A Preparação de Imagens


Algumas pessoas têm, em suas casas, imagens de santos da Igreja Católica que estão sincretizados nos Orixás de Umbanda. Queremos esclarecer que para que a imagem atraia realmente a vibração que representa, ela deverá ser preparada antes, num ritual simples que passamos a descrever.
Lave a imagem com água corrente e três gotas de amônia, para retirar a vibração que a imagem captou na loja comercial onde foi comprada. Em seguida, lave com água e três gotas da essência correspondente à vibração que se quer atrair. Use toalha própria para enxugar e pano branco virgem para passar a água com essência.
Fure a imagem por baixo, na base, com um punhal virgem ou da vibração, fazendo um orifício de dois centímetros de diâmetro, aproximadamente.
Antes de iniciar o ritual de imantação das imagens, prepare-se com banho de descarrego, roupa branca (roupa de santo, se tiver), defumação e acenda uma vela de cera com um copo d’água ao lado. Ao terminar o ritual, feche o orifício com a cera da vela e deixe queimar o restante. A vela deverá estar oleada (untada) com a essência utilizada e deve ser usada uma vela para cada imagem a ser preparada. As contas a serem utilizadas no ritual deverão ter sido colocadas anteriormente, por três dias, em água com três gotas da essência correspondente.
Coloque no interior da imagem o seguinte:
Oxalá
pó de pemba branca
7 contas brancas
algodão com 21 gotas de essência de aloés
Xangô Puro
3 folhas de saião verde
3 contas marrons, 3 contas amarelas e 1 conta branca
algodão com 21 gotas de essência de morango
Xangô do Oriente
3 galhos de trigo imantados com essência de alfazema
3 contas roxas, 3 contas amarelas e 1 conta branca
algodão com 21 gotas de essência de morango e 21 gotas de essência de alfazema
Ogum
Limalha de ferro
3 contas vermelhas e 4 contas brancas
algodão com 21 gotas de essência de violeta
Oxossi
7 grãos de milho amarelo
3 contas verdes, 3 contas vermelhas e1 conta branca
algodão com 21 gotas de essência de sândalo
Omulú
7 flores de Omulú (pipoca feita na areia)
3 contas pretas, 3 contas amarelas e 1 conta branca
algodão com 21 gotas de essência de cravo
Iemanjá
pétalas de uma rosa branca
3 contas azuis claras e 4 contas brancas
algodão com 21 gotas de essência de jasmim
Oxum
pétalas de uma rosa amarela
3 contas amarelas, 3 contas azuis claras e1 conta branca
algodão com 21 gotas de essência de angélica
Iansã
pétalas de uma rosa coral ou 7 pedaços de bambu verde
3 contas corais e 4 contas brancas
algodão com 21 gotas de essência de benjoim
Nanã
pétalas de uma rosa vermelho-escura
3 contas roxas, 3 contas pretas e 1 conta branca
algodão com 21 gotas de essência de limão
Exu
limalha de ferro e 3 pedrinhas de carvão vegetal ou mineral
3 contas vermelhas, 3 contas pretas e 1 conta branca
algodão com marafo (aguardente) ou sumo de mastruço ou 21 gotas de essência de canela (exu da encruzilhada) ou de essência de cedro (exu do cemitério)
Pombagira
anis estrelado (erva) ou 7 tentos de exu
3 pedrinhas de sal grosso
3 contas vermelhas, 3 contas pretas e 1 conta branca
algodão com licor de anis ou sumo de mastruço ou 21 gotas de essência de rosa (pombagira da encruzilhada) ou de essência de patchouli (pombagira do cemitério)
Preto-velho
3 galhos de arruda
3 pedaços de fumo de rolo
3 contas pretas e 4 contas brancas
algodão com 21 gotas de essência de heliotrópio e 21 gotas de essência de cravo (pretos-velhos) ou limão (pretas-velhas)
Ibeijada
3 contas rosas, 3 contas azuis e 1 conta branca
algodão com 21 gotas de essência de flor de maçã e 21 gotas da essência correspondente à vibração originária
Caboclos
7 folhas de eucalipto
fumo de rolo picado
3 contas verdes, 3 contas vermelhas e 1 conta branca
algodão com 21 gotas de essência de eucalipto e 21 gotas da essência correspondente à vibração originária
Oriente
3 galhinhos de trigo
3 contas amarelas e 4 contas brancas
algodão com 21 gotas de essência de alfazema
Dentro das imagens também pode ser colocado um pedaço do metal correspondente à vibração. No caso dos exus, pombagiras, caboclos, pretos-velhos e ibeijada, o pedaço de metal poderá corresponder à vibração originária da entidade.

