AS SETE LINHAS


Para entender um pouco mais a Umbanda devemos conhecer as linhas ou vibrações. Uma linha ou vibração, eqüivale a um grande exército de espíritos que rendem obediência a um “Chefe”. Este “Chefe” representa para nós um Orixá e cabe a ele uma grande missão no espaço.

Vejamos quais são as Sete Linhas da Umbanda:

1. Linha De Oxalá ( Ou Orixalá )

2. Linha De Yemanjá

3. Linha De Xangô

4. Linha De Ogum

5. Linha De Oxossi

6. Linha De Yori (Ibeiji)

7. Linha De Yorimá (Almas)

Estes nomes são sagrados e ancestrais e nomeiam os sete Orixás Maiores da Umbanda.
Estes Orixás Planetários são os sete espíritos mais elevados do planeta, e nunca encarnaram aqui.

Os Orixás Maiores não incorporam, eles têm funções de governo planetário. Cada um deles estende suas vibrações e ordenações a mais sete entidades denominadas Orixás Menores e estas, cada uma para mais sete inferiores e assim por diante.

Veja como se organiza uma linha:

(Tabela 1)

Categoria: Orixá Maior
Quantidade:1
Grau:
Denominação:

Categoria: Orixá Menor
Quantidade: 7
Grau: (1º Grau)
Denominação: Chefe de Legião

Categoria: Orixá Menor
Quantidade: 49
Grau: (2º Grau)
Denominação: Chefe de Falange

Categoria: Orixá Menor
Quantidade:343
Grau: (3º Grau)
Denominação: Chefe de Sub-Falange

Categoria: Guia
Quantidade: 2401
Grau: (4º Grau)
Denominação: Chefe de Grupamento

Categoria: Protetor
Quantidade: 16807
Grau: (5º Grau)
Denominação: Chefe Integrante de Grupamento

Categoria: Protetor
Quantidade: 117649
Grau: (6º Grau)
Denominação: Sub Chefe de Grupamento

Categoria: Protetor
Quantidade: 823543
Grau: (7º Grau)
Denominação: Integrante de Grupamento

A cada grau que a hierarquia vai descendo a quantidade de entidades vai se multiplicando por sete, pois cada entidade, dentro de sua hierarquia delega ordenações para mais sete.

LINHAS, LEGIÕES E FALANGES

Cada linha compõe-se de sete legiões, tendo cada legião o seu chefe. Cada legião divide-se em sete grandes falanges, que por sua vez também tem um chefe e cada falange divide-se em sete sub-falanges e assim por diante, obedecendo a um critério lógico.

Agora apresentaremos as linhas e seus Orixás com os seus respectivos chefes de legiões.

OXALÁ (ou ORIXALÁ): (ORI è Luz, Reflexo; XA è Senhor, Fogo; LÁ è Deus, Divino)
Portanto, A LUZ DO SENHOR DEUS

Os Setes Chefes de Legião da Vibração Espiritual de Oxalá:

CABOCLO URUBATÃO DA GUIA:

Caboclo Guaracy
intermediário para Ogum

Caboclo Guarani
intermediário para Oxossi

Caboclo Aymoré
intermediário para Xangô

Caboclo Tupy
intermediário para Yorimá

Caboclo Ubiratan
intermediário para Yori

Caboclo Ubirajara
intermediário para Yemanjá

OXOSSI: (OX è Ação ou Movimento; O è Círculo; SSI è Viventes da Terra)
Portanto, A POTÊNCIA QUE DOUTRINA, O CATEQUIZADOR DE ALMAS

Os Setes Chefes de Legião da Vibração Espiritual de Oxossi:

CABOCLO ARRANCA-TOCO:

Caboclo Araribóia
Intermediário Para Ogum

Caboclo Arruda
Intermediário Para Oxalá

Caboclo Cobra-Coral
Intermediário Para Xangô

Caboclo Tupinambá
Intermediário Para Yorimá

Cabocla Jurema
Intermediário Para Yori

Caboclo Pena-Branca
Intermediário Para Yemanjá

OGUM: (OG è Glória, Salvação; AUM è Fogo, Guerreiro)
Portanto, O GUERREIRO CÓSMICO PACIFICADOR, O FOGO DA GLÓRIA

Os Setes Chefes de Legião da Vibração Espiritual de:

CABOCLO OGUM DILÊ:

Caboclo Ogum Matinata
intermediário para Oxalá

Caboclo Ogum Rompe-Mato
intermediário para Oxossi

Caboclo Ogum Beira-Mar
intermediário para Xangô

Caboclo Ogum De Malé
intermediário para Yorimá

Caboclo Ogum Megê
intermediário para Yori

Caboclo Ogum Yara
intermediário para Yemanjá

XANGÔ: (XA è Senhor, Dirigente; ANGÔ è Raio, Alma)
Portanto, O SENHOR DIRIGENTE DAS ALMAS

