POVO DE ARUANDA

ANUNCIE AQUI! povodearuanda@povodearuanda.com.br

VOVÓ MARIA CONGA

Posted by Administrador em março 25, 2008


Cenas de exaustivo trabalho em plantações de cana. É nisso que Vovó Maria Conga parece estar constantemente envolvida. Gosta de doces, cocada branca em especial, mas não dá demonstrações de ter sido esta sua principal ocupação na encarnação como escrava.

Sentada em um toco de madeira no terreiro contou, certa vez, alguns fatos de sua vida em terra brasileira.

Começou dizendo que só o fato de podermos conviver com nossos filhos é uma grande dádiva. Naquele tempo as negras eram destinadas, entre outras coisas, a procriar, a gerar filhos que delas eram afastados muito cedo, até mesmo antes de serem desmamados. Outras negras alimentavam sua cria, assim como tantos outros “filhotes” foram alimentados pela Mãe Conga. Quase todas as mulheres escravas se transformavam em mães; cuidavam das crianças que chegavam à fazenda, rezando para que seus próprios filhos também encontrassem alento aonde quer que estivessem.

Os orixás africanos, desempenhavam papel fundamental nesta época. Diferentes nações africanas que antes guerreavam, foram obrigadas a se unir na defesa da raça e todos os orixás passaram a trabalhar para todo o povo negro. As mães tomavam conhecimento do destino de seus filhos através das mensagens dos orixás. Eram eles que pediam oferendas em momentos difíceis e era a eles que todos recorriam para afastar a dor.

Maria Conga teve que se utilizar de algumas “mirongas” para deixar de ser uma reprodutora, e assim, pelo fato de ainda ser uma mulher forte, restou-lhe a plantação de cana. A colheita era sempre motivo para muito trabalho e uma espécie de algazarra contagiava o lugar. Enquanto as mulheres cortavam a cana, as crianças, em total rebuliço, arrumavam os fardos para que os homens os carregassem até o local indicado pelo feitor. Foi numa dessas ocasiões que Maria Conga soube que um dos seus filhos, afastado dela quando já sabia andar e falar, era homem forte, trabalhando numa fazenda próxima.

Seu coração transbordou de alegria e nada poderia dissuadi-la da idéia de revê-lo. Passou então a escapar da fazenda, correndo de sol a sol, para admirar a beleza daquele forte negro. Nas primeiras vezes não teve meios de falar com ele, mas os orixás ouviram suas súplicas e não tardou para que os dois pudessem se abraçar e derramar as lágrimas por tanto tempo contidas. Parecia a ela que eles nunca tinham se afastado, pois o amor os mantivera unidos por todo o tempo.

Certa tarde, quase chegando na senzala, a negra foi descoberta. Apanhou bastante, mas não deixou de escapar novamente para reencontrar seu filho. Mais uma vez os brancos a pegaram na fuga, e como ela ainda insistisse uma terceira vez resolveram encerrar a questão: queimaram sua perna direita, um pouco acima da canela, para que ela não mais pudesse correr.

Impossibilitada de ver o filho, com menor capacidade de trabalho, a Vó Maria Conga passou a cuidar das crianças negras e de seus doentes. Seu coração se encheu de tristeza ao saber que haviam matado seu filho quando tentava fugir para vê-la.
Sua vida mudou. De alegre e tagarela passou a ser muito séria, cuidando do que falavaaté mesmo com os outros negros. Para as crianças contava histórias de reis negros em terras negras, onde não havia outro senhor. Sábia, experiente e calada, Vovó Maria Conga desencarnou.

Com lágrimas na alma ela acabou seu conto. Disse que só entendeu a medida do amor após a sua morte. Seu filho a esperava sorrindo, guardião que fora da mãe o tempo todo em que aguardava seu retorno ao mundo dos espíritos.