A Imantação das Imagens

Para explicar o que é e como funciona a imantação, devemos inicialmente esclarecer o seguinte: toda vibração tem pólo positivo e pólo negativo, e toda vibração pode ser manipulada para ajudar as pessoas – no pólo positivo – ou para prejudicá-las – no pólo negativo. Assim, uma pessoa pode estar com uma vibração negativa de um ou mais orixás e isso pode estar lhe causando vários transtornos na saúde, na vida material, na vida sentimental ou em qualquer outro setor. Para retirarmos essa vibração negativa, teremos que utilizar uma vibração positiva de mesma qualidade, ou seja, para uma vibração negativa de Oxum teremos que utilizar uma vibração positiva de Oxum, para uma vibração negativa de exu da encruzilhada teremos que usar uma vibração positiva de exu da encruzilhada, e assim sucessivamente. Isso se aplica para todos os orixás e falanges, e a Física explica, afirmando: “Pólos iguais se repelem, pólos contrários se atraem”, desde que sejam da mesma qualidade (elétrica, magnética, etc.). Esse é o principio básico da imantação.
A imantação consiste numa mesa magnética onde constam dois ou mais ímãs vegetais para cada vibração, dispostos geometricamente. A presença de dois ou mais imãs para cada vibração justifica-se pelo fato de que alguns imãs são utilizados para retirar a negatividade dos participantes, enquanto os outros reabastecem os participantes de energia de características extremamente positivas. Esse campo maravilhoso de vibrações, que passa então a envolver aquele que participa da imantação, dura de oito meses a um ano, aproximadamente, dependendo bastante do tipo de atividade que se exerça. Na imantação, o participante ficará deitado por um período aproximado de duas horas, vestido de branco, e tomará conhecimento dos seus orixás de coroa.
Finda a imantação, o participante levará para casa uma pedra, denominada otá, que deverá ser mantida dentro de uma quartinha de louça branca com água pura. O otá funciona como uma espécie de bateria, “recarregando” a pessoa sempre que isso se fizer necessário, e retirando qualquer negatividade que ela porventura absorver no seu contato diário com outras pessoas e ambientes carregados. O otá não deve ser tocado por ninguém já que está imantado na vibração pessoal de cada um e a água da quartinha deverá ser trocada, semanalmente, nas mudanças de fase da lua.
O otá cria uma espécie de gosma ao seu redor. Essa gosma é a vibração condensada e nunca deve ser lavada nem retirada. Na troca semanal da água da quartinha, pode-se lavar a quartinha mas não se pode lavar o otá pois isso retiraria parte da sua vibração.
A imantação protege contra trabalhos de magia negra porventura enviados contra a pessoa, uma vez que cria, em torno do participante, um campo vibratório poderosíssimo que a isola totalmente desse tipo de vibração negativa.
A imantação pode e deve ser feita por qualquer um, mesmo que não seja umbandista, pois ela visa e produz um completo isolamento contra vibrações negativas, criando, em conseqüência, melhores condições para enfrentarmos os inevitáveis dissabores de nossas existências no que diz respeito à vida profissional, à vida sentimental, à parte espiritual e à nossa saúde.