Os Setes Chefes de Legião da Vibração Espiritual de Xangô:
CABOCLO XANGÔ KAÔ:

Caboclo Xangô Pedra-Branca
intermediário para Oxalá

Caboclo Xangô Agodô
intermediário para Oxossi

Caboclo Xangô Sete Montanhas
intermediário para Ogum

Caboclo Xangô Sete Cachoeiras
intermediário para Yori

Caboclo Xangô Pedra-Preta
intermediário para Yorimá

Caboclo Xangô Sete Pedreiras
intermediário para Yemanjá

YORIMÁ: (YO è Potência, Ordem, Princípio; RI è Reinar, Iluminado; MÁ è Lei, Regra)
Portanto, PRINCÍPIO OU POTÊNCIA REAL DA LEI

Os Setes Chefes de Legião da Vibração Espiritual de Yorimá:

PAI GUINÉ

Pai Tomé
intermediário para Oxalá

Pai Joaquim
intermediário para Oxossi

Pai Benedito
intermediário para Ogum

Vovó Maria Conga
intermediário para Xangô

Pai Congo D’aruanda
intermediário para Yori

Pai Arruda
intermediário para Yemanjá

YORI: (YO => Potência, Ordem, Princípio; RI => Reinar, Iluminado; ORI => Luz, Esplendor)
Portanto, POTÊNCIA DOS PUROS OU DA PUREZA

Os Setes Chefes de Legião da Vibração Espiritual de Yori:

TUPANZINHO:

Ori
intermediário para Oxalá

Damião
intermediário para Oxossi

Yari
intermediário para Ogum

Doum
intermediário para Xangô

Cosme
intermediário para Yorimá

Yariri
intermediário para Yemanjá

YEMANJÁ: (YE => Mãe, Princípio Gerante; MAN => O Mar, A Água, Lei das Almas; YÁ => Matriz, Maternidade)
Portanto, A SENHORA DA VIDA

Os Setes Chefes de Legião da Vibração Espiritual de Yemanjá:
CABOCLA YARA:

Cabocla Estrela Do Mar
intermediário para Oxalá

Cabocla Indaiá
intermediário para Oxossi

Cabocla Do Mar
intermediário para Ogum

Cabocla Iansan
intermediário para Xangô

Cabocla Nanã Burukun
intermediário para Yorimá

Cabocla Oxum
intermediário para Yori
1 – Linha de Oxalá

Essa linha representa o princípio, o incriado, o reflexo de Deus, o verbo solar. É a luz refletida que coordena as demais vibrações. As entidades dessa linha falam calmo, compassado e se expressam sempre com elevação. Seus pontos cantados são verdadeiras invocações de grande misticismo, dificilmente escutados hoje em dia, pois é raro assumirem uma “Chefia de Cabeça”.
2 – Linha de Iemanjá

Essa linha é também conhecida como Povo d’Água. Iemanjá significa a energia geradora, a divina mãe do universo, o eterno feminino, a divina mãe na Umbanda. As entidades dessa linha gostam de trabalhar com água salgada ou do mar, fixando vibrações, de maneira serena. Seus pontos cantados têm um ritmo muito bonito, falando sempre no mar e em Orixás da dita linha.
3 – Linha de Xangô

Xangô é o Orixá que coordena toda lei Kármica, é o dirigente das almas, o Senhor da balança universal, que afere nosso estado espiritual. Resumindo, Xangô é o Orixá da Justiça. Seus pontos cantados são sérias invocações de imagens fortes e nos levam sempre aos seus sítios vibracionais como as montanhas, pedreiras e cachoeiras.
4 – Linha de Ogum

A vibração de Ogum é o fogo da salvação ou da glória, o mediador de choques conseqüentes do karma. É a linha das demandas da fé, das aflições, das lutas e batalhas da vida. É a divindade que, no sentido místico, protege os guerreiros. Os Caboclos de Ogum gostam de andar de um lado para outro e falam de maneira forte, vibrante e em suas atitudes demonstram vivacidade. Suas preces cantadas traduzem invocações para a luta da fé, demandas, batalhas, etc.
5 – Linha de Oxossi

A vibração de Oxossi significa ação envolvente ou circular dos viventes da Terra, ou seja, o caçador de almas, que atende na doutrina e na catequese. Suas entidades falam de maneira serena e seus passes são calmos, assim como seus conselhos e trabalhos. Seus pontos cantados traduzem beleza nas imagens e na música e geralmente são invocações às forças da espiritualidade e da natureza, principalmente as matas.
6 – Linha de Yori

Essas entidades, altamente evoluídas, externam pelos seus cavalos, maneiras e vozes infantis de modo sereno, às vezes um pouco vivas. Quando no plano de protetores, gostam de sentar no chão e comer coisas doces, mas sem desmandos. Seus pontos cantados são melodias alegres e algumas vezes tristes, falando muito em Papai e Mamãe de céu e em mantos sagrados.
7 – Linha de Yorimá

