POVO DE ARUANDA

ANUNCIE AQUI! povodearuanda@povodearuanda.com.br

APRENDENDO SOBRE SEU GUIA

Posted by Administrador em novembro 6, 2007


espaco.jpg

Caros Irmãos,

eu estou na internet desde de 1998, mas tem aproximadamente 5 anos que venho tentando falar de Umbanda na internet, mas logo assim que eu comecei procurava feito um louco, história do cigano que eu trabalho, do Exú e do Caboclo, nada encontrei e um dia o cigano que trabalho, falou que a história dele estava começando naquele exato momento e seria aquela que eu teria que aprender, seria aquela que eu teria que propagar, dentro das Leis da Umbanda.

Eu nem mesmo um ponto cantado tinha para cantar para o Caboclo, Exú e para o Cigano, nem uma linha encontrei sobre eles aqui na internet, mas com muito trabalho, perseverança e doutrinação, eu fui compreendendo aquela mensagem do amigo Cigano, hoje sei que cada Guia/Espírito é Uno, tal como nós somos, estes podem ter o mesmo nome, mas não são os mesmos de forma alguma ninguém irá trabalhar com ele após seu desencarne, poderá sim trabalhar com um espírito com o mesmo nome que chega na mesma Falange ou Legião.

Exemplo:

Eu posso trabalhar com Tranca Ruas das Almas e você também, podemos até ter os mesmos Pais e Mães de cabeça, mas o Tranca Ruas das Almas que você trabalha, não é e nunca será o mesmo que eu trabalho, mas ambos chegam na mesma vibração, na mesma energia, são das mesmas Falanges.

PERCEBA O QUE DIZ ESTE TEXTO ABAIXO:

Existem basicamente 3 fatores que fazem com que a apresentação do guia varie:

1 – São espíritos diferentes.
2 – Trabalham em Médiuns diferentes.
3 – Trabalham em Terreiros Diferentes.

1 – São espíritos diferentes. Antes de tudo cada guia que incorpora é único, cada um é um espírito em particular, com seu jeito de agir e pensar. O nome de que se utilizam é apenas um indicativo da forma que trabalham de sua linha e irradiação. Por isso podemos ter vários espíritos trabalhando com o mesmo nome, sem que sejam por isso um só espírito.

É como ser um médico, engenheiro, etc… Todos possuem um conhecimento comum, além do conhecimento individual. E isso faz com que trabalhem de forma diferente, mas seguindo a mesma linha geral. A mesma coisa acontece com nossos guias.

2 – O médium, mesmo os inconscientes interferem animicamente na incorporação.
Entenda-se que não é uma atitude deliberada do médium, mas algo que “vaza” da personalidade do médium na incorporação. Desde que esta interferência não atrapalhe o trabalho do guia, isto é perfeitamente aceitável.

3 – Trabalham em Terreiros Diferentes. Se um médium continua trabalhando com o mesmo espírito, mas mude para um terreiro em que o ritual seja diferente, também é comum observarmos pequenas mudanças na apresentação e n trabalho do guia, trata-se da adaptação do guia ao novo local de trabalho.

Por isso há muitas variações na apresentação e método de trabalho dos guias. E perguntas como:

Alguém Conhece o Preto-Velho X ?
Como se apresenta o Caboclo Y ?
Informações sobre o Exu Z ?

Além de não atenderem a uma descrição fiel do guia a que quem pergunta se refere, podem aumentar o animismo ou causar insegurança.

Aumentar o animismo: A pessoa lê uma descrição de que o Caboclo Y não fuma charuto, e quando incorpora, fica com aquilo na cabeça, assim mesmo que o Caboclo queira pedir um charuto, pode encontrar dificuldades de romper esta barreira anímica criada pelo médium.

Causar Insegurança: O médium lê que o Exu Z quando incorpora ajoelha no chão, aí pensa, “nossa o que eu incorporo não ajoelha!!!” e começa a se sentir inseguro quanto a manifestação do seu guia, podendo com isso atrapalhar o seu desenvolvimento.

Resumindo, a melhor forma de conhecer seu guia e através do tempo, do desenvolvimento e do trabalho com ele, assim pouco a pouco você vai se interando de como ele é, como gosta de trabalhar, etc. E vai conhecê-lo como ele verdadeiramente é!

Caros Irmãos,

quem me dera eu naquela ocasião tivesse essas explicações, teria evitado muito tempo perdido, foi tudo em vão a minha procura, perguntava ao vento, perguntava o que só eu poderia responder, o que só os Guias que eu trabalhava poderia informar.

Só para demonstrar como foi difícil darei o nome do Caboclo e do Exú que trabalho, tente achar algo sobre Eles aqui na internet.