UMBANDA UMA RELIGIÃO BRASILEIRA

20 ideias sobre “A Preparação de Imagens

  1. Mara

    Olá,
    Há cerca de 1 mês ganhei uma guia de um cigano e teria que ficar com ela por quase dois meses porém agora, depois de 1 mês a guia arrebentou, ou melhor, acho que em um dos locais da amarra soltou. O que significa, o que devo fazer?
    Obrigada,

    RESPOSTA

    Volte ao mesmo cigano e o indague a respeito, porque esta é uma guia de proteção e se a mesma arrebentou é o espirito que tem lhe falar sobre o que aconteceu.

  2. LILYEMANJA

    estimado ALEX DE OXOSSI no escribo su idioma pero si lo compredo si quiere contestarme en portugues desearia saber sobre mi entidad cigana da praia su caracteristicas su color de ropaje obrigado lilyemanja moito axe para voce!!!

    RESPOSTA:

    Leia o texto: APRENDENDO SOBRE SEU GUIA (clique)

  3. Tarsio Fratucelli

    Boa noite Alex.Estou precisando de uma orientação de como me desfazer de forma respeitosa de uma imagem de Iemanjá (que eu sempre tratei como Oxum) que esteve durante muitos anos em um santuário que tenho junto a um rio bem calmo.Tanto o santuario como a imagem estavam já bem desgastados e tive que arrumá-lo. Comprei uma imagem de Oxum em forma de orixá para colocar no lugar da outra já quebrada e não sei como devo me desfazer da mesma.Se possível, me ajude.

    RESPOSTA

    Caro Irmão,

    costumamos deixar as imagens no Terreiro quando as mesmas tem que ser despachadas, evitamos deixa-las em locais onde poderiam agredir a natureza este é o correto, mas nem todos Terreiros aceitam as imagens então muitos fazem isso em nos Pontos Vibracionais de cada Guia/Orixá representado naquela imagem, outros ainda as envia para ser restauradas e voltam a te-las junto a eles.

    Quanto ao erro meu irmão digamos que isso não foi erro e sim um acerto, você queria comprar uma imagem de Oxum e comprou uma imagem de Iemanjá, nada é por acaso meu irmão e se for comprar uma imagem de Oxum não esqueça da imagem de Iemanjá.

    Entre em contato comigo via e-mail que irei lhe auxiliar para despachar essa imagem com todo respeito, glória e honra que nossa Mãe Iemanjá merece, aproveite informe se você tem como arrumar aguá do mar iremos resolver isso.

    Meu e-mail: alexdeoxossi@yahoo.com.br

  4. Sandra

    Olá! Parabéns pelo site.
    Eu gostaria de saber quais são as preparações que o médium precisa fazer para o ritual da quartinha de anjo de guarda. Jejum? Quantos dias?
    Obrigada!

    RESPOSTA

    Irmã cada Casa tem um ritual e não é de nosso costume colocar no site fundamentos.

  5. CRIS

    gostaria de saber porque a cigana que eu trabalho não diz o nome dela. quando perguntam pra ela, apenas responde que chamem ela como quizer e que o nome pouco importa apenas a chamem de ciganinha. e isso é muito complicado pra mim pois ja penso de uma outra forma…será que poderia me esclarecer? obrigada

    RESPOSTA

    E Ela está errada?

    Os Ciganos são assim mesmo e são todos eles mais misteriosos que eles não existe na Umbanda.

    Piór é quando eles dão um nome e nós ficamos anos chamando os mesmo por aquele nome e depois sabemos que aquele nome eles só deram porque queriamos muito saber o seu nome, as vezes dão mais de tres nomes diferentes para depois dar o verdadeiro nome, mas isso não é só os espiritos e sim o Povo Cigano também, todo Cigano tem dois nome um que eles são chamados por seu Povo e um que sua mãe o dá as escondidas onde ele sabem depois de certa idade e justamente aquele nome é que ele irá usar em suas magias.

  6. giselle

    Olá Alex!Gostaria da sua resposta mais uma vez,quando a guia se rompe(quebra) numa gira siginifica o que??Demanda ou proteção para o médiun??Será que pode me ajudar?/Desde já agradeço sua atenção.

    RESPOSTA

    Giselle nem sempre é uma demanda as vezes a guia pode até mesmo estar confeccionada errada, quando uma guia arrebenta catamos tudo e a despachamos e fazemos outra, daí vai de acordo com cada terreiro.

