuta. Então é muito perigoso dizer que este ou aquele, nesta ou naquela Casa não deveria aparecer por se tratar de um passe no ser encarnado e não no espírito, entidade, guia, muito complicado afirmar tal fato baseando apenas no que percebemos em nossas Casas, devemos perceber sim nossas Casas não fechando os olhos para a espiritualidade, se afirmarmos tal fato estamos fechando os olhos para os ataques eminentes em nossas giras.

Povo de Umbanda acha que porteira segura é tudo e não é bem assim, nossos corações e mentes seguram alguma coisa, mas a egregora é mais latente neste momento, achar isso ou aquilo confiando em nossas porteiras e no que pensamos conhecer é abrir a guarda para qualquer marginal astral. Eu já vi egun usar nome de diversas entidades e não afirmo que isso não aconteceu nas Casas que já fui filho, ou que não vai acontecer na Casa que serei filho ou ainda na Casa se algum dia eu comandar, estamos propícios a estes, e nem sempre são os marginais astrais que chegam em um passe.

VAMOS IMAGINAR…

Determinada pessoa está em uma gira de Preto Velho e toma um passe de um espírito que se diz ser de Aruanda e esta deveria trabalhar com um Preto Velho de Aruanda e por algum motivo ou ainda até medo ou vergonha não aceita ser um médium. Este Preto Velho neste passe não irá manifestar? Marco amo a ASSEMA, tenho muito respeito por todos desta Casa e principalmente por você, mas eu discordo totalmente de você quando diz que este tipo de manifestação pode ser ou é um SHOW.

Irmão muito cuidado ao avistar seu quintal, pois no mesmo bairro, cidade, estado, país, existe outros quintais, além de tudo isso é perceber também a mediunidade, pois é bem mais ampla que nossos quintais, perceber ainda a sabedoria dos espíritos, conheço diversas pessoas que até posso lhe enviar nomes de alguns nomes de Curitiba que hoje estão na ASSEMA que recebiam Entidades até mesmo na rua ou ainda poderiam receber, no trabalho e em outros locais e não é SHOW, eu chamo de mediunidade aflorada (descontrolada). Mediunidade aflorada? Mas não seria termo do espiritismo? Sim, talvez, mas eu prefiro dizer termo da espiritualidade e nada mais.

Marco nem tudo é SHOW, e nem tudo é critica ou ainda porrada, pancada como disseram lá na rádio se ouço a rádio é por lhe respeitar, eu tenho diversas sobre Umbanda para ouvir, mas prefiro sempre onde você está, pois gosto do que falas, mas no calor de um programa eu reconheço sim que erramos, sou diretor de um programa de rádio e este existia bem antes de eu nascer, o programa foi criado pelo meu pai a 45 anos atrás, mas falar em microfone é bem complicado para mim, neste programa não existe religião, apenas musicas bem antiga, meu pai não é um bom locutor, é apenas um ótimo comunicador, mas eu sempre trabalho nos bastidores e ele sempre afirmar que sou diretor do programa que ele nada faria sem a minha ajuda e eu apenas digo nem existiria o programa se fosse por minha iniciativa. Marco precisamos de bengalas, mas as bengalas não movimentam só, elas nem mesmos seriam bengalas. Entenda como quiser apenas estou lhe repassando o que a espiritualidade me repassa, um dia talvez terei a chance de falar outras coisas diretamente ou amplamente. Microfone? Nunca…rs. Prefiro escrever com meu português porco.

O Link deste post será enviado ao Marco da ASSEMA e este post será aberto a comentários e que nosso irmão deixe o comentário aqui.

8 ideias sobre ““NEM TUDO É SHOW”

  1. diana cristina

    Queridos amigos (pois considero-os a partir do momento que coloquei este site entre os meus favoritos). Que beleza de site! Sou simpatizante da Umbanda (Verdadeira e Sagrada) e cheguei a vibrar pois graças a Espiritualidade Maior, pude ter acesso ao PovodeAruanda cujo os conteúdos são elucidativos e sérios. Estudo e pesquiso todas as correntes do Espiritualismo e me sinto uma privilegiada por tanta sabedoria que ao mesmo tempo esclarece e enriquece. Continuem com este trabalho bonito. Um abraço, Didi.