Caboclo Bugre – irá encontrar um ou dois Pontos Cantados e mais nada Exú Quebra Osso – Talvez encontre apenas uma frase que ele era irmão de Tatá Caveira, talvez ainda um Ponto Cantado.

Graças ao bom Deus esta dificuldade só aumentou minha Fé nesses, estejam tranqüilos que tudo será revelado no momento que vocês estiverem preparados, estude, estude e estude, assim estará ajudando seus Guias e sua espiritualidade.

Estejam sempre em paz e que a alegria dos Espíritos de Luz sejam uma constante em vossas Caminhadas!
Alex de Oxóssi

(CLIQUE NA LOGO DO YAHOO E RECEBEBA NOSSAS MATÉRIAS)

Clique aqui para entrar no grupo povodearuanda

CLIQUE ABAIXO:

mp3.gif

artigo.gif

atabaques.gif

cds.gif

flores.gif

livros-1.gif

velas.gif

(CLIQUE NA LOGO DO YAHOO E RECEBEBA NOSSAS MATÉRIAS)

Clique aqui para entrar no grupo povodearuanda

About these ads

92 Respostas to “APRENDENDO SOBRE SEU GUIA”

  1. Lucia said

    Estou com uma duvida sou medium incorporo todos os guias mas fico confuso porque quando incorporo escuto tudo ao meu redor e vejo tudo muito nitido minhas entidades nao falam queria saber o porque aguardo retorno

  2. Rosana said

    Oi

    sei que vc não gosta de responder perguntas que possam nos influenciar, mas preciso de uma informação que para mim eh extremamente necessaria e espero que vc possa me dar.
    è o seguinte: comecei minha vida espeiritual no candomble, fiz obrigação para minha Mãe de cabeça que no jogo de buzios foi Iansã, dei obrigação para meu Exu e PomboGira, ate ai td bem, depois tive que me afastar, e fiquei assim por uns 10 anos, agora comecei ir na umbanda é lá minha Mãe de cabeça mudou, agora é Oxum, gostaria de saber se isso é possivel???

    Obrigada

    Rosana

    RESPOSTA

    Não, não é possível você terá que confirmar seu Orixá, não digo que um esteja certo e outro errado e sim que o melhor método para saber qual seu Orixá é trabalhando sua mediunidade, ou seja, no desenvolvimento, os Guias vão chegando e em algum tempo eles irão confirmar a ti quem é sua Mãe de cabeça, eu já vi muitas pessoas cuidarem anos e anos de determinado Orixá como Pai ou Mãe de Cabeça e depois descobrir que aquele não era seu Pai ou Mãe de cabeça, para o Candomblé cuidar de Orixá errado é algo muito temido e perigoso, segundo nossos irmãos do Candomblé, quanto na Umbanda que eu conheço não há riscos, tanto que a verdadeira confirmação dos Orixás de um Umbandista é na Coroação do Médium.

  3. roseneide Oliveira said

    alex desde ja muito obrigada pela ajuda que você anda me dando,ando pesquisando por que meu pai falou quanto mais,nõs pesquisarmos sobre nossa religião melhor sera para nosso desenvolvimento espiritual. estou trabalhando meu desenvolvimento espiritual as vezes recebo as vibrações de yemanja e as vezes so sinto formigamento no braços e tontura, meu pai fala para mim filha solta a yemanja que esta dentro de voce, e quando canta para iansã eu estou começando a tontiar. é normal. meu amigos do terreiro fala que eu ainda estou com um pouco de medo, mas com otempo passa, eu vou rodar bonito. obrigada por tudo.

    RESPOSTA

    Se aqui tento falar de Umbanda é porque algum dia alguém me repassou, então um ajudando ao outro teremos sempre a ganhar com os estudos, eu pouco conheço de nossa Religião, mas tudo que penso conhecer eu repasso, pois de nada adianta um conhecimento sem poder repassá-lo, quanto as tonturas e outros é normal, todos assim sentimos, as vezes até vômitos acontecem, mas nada como o desenvolvimento e estudo para resolver essas situações desconfortáveis. Lógico devemos também perder o medo, pois este não é bom companheiro para ninguém.

    Esteja sempre em paz!

