A história do Baralho Cigano Lenormand


Ana Anciães

A origem do Baralho Cigano Lenormand tem duas versões. Na primeira delas, este magnífico jogo de cartas estaria relacionado ao Petit Lenormand. Este baralho composto de 36 cartas foi criado por Anne Marie Adelaide Lenormand, uma francesa nascida na cidade de Alençon, em 1772. Mademoiselle Lenormand ficou famosa pela precisão de suas previsões, atendendo a figuras ilustres da realeza da França. Numa casa de altos e baixos em Paris, esta mulher jovem, acompanhada de seu gato preto, espalhava sobre a mesa as cartas do seu baralho e previa o futuro de seus nobres consulentes. Ela atendia figuras da alta sociedade da época e grandes líderes, como Robespierre e o Imperador Napoleão Bonaparte.

Além de cartomante, Mademoiselle Lenormand era astróloga, quiromante, numeróloga e tinha muitos outros conhecimentos como geomancia, dominomancia, cafeomancia. Ela revolucionou o conhecimento da Cartomancia, na época, utilizando flores, ervas e talismãs junto com seu jogo de cartas. Com seu desencarne, em 25 de junho de 1843, muita desta sabedoria desapareceu com ela. Somente cinqüenta anos depois, alguns manuscritos de Lenormand foram recuperados e mais tarde divulgados.

Na segunda versão, o Baralho Cigano Lenormand, teria sido descoberto e propagado por este povo mágico que são os Ciganos. Através do seu modo singular de vida migrando de um lugar para outro, eles popularizaram seu jogo de cartas com figuras singelas e de fácil entendimento. Foi desse mesmo modo, que este povo nômade, nos presenteou com a expansão de muitas outras artes advinhatórias, como a Quiromancia, por exemplo, originária da Índia.

Seja qual for a verdadeira origem e a descrição histórica deste baralho, vale lembrar: é fácil notar que a origem da maioria dos oráculos ao qual temos acesso hoje geralmente é deficiente, visto que a humanidade já passou por vários períodos de repressão, tendo assim, perdido muito conhecimento no campo do ocultismo. Se não fosse a persistência e a coragem de diversos mestres da filosofia esotérica, não poderíamos desfrutar hoje deste e de outros maravilhosos jogos de cartas.

O Baralho Cigano Lenormand é constituído por 36 cartas, numeradas ordinalmente e relacionadas aos 4 naipes que constituem a Cartomancia tradicional. Estes naipes -Copas, Ouros, Espadas e Paus – correspondem aos 4 elementos alquímicos: água, terra, fogo e ar. Estes elementos representam respectivamente, a emoção, a matéria, o espírito e a razão.

Com arquétipos de fácil visualização, sua leitura apresenta aparente facilidade. Por este motivo é visto também, equivocadamente, como um instrumento “pobre”. Ou seja, não tão rico quanto o Tarot tradicional que a maioria de nós conhece, aquele que apresenta os 22 Arcanos Maiores. No entanto, a posição das cartas, a comparação entre uma e outra, é que especifica a mensagem do jogo feito com o Baralho Cigano Lenormand.

Este último encanta também pela magia relacionada a ele. Muitos o jogam cercados de apetrechos como velas coloridas, incensos, frutas e outros objetos. Mas, existem também aqueles que jogam o mesmo baralho sem nenhum artifício. Vale lembrar que o mais importante é o jogo propriamente dito e a mensagem contida nele. O ritual é secundário.

O Baralho Cigano Lenormand, assim como qualquer jogo de cartas, através dos seus arquétipos, envia mensagens que muitas vezes estão bloqueadas em nosso inconsciente. Extremamente valioso para o nosso dia-a-dia, como se fosse um amigo, um confidente, pode nos orientar para decisões mais acertadas e também nos prevenir dos perigos que nos cercam.

Sejam bem-vindos à magia do Baralho Cigano Lenormand!

Ana Anciães

8 ideias sobre “A história do Baralho Cigano Lenormand

  1. Lene

    Eu gostaria muito de que voces me ajudassem numa dúvida.
    Tenho um baralho e quero muito aprender a jogá-lo. Mas fico pensando assim: os recados vem a medida que vamos tirando as cartas. Mas se vamos jogar todo o baralho, então todas as mensagens sairão, para qualquer pessoa. Por exemplo: para todos vai sair, que vai ter notícias (mensageiro) cuidado com amizades (cobra) ou seja, para todas as pessoas, sairão sempre as mesams mensagens, ja que vamos jogar todo baralho.
    Será que estou me fazendo entender?
    Por favor me ajudem a entender isso.

    Grata

    RESPOSTA

    Qualquer oráculo você é intuido(a) por um espirito de Luz, então de nada adianta você saber arrumar jogo se não recebe a intuição.

  2. fatima

    eu tenho este baralho q. a minha cigana me pediu, mais não sei dicifrar oque diz as cartas poderia me ajudar. Obrigada

  3. Rosane

    Finalmente encontro na internet um grupo disposto a esclarecer de maneira séria sobre os ciganos e sua espiritualidade. Quero aprender o uso do baralho cigano para me aproximar mais com minha mentora e ampliar os instrumentos que tenho para caridade. Qual o 1° passo? Qualquer baralho para esse fim pode ser usado? Vcs tem algum curso? Aguardo resposta! Obrigada!

    RESPOSTA

    Rosane,

    eu acredito muito nas intuições dos Guias esse negócio de aprender usar baralho em cursinhos eu sinceramente discordo disso, o interessante é você comprar um baralho e tentar conectar-se com seu Guia este sim irá ajudá-la muito, quanto ao tipo de baralho, existe diversos até mesmo o uso do baralho comum, aqui mais uma vez você terá que usar sua intuição.

  4. Luciana

    Gostaria de saber como funciona p preparar o baralho,p jogar o ritual ??se após jogar se limp a o baralho?

    RESPOSTA

    A própria Entidade irá lhe intuir

  5. Daninha

    Outra pergunta: Ouvi dizer que depois que se coloca o baralho cigano para uma pessoa, é necessário limpa-lo. Como se faz essa limpeza?

    Abraços

  6. Daninha

    Olá!

    Esta página é muito esclarecedora e parabenizo o idealizador dela. Bem, tenho um baralho cigano, mas não sei como colocar as cartas. Vc poderia me ajudar neste intento?

    Obrigada.

Os comentários estão desativados.