Também chamada de Linha das Almas, essa linha é composta dos primeiros espíritos que foram ordenados a combater o mal em todas as suas manifestações. São os Orixás Velhos, verdadeiros magos que velando suas formas kármicas, revestem-se das roupagens de Pretos-Velhos ensinando e praticando as verdadeiras “mirongas”. Eles são a doutrina, a filosofia, o mestrado da magia, em fundamentos e ensinamentos. Geralmente gostam de trabalhar e consultar sentados, fumando cachimbo, sempre numa ação de fixação e eliminação através de sua fumaça.
Seus fluídos são fortes, porque fazem questão de “pegar bem” o aparelho e o cansam muito, principalmente pela parte dos membros inferiores, conservando-o sempre curvo. Falam compassado e pensam bem no que dizem. Raríssimos os que assumem a Chefia de Cabeça, mas são os auxiliares dos outros “Guias”- o seu braço direito. Os pontos cantados nos revelam uma melodia tristonha e um rítmo mais compassado, dolente, melancólico, traduzindo verdadeiras preces de humildade.

OS GUIAS E AS LINHAS

Os Caboclos, Pretos-Velhos e Crianças, que fazem parte da chamada Corrente Astral de Umbanda, trabalham dentro de uma das Sete Linhas de Umbanda: Orixalá, Ogum, Oxossi, Xangô, Yorimá, Yori e Yemanjá.

Os Caboclos que trabalham nos terreiros são das seguintes Linhas: Orixalá (estes não incorporam, somente passam vibrações), Ogum, Oxossi, Xangô e Yemanjá;

Os Pretos-Velhos são da Linha de Yorimá;

E as Crianças da Linha de Yori.

Como descrito na “Tabela 1” (na primeira página), a linha se divide hierarquicamente em vários graus.

Nos terreiros, em geral trabalha-se com Protetores de 5º, 6º e 7º Grau. Para se trabalhar com Guia (4º Grau) é exigida muita experiência e devoção por parte do médium. Raras (praticamente impossíveis) são as incorporações de Orixás Menores (1º, 2º e 3º Grau), que necessitam de um médium muitíssimo preparado, corrente mediúnica segura, um terreiro limpo no físico, astral e mental, e ausência de obsessores até mesmo vindo da assistência. É impossível a incorporação de Orixás Maiores.

Os espíritos militantes da Umbanda só usam os mesmos nomes dos seus Chefes Principais, até quando são do 4º Grau, quer dizer, até quando são Guias (Chefes de Grupamento). Daí para baixo, até 7º Grau não seguem esta regra, variando seus nomes mas tendo a mesma ligação afim.

9 ideias sobre “AS SETE LINHAS

  1. Jorge Aloisio

    Gostei do site, achei objetivo e com informações corretas. Gostaria de saber mais sobre O Sr Urubatão da Guia, sobre a sua ligação com o oriente, com as chamadas linhas de mesa, com os centros de umbanda e com as energias de cura.

  2. Maurilio Gadelha

    Sou assinante da lista povo de aruando. Baixei e editei com muito carinho o curso de umbanda veiculado por voces, contudo não consegui abrir o link fumo e bebidas. Tambem ando pesquisando sobre o Orixá YORIMÃ. poderiam ajudar-me.

    RESPOSTA

    Maurilio Deus salve sua Coroa,

    faça esta pergunta dentro do grupo que terei a satisfação em lhe dar maiores detalhes, mas lhe adianto que Yorima não é um Orixá e sim o nome dado a uma das Linhas de trabalho da Umbanda Esotérica, que nós de outras vertentes costumamos chamar Linha dos Pretos-Velhos, dos Africanos, dos Pai Preto, de São Cipriano, na vertente que professo chamamos de Linha das Almas.

  3. Josuélita

    Olha, estou participando e estou gostando e quero aprender muito, sei que nao vou conseguir tudo mais o que puder quero participar a prender e trabalhar e deus quer eu sinto.

  4. otavio vieira de sá

    não conheço o site, mas parece ser muito sério…afinal, espiritualidade é uma coisa séria… espero manter outros contatos…

  5. otavio vieira de sá

    boa noite… eu gostaria de saber coisas sobre o exu sete capas… minha esposa é médium ha mais de 15 anos e ontem pela primeira vez desceu nela uma entidade muito tranquila que identificou-se ser exu sete capas das sete encruzilhadas… conversamos por quase duas horas e ele disse ser do bem e que é da linha de oxalá e transmitiu muita paz e confiança…agradeceria se vcs pudessem me ajudar nesse sentido, ou se tem algum site que fale dele…. abs,

  6. maria luzanira da silva rodriguês

    amei adorei este site já voinha procurando faz tempo e fiquei feliz de encontrar. que axalá lhes deem sempre muitas benções.fiquem na paz.

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