  7. Emanuel Otavio

    Gostaria de fazer uma objeção ao comentário do Wagner, de que gesso não retém energia.
    Num passado, não mto remoto, as pessoas não acreditavam que certas coisas poderiam conter energia. A exemplo, pensamento que ser humano era puramente matéria. Energia? Nem pensar… energia era uma lâmpada acendendo, umalgo em combustão…
    Opa, falei algo em combustão… Aí entra a física e química aliadas! Para um corpo entrar em combustão, precisa de oxigênio, e ele libera energia qnd queima. Donde provém essa energia? Da própria matéria.
    Falei tudo isso, apenas p dar uma base mais “científica” a minha objeção: gesso pode reter energia sim. Qualquer coisa pode reter energia, desde um trapo (pano) até um ser humano ou uma pedra. Visto que qualquer dessas coisas pode entrar em combustão (não falo apenas de queima q apresenta fogo, ok pessoal?).

    Salientando, sou graduando da química. E você, num cursos deses, vê coisas de se ficar boquiaberto Wagner.

    Abraços a todos…

  8. Dada

    Adorei sua pagina. As explicaçoes e tambem sobre como imantar as imagens. O problema eh que se encontram agora so imagens de gesso. Ha anos procuro uma imagem de Santa Sara Kali e finalmente encontrei mas foi de gesso. Existe uma maneira de imantar imagem de gesso?
    Eu agradeço se houver resposta.
    Oxala te abençoe
    Sarava Oxossi
    Oke aro.
    Dada

  9. giselle

    ok Alex!A minha maneira de entender é igual a sua,acho que nascemos com esse dom.
    Mas tem tanta gente que inventa coisas e brinca com a espiritualidade que tem hora que não da para acreditar no que ouvimos.
    Mais uma vez obrigado pela atenção.

  10. giselle

    Olá Alex de Oxossi!Gostaria de fazer uma pergunta,mas dessa vez não é sobre otá.Não sei se pode me responder,mas gostaria da sua resposta.
    Existe banho de ervas que abre a vidência??Gostaria de sua resposta,pois sei que responde com responsabilidade.
    Desde já agradeço sua atenção.

    RESPOSTA

    Existe banhos para diversos fins, mas para a vidência acredito que não, entenda que vidência é algo que nasce e não é uma forma comum a todos e sim a alguns médiuns, eu por exemplo não sou um médium vidente. Caso você esteja falando da vidência através de oráculos (jogos), ou seja, um banho para ser feito antes de ser aberto o jogo, existe sim este banho mas eu desconheço como e qual ervas são usadas, acredito ainda que seja um banho de descarrego e não um banho para abrir a vidência.

  11. giselle

    Agora sim!Entendi perfeitamente….e agradeço mais uma vez sua atenção.Gosto de aprofundar no ensinamento quando alguém sabe responder dessa forma como você.Com sabedoria,simplicidade e respeito.
    Valeu amigo,continue assim…e que DEUS te ilumine cada vez mais para ajudar o semelhante.

  12. giselle

    OK!Eu posso colocar essa proteção na minha loja,como e qual o melhor local para se colocar`.Se puder me dar mais explicação,aguardo resposta.
    Obrigado pelas respostas e você tem uma sabedoria e humildade que da gosto de aprender mais.Continue sempre assim,OK!

    RESPOSTA

    Giselle de nada adianta um otá sem ser consagrado e cruzado em um Terreiro, um otá sem estar consagrado e cruzado deixa de ser otá e continua pedra comum, você irá necessitar de um Terreiro para consagrá-la, quanto a local onde você consagrar o otá irá lhe informar semana passada seu Zé Pelintra que trabalho consagrou e cruzou uma pedra, justamente para uma pessoa que tem um comércio, este otá que ele assim o fez servirá para livrar aquela irmã da inveja e outras mazelas que todo comerciante está propicio a acarretar quando seus negócios começam a prosperar, mas cada caso é um caso, existe otás que são feitos em assentamentos e não para determinado uso que informei acima, aquele que ele cruzou iria servir de concentrador de energia, tipo um imã, as vezes um olho de boi seria a solução, mas no caso da irmã o otá foi para seu beneficio de fé, pois ainda está ligada ao material, e a fé dela é necessário certos apetrechos.