  2. lauri-ferreira de queiroz

    Infelizmente pela decorrência dos espíritas e espíritas, aparecem divergências nestas questões. o que importa é no que voce acredita. todos possuem os seus conceitos, e são eles que se transformam em passos para leva-lo a frente do que voce realmente acredita.exemplo:realizamos tudo hoje porque acreditamos no amanhã, se não nada adiantaria o que estamos fazendo…

  3. Babá de Umbanda Margareth

    Saravá irmãos de fé. Que a paz esteja em vossos corações.
    Realmente é difícil lidar com a opinião alheia a sua, principalmente quando ela é totalmente contrária aos seus princípios religiosos. Vejo as manifestações espirituais como um lindo presente de nosso Pai maior, em qualquer lugar, com qualquer pessoa , ou em qualquer situação, pois nada aconteceria senão fosse a permissão divina. Cabe a nós dirigentes espirituais saber conduzí-las. O ser humano é falho, mas a espiritualidade jamais será.
    Paz e luz a todos.

  4. Leonora Mello

    Boa noite!
    Infelizmente não acompanhei os eventos citados como gostaria, mas realmente uma coisa me chamou atenção, talvez porque eu tenha algumas lembranças tristes quando era espírita e antes de abordar o que quero, aproveitarei para dar uma volta na minha história pessoal. Fui durante vinte e alguns anos espírita de carteirinha. Foi quando eu comecei a ser questionada e a questionar, a respeito da respeitabilidade de espíritos que compareciam à mesa de desobssessão.
    À Cigana, que gostava de se movimentar ao redor das cadeiras onde estavam os mediuns que recebiam os espíritos sofredores e/ou trevosos, foi-lhe imposto sentar-se e ter “ decoro”. À preta velha que apenas pedia seu pito, durante muitas e muitas sessões foi sendo “doutrinada” pois usar cachimbo dentro de um centro espírita não seria “ evoluído”, e um dia ela veria isso, mas “ de qualquer maneira” ela seria sempre bem vinda. Anos depois soube que o Dr. Bezerra por vezes toma a roupagem de preto velho, e outras entidades iluminadas assim fazem, e como eu tive vergonha de tudo o que eu fazia como espírita, cerceando, pré julgando, mas felizmente aos poucos meus guias, que segundo eles, já estavam me conduzindo à Umbanda, foram com seu Amor e Paciencia, me abrindo os olhos. Ainda sou míope, aqui e acolá, mas acho que já melhorei.
    Seguindo esta linha de pensamento, não estou aqui para julgar absolutamente ninguém, pois não tenho escol para isso, apenas venho dar minha humilde opinião. Mas em relação ao passe, eu não acho nada demais, se durante o mesmo, o guia daquele que está tomando o passe, vir e reforçar o descarrego, com uma rápida e vigorosa incorporação Ou também, a espiritualidade aproveite o aparelho para fazer “aparecer” algum obsessor que estava escondido, ou algum sofredor precisando de auxílio, mesmo um que tenha sido ajudado e aproveita a oportunidade do magnestismo da entidade através do passe e consegue abrir uma “porta” para dar seu agradecimento sincero. Ou ainda, se o consulente tiver passando por uma crise anímica, ocorrer uma catarse para que ele se livre de traumas e lembranças passadas numa verdadeira e rápida terapia de regressão.
    Tudo isso tenho visto ocorrer de forma simples, singela, sem a menor intenção de ostentação. Há sim, os que ostentam, mas a gente vai adquirindo olhos de ver, e percebe o que é show e o que é apenas necessário, dentro dos fundamentos e da Magia linda que é a Umbanda

  5. Suely Rocha

    Boa noite turma,acredito que os espiritas que tem na umbanda uma forma de melhorar na sua caminhada espiritual com certeza sabem como agir com determinadas pessoas que se fazem agir como se estivessem incorporadas.