Maria Cristina Mendes
Fonte: Terreiro de Umbanda Pai Maneco

8 Respostas to “VOVÓ MARIA CONGA”

  1. jessica har said

    Me sinto uma pessoa abençoada por ter a vó sempre ao meu lado me ajudando no que quero e necessito sou feliz por saber que tenho ela sempre ao meu lado. quando li sua historia quei muito emocionada com lagrima no rosto e me arepiei ate o ultimo fio de meus cabelos.

  2. Ana Paula de Oliveira Mendes said

    Estou muito feliz, pois eu trabalho com a Vovó Maria Conga, e uma vez tive um sonho semelhante a esta história, e acredito realmente que nada é por acaso, então foi ela quem me mostrava a sua vida. Parabéns pela matéria. E Salve os Pretos Velhos.

  3. Lilian Regina Santiago Almeida said

    ESSA HISTÓRIA É MUITO BONITA E MOSTRA A GRANDEZA DO NOSSO PAI OXALÁ QUE NOS ENSINA QUE O AMOR E AS AFINIDADES NÃO TEM FRONTEIRAS. PORQUE O ESPIRITO QUANDO APRENDE A AMAR LEVA CONSIGO ESTA MÁGIA POR TODA A ETERNIDADE COM A BENÇÃO DO NOSSO PAI OXALÁ.
    AGRADECEMOS AOS QUERIDOS PRETOS VELHOS E PRETAS VELHAS PELA OPORTUNIDADE DE APRENDIZAGEM QUE NOS DÃO TODOS OS DIAS NAS PEQUENAS E GRANDES COISAS QUE NOS ACONTEM TODOS OS DIAS.

  4. Bárbara Maria de Oliveira said

    Fico com uma forte emoção toda vez que leio a história sobre essa amada e querida vovó Maria Conga, quanta luz e quanta sabedoria me trasnmite essa velha, agradeço a ela do fundo do meu coração por ter sido escolhida para atraves da minha humilde materia poder trabalhar com ela e prestar a caridade a todos que dela precisem.
    Salve a Umbanda

  5. ELIS REGINA said

    ESSA HISTÓRIA CHAMOU MTO A MINHA ATENÇAO, FIQUEI MTO EMOCIONADA TANTO QUE CHOREI, SENTIR ESSA HISTORIA TOCAR PROFUNDAMENTE DENTRO DO MEU CORAÇAO.SÓ TENHO A AGRADECER POR TER TIDO A OPORTUNIDADE DE CONHECER A HISTORIA DA VOVÓ MARIA CONGA.

  6. NILSON LUMERTZ said

    LINDO DEMAIS,FIQUEI COM OS OLHOS MAREJADOS,REALMENTE,OS PRETOS VELHOS SÃO OS GRANDES SENHORES DA NOSSA QUERIA E AMADA UMBANDA,COM SEUS EXEMPLOS EM VIDA E AGORA ATUANDO NA NOSSA AMADA UMBANDA,NEM OS MAIORES SENHORES ESTUDIOSOS DO NOSSO MUNDO PODEM NOS PASSAR UMA MENSSAGEM DE AMOR E SABEDORIA,E CURA DO CORPO E DA ALMA COMO OS PRETOS E PRETAS VELHAS DA UMBANDA.
    AXÉ

  7. margareth godinho costa said

    LI TB ESSA HISTÓRIA DE VOVÓ MARIA CONGA,MUITO TRISTE,E PARA MINHA FILHA A SOFIA FALADA POR MIM ANTERIORMENTE,A FEZ CONHECER UM POUCO DE QUEM ELA RECEBE…ESSES PRETOS VELHOS TÃO QUERIDOS E SÁBIOS, PENA QUE NÃO OS TEMOS HOJE,AQUI BEM PERTINHO DE NÓS EM CARNE E OSSO,PARA NOS ENSINAR A SABEDORIA QUE MUITO NOS FALTA…

  8. Bruna said

    Nossa. Lindo e emocionante. Consegui ver mais além do texto. Parece que eu estava naquela plantação, vi vovô e seu filho, a luta de ambos. Muito emocionante.

Os comentários estão fechados.

 
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 36.964 outros seguidores

