LOGUM EDÉ



1

Logum Edé à filho de Oxóssi e de Oxum. É mulher durante seis meses, vivendo na água, e nos outros seis meses é homem, vivendo no mato, propicia a caça e a pesca. Quando em seu aspecto feminino, veste-se com saia cor-de-rosa, usa uma coroa de metal dourado (não o Adé das rainhas), um arco e uma flecha. Com seu aspecto masculino usa capacete de metal dourado, capangas, arco e flecha ou espada. Só se veste com cores claras. Sempre acompanha na dança Oxum e Oxóssi.

Um Orixá essencialmente Ijexá (da Nigéria). Caçador e pescador. Sendo filho de Oxóssi e Oxum, assume características de ambos. É dito que ele vive metade do ano nas matas – domínio do pai, comendo caça; e a outra metade nas águas doces – domínio da mãe, comendo peixe.

No Brasil tem numerosos adeptos.Logun-Edé, é o ponto de encontro entre os rios e florestas, as barrancas, beiras de rios, e também o vapor fino sobre as lagoas, que se espalha nos dias quentes pelas florestas. Logum Edé representa o encontro de naturezas distintas sem que ambas percam suas características. É filho de Oxóssi Inlé com Oxum Yeyeponda. Assim, tornou-se o amado, doce e respeitado príncipe das matas e dos rios, e tudo que alimenta os homens, como as plantas, peixes e outros animais, sendo considerado então o dono da riqueza e da beleza masculina.

É considerado o príncipe dos Orixás. Tem a astúcia dos caçadores e a paciência dos pescadores como principais virtudes.


Leia o Texto  Completo (clique)

Uma ideia sobre “LOGUM EDÉ

  1. marcio

    oi queria saber com cual santo o logum edé é inquizilado ?

    RESPOSTA:

    Sinceramente eu não acredito em quizilas de Orixás, mesmo porque os mesmos não tem nossas faltas, nunca tornaram carne o negativo dos Orixás somos nós seus filhos.

Os comentários estão desativados.