  6. Marco Boeing

    Caro Alex, em momento algum eu falei que “tudo e show”, o que eu disse e que algumas pessoas gostam de fazer show em todo terreiro que vão.
    O que eu disse e que no “meu” entender e que na hora do passae quem tem de receber o passe e a pessoa e não uma entidade. se a entidade precisa vir, tem hora e lugar certo para isto. Como voce disse que estava assitindo a novela enquanto tambem ouvia o radio talves tenha interpretado errado.
    Quanto a me enviar nomes de pessoas da ASSEMA que faziam isto ou aquilo, acho que este comentario foi um tanto inoportuno, pois estas coisas so dizem respeito a ASSEMA e as pessoas envolvidas, se vc sabe algo e de ouvir falar, e sempre “quem conta um conto aumenta um ponto”
    Repito semprer no programa, falo das experiencias que tenho na ASSEMA, pois e a casa que dirijo, sei que existem casas tão boas ou ate melhores que a ASSEMA, mas não posso faar sobre eleas, pois comentar sobre uma casa que não participo e no minimo anti etico de minha parte como dirigente.
    sempre fui uma pessoa que tem convicção e posições e não tenho medo de falar sobre elas, não estou na Umbanda para agradar ninguem, estou na umbanda para evoluir espiritualmente.
    abraços
    Marco Boeing – Dirigente espiritual da ASSEMA/Curitiba

    1. Administrador Autor do post

      Boa tarde Marco,

      eu sempre fico muito preocupado com o que escrevo, pois o que escrevemos não dá para perceber a emoção, eu fico mais preocupado ainda com a interpretação do que escrevo, percebo ainda que não sou muito bom com a nossa língua e isto é publico e notório.

      Infelizmente percebi que o irmão não entendeu o que escrever o que é um pesar, eu não falei o que você interpretou. Não disse o que pensou e sim que encaminhei diversas pessoas para ASSEMA por estas pessoas estarem com problemas, ou seja, a mediunidade estava aflorada e poderia ter sim problemas futuros ou ainda já estava tendo estes problemas, alguns hoje são até seus médiuns, outros são consulentes e outros ainda são filhos da Casa.

      Eu rogo desculpas a você se de alguma forma o deixei triste com meus comentários, mas quanto ao fato da novela que estava assistindo, realmente estava, mas em uma parte do programa eu desliguei a TV, justamente porque o programa estava muito bom, e logo que desliguei vocês comentaram sobre SHOWS, percebi ainda até risos, mas o que eu queria era apenas salientar sobre que nem tudo é SHOW, mas nós sempre quando lemos um texto damos mais ênfases ao titulo e ficamos com o titulo na cabeça e acabamos até esquecendo o conteúdo ou ainda entendendo-o errado que foi o seu caso.

      Se eu não respeitasse a ASSEMA não indicaria aos leitores do meu blog a ASSEMA e continuarei a fazer isso, por confiar em você como ser humano e principalmente como Pai no Santo. Quanto suas convicções e posicionamento eu bem sei como é, pois já fiz parte de grupos antigos com você, como também deve saber que assim sou também, falo o que penso e na hora que quero, mas de forma alguma eu iria falar de uma Casa sem conhecê-la.

      Voltando ao assunto, você errou mais uma vez, a intenção do passe realmente é no individuo e não em Entidades, mas não esqueça de forma alguma que o individuo é composto de corpo e espírito, não esqueça ainda que este espírito pode também manifestar-se, mas vou terminar por aqui, pois irei preparar um texto a respeito do assunto e irei postar aqui em homenagem ao programa de ontem e esteja tranqüilo que não irei mais participar do programa, mas irei sim tentar ouvi-lo todas as quinta-feira, infelizmente nem sempre tenho tempo para ouvi-lo, mas fica aqui uma idéia poderia vocês disponibilizar o programa para podermos baixar o mesmo no site. Tenha toda certeza que quando ouvir algo que discordo estarei aqui no Blog ou no Portal Povo de Aruanda comentando a respeito.

      Esteja sempre em paz!

      Alex de Oxossi
      Médium de Umbanda
      Rio Bonito – RJ

Os comentários estão desativados.