    Existem pessoas que necessitam de uma imagem para entrar em contato com o Divino, com o Sagrado, outras não precisam, o que lhe convém nesse momento em seu comércio e o que sempre é repassado é que faça uma Oração no inicio do dia e no final do dia dentro do mesmo, mas como eu disse existem pessoas que sente a necessidade de algo para sintonizar com o Divino e com o Sagrado, isso não são algo ruim, mas algo que pode tornar-se perigoso, justamente por causa da concentração de magia/energia que você irá propiciar a determinado apetrecho, pois se o mesmo cair em mãos erradas você poderá corre riscos, pois que deter o apetrecho poderá manipular toda a energia ali depositada.

    Espero que você tenha entendido o que tento lhe repassar, talvez o que é preciso são apenas Orações.

    Alex de Oxossi
    alexdeoxossi@yahoo.com.br

  13. giselle

    Desculpe pela falta de paciência,eu sei que pedras de várias cores.esta pode ser da cor de nossa preferência ou da cor predominante do orixá??

    RESPOSTA

    a minha foi uma pedra achada em uma cachoeira, mas poderia ser da praia, eu nunca ouvi falar que tem que comprar um otá, mas se você achar dentro desses pontos de forças uma pedra colorida poderá usá-la sim, o otá é algo que recebemos e não que compramos, mas já vi sim pessoas comprarem, mas em meu entendimento a mesma é oferecida a nós.

  14. giselle

    Fiz uma pergunta anteriormente e quando vo receber a resposta??

    RESPOSTA

    Quando você tiver paciencia e pedras existe diversas cores

  15. giselle

    Olá!Adorei as suas explicações.Gostaria de saber se posso fazer essa firmeza na imagem que tenho em casa e se tem que ser em grupo.

    RESPOSTA

    Pode fazer sim e não precisa de ser em grupo

  16. Antonê

    Na minha opinião as imagens de gesso podem ter sim um energia desde que seja imantada com a energia certa.para qual será usada.os complementos usados são sim tirados da natureza.e com a preparação certa,pode sim conter energia,seja orixás,ciganos etc.

  17. Paula Brasil

    o que é otá?

    RESPOSTA

    é uma pedra fixadora de forças, sobre a qual o axé (a “força sagrada”) de um orixá é fixado por meio de ritos consagratórios, e que constitui seu símbolo principal.

    Guardam-se no peji, um altar da casa, geralmente dentro de vasilha tampada, quartinha, por vezes vestida com os trajes cerimoniais do orixá, mergulhadas em mel, azeite doce ou dendê, junto com outros fetiches. Também é chamada de itá e otá-do-santo.

    Esta também pode ser usada em ambientes, a troca de energias entre as pedras e a nossa mente produzirá a neutralização das vibrações negativas.

  18. Herbert

    Posso até estar errado Wagner, mas, o gesso também é retirado da natureza

    COMPLEMENTO :

    O gesso é uma substância, normalmente vendida na forma de um pó branco, produzida a partir do mineral gipsita (também denominada gesso), composto basicamente de sulfato de cálcio hidratado. Quando a gipsita é esmagada e calcinada, ela perde água, formando o gesso.

    2[CaSO4.2H2O] → 2[CaSO4.½H2O] + 3H2O
    Misturado com água, endurece rapidamente, adquirindo forma definitiva de oito a doze minutos. Existem vários tipos de gesso, cada um preparado para uma determinada função: cerâmica, decoração, moldes dentários e também na modelagem e fixação de placas para forro e na fundição de molduras.

    Devido à sua facilidade em absorver água, mantém a humidade do ar em áreas fechadas, além de apresentar isolamento térmico e um modesto isolamento acústico.

Os comentários estão desativados.