  4. Rafaela said

    Era tudo o q eu precisava ler…
    Estou ha meses procurando sobre meus guias na internet e não acho nada concreto. Nesses meses tenho comparado mesmo, como foi dito anteriormente, os guias dos outros com os meus. Ex: esse(a) ajoelha, Não quero ficar ajoelhada tb não. Nossa… essa(e) fala muito palavrão, não quero q a minha(meu) fale. Essa(e) ri muito alto, não quero rir assim não. Esse(a) brinca muito, não quero isso não. Esse(a) chama muita atenção, quero ser discreta.
    Ha meses assim e não tinha me dado conta q era isso q atrapalhava o desenvolvimento!
    Pq um faz não significa q o outro tb vá fazer! =)
    Obrigada pelo esclarecimento. Tenho certeza q agora as coisas vão fluir mais nauralmente! =)
    Mais uma vez obrigada! =D

    RESPOSTA

    Realmente você entendeu o texto e aprendeu que o dito “cada um com seu cada um” significa muito dentro da Umbanda, não caia de forma alguma nesta armadilha, pois só irá levar a mistificação, eu nunca trabalhei em um Terreiro que os Guias xingam e olha que passei por tres terreiros, isso é mais do médium do que do Guia, mas cuidado poderão achar que você e seus Guias que estão errados e não eles.

    Esteja sempre em paz!

  5. Cristina said

    Pomba Gira apresentou-se como Maria Padilha das Sete Encruzilhadas do Cruzeiro das Almas.
    Fiquei confusa: não sei se fez isto para confrontar quem lhe perguntava, indagando, se pode haver Padilha das Sete Encruzilhadas e do Cruzeiro das Almas conjuntamente… Por favor, esclareça o q entende

    RESPOSTA

    Quando o Guia não tem permissão de dar nomes, eles tentam realmente dar um nó na cabeça de quem os perguntam, ou ainda quando o Guia não confia na pessoa que pergunta faz a mesma coisa, nem só de nomes vivem os Guias, e como disse em 1908 um Caboclo quando interpelado “Se queres um nome que seja este: Caboclo das 7 Encruzilhadas, porque não haverá caminhos fechados para mim”, então conforme disse o Caboclo e na interpretação os nomes dos Guias não fazem os Guias e sim o seu trabalho em Terra, dentro do amor, da humildade, da fé e CARIDADE, o seu Guia deu nome e dois caminhos (falanges), então deixe Ela mesmo querer dizer-lhe o nome e viva sua mediunidade, pois isso poderá atrapalhar o bom trabalho de seu Guia.

    Esteja sempre em paz!

  6. Rebeca said

    tenho uma dúvida qdo eu Incorporo eu faço coisas que não quero e ao mesmo tempo eu escuto ao meu redor é como se eu ficasse meio a meio. Por que acontece isso? E como resolver?

    RESPOSTA

    Fazer coisa que você não quer fazer? Não seria o Guia que estaria lhe comandando? Então não entendi sua duvida, quanto metá-metá (termo usado nos terreiros para tal situação), com o desenvolvimento isso irá ser resolvido.

  7. katia said

    a meses procuro algo sobre ela mas nada acho,espero atenciosamente sua resposta se tiverem algo sobre a cigana do jarro o minimo que seja mas me manda por favor…
    agradeço

    RESPOSTA

    Se você não entendeu o texto onde deixou o recado será difícil lhe auxiliar, entenda ainda que várias são as ciganas que se apresentam com um jarro, não quer dizer que seus nomes são Cigana do Jarro, como outras tantas se apresentam em sua “roupagem” com pandeiro na mão e o mesmo com 7 fitas da cor do arco-iris, também não quer dizer que são as mesmas, nem mesmo que seus nomes sejam Cigana do Pandeiro.

  8. vandete silva said

    Sou ubandista de coraçao tenho varias entidades mais tenho uma sigana chamada sandra que ela so mim vem em sonhos não vejo a hora de saber quie ela ja encoporou meus horixas ainda não foroão acentados nem os cablocos estão pra ser pois presizei de autorizaçaõ pois tem um lado no candrobler mais eu adoro Deus e a umbandaqueria saber sobre sandra sigana como ela e

  9. amauri said

    gostaria saber um pouco sobre ze da risada,caboclo encantado e exu sete fogo do inferno.
    se vc tive resposta manda para meu email.
    axe !!!!!!

    agrade:amauri jr

  10. Aline said

    Oi, adorei, eu estava fazendo perguntas a pessoas que não sabem me responder nada, e olha como é difícil quando o que te falam ainda te deixa mais perturbado. Era o que tava acontecendo comigo, meus parentes já estavam falando que eu estava ficando louca. Eu também acho que cada guia é unico, e principalmente eles são livres, as pessoas parecem se adonar deles, eu acho que nós precisamos deles e que eles são muito mais evoluidos que nós, se não estariam encarnados, por isso que acho que as pessoas devem respeito a esses seres iluminado s que vem nos ajudar. Acho que estou certa, e você o que acha, por favor me mande uma resposta.

    RESPOSTA

    Correta

  11. Carlos said

    Boa noite.

    Se possível, gostaria de sua opnião. Estou na umbanda há dois anos, e algo que não me ficou claro é o seguinte: Agosto é um mês de se reservar e não mexer com nenhum trabalho, isso é certo?

    O outro problema é que tenho uma guia, mãe colondina, que vem através de uma amiga, que ultimamente, não vem dando atenção e tempo disponível para me comunicar. O que faço? Penso em buscar outra casa pelo motivo exclusivo, mas ao mesmo tempo, gosto muito de minha mãe Colondina. Aguardo seu conselho.

    abraços e parabéns pela matéria.

    RESPOSTA

    Engraçado que sempre temos uma gira por mês e neste mês de agosto teremos 2 giras e sempre com muito trabalho graças ao bom Deus, isso vai de Casa para Casa.

    Você largar uma Casa por capricho é um pouco estranho e digo capricho, porque não esta tendo atenção de um Guia, nunca se esqueça que o mesmo chega em terra para cuidar de todos e não de só uma pessoa, reveja seus conceitos e perceberá que está a um passo da fascinação e isso é perigoso.

  12. Cida said

    Sou umbandista e adorei o site de vcs ,é de grande ajuda a quem ainda ñ é muito versado no assunto ,aprender é muito gratificante .

    Obrigada

  13. Zandra said

    Quero pedir autorização para divulgar o texto acima na minha página do Orkut com os devidos créditos, pois assim como foi esclarecedor em meu caso com certeza ajudará muitos irmãos e irmãs de minha comunidade. Aguardando notícias em breve,
    atenciosamente,
    Zandra

    RESPOSTA

    Esteja a vontade, desde que você coloque o link de Povo de Aruanda

  14. Carlos A. Fernandes. said

    Querido amigo e irmão, fiquei muito contente em saber da sua fé junto a espiritualidade. como os caminhos se cruzam, e por isto que não existe concidências na espiritualidade seja ela qual for ? Kardecismo, Catolicismo, Evangelicos, Umbanda, Camdomblé,Quimbanda , todas levam a um só Pai (Jesus).
    Estou muito feliz em saber das dificuldades que todos estão atravesando, e que ainda iram atravesar ! Dificuldades estas creio eu que já algum tempo venho superando com a ajuda dos meus guias espirituais, em principal o meu querido Vovo Joaquim de Aruanda, preto velho este que sedo o meu aparelho para que poça transmitir todo o seu conhecimento de amor , caridade, respeito , humildade, humildade e muita humildade, refrão este que será sempre empunhado mos pontos do meu querido Vovo Joaquim de Aruanda. Parabens pela bela jornada, Oxalá e Zambi Maior ilumine a sua VIDA E OS SEU CAMINHOS, Muito Oxeu em seu coração e na sua caminhada, ” Força, Força, Força……….,Força e Deus quem da, vou pedir a Jesus Cristo para vir ti ajudar” Que bom que a Espiritualidade tem pessoas como vc. Mil bjs no seu Coração.
    Carlos A. Fernandes. BH/MG.

  15. rose said

    estou começando a frequentar agora uma casa de religiao nao sei quase nada sobre a umbanda,por isso entrei nesse site,gostei muito do que li e tirei algumas duvidas com o texto
    vou seguir lendo suas materias,parabens pelos seu trabalho e muita luz

  16. ademir said

    sou candomblecista mas sou facinado pelas historiias da umbanda e gostei muito do seu assunto parabvens pela materia e qeria saber algo sobre caboclo cobra coral

    RESPOSTA

    Irmão quando eu tiver irei publicar, esteja sempre em paz.

  17. andréa said

    Olha colega…que bom que encontrei alguém que me irasse umas dúvidas..Em todo terreiro que vou dizem que já estou pronta,,que é só trabalhar…NÃO PRECISO DESENVOLVER…Eu tenho uma cigana do oriente chamada Laura ..como guia,,,,Tanto que tenho um lindo altar dela,,e cuido muito bemmm..Mais tenho muitas entidades que já sei o nome e que cuido…devido meu pai da terra ter sido de centro mais já faleceu a anos..e eu fiquei sozinha sem pai e nem mãe e perdida por não saber nada,,estou aprendendo agora…E me dizeram que minhas entidades são do blé..mais eu amo a umbanda…Um dia uma mãe de santo disse que nem ela.que é ma~e de santo tem tudo que tenho…me senti mau,pois só falei para receber ajuda..e não tenho culpa que tenho tudo isto….Não incorporo não são médium conciente,,,,comunicação com eles só na intuição…Tenho uma cigana como guia…sete flexas..cabocla jurema,,,pai sebastião mãe insulina que são meus preto velho…tranca rua da encruzilhada..maria padilha das almas….seu joão caveira que meu pai trabalhou com ele a 38 anos de umbanda….e o seu sete encruzilhada e a sete saia..que já trouxe de berço como proteção..Pois amo minha espiritualidade..pois sou sozinha não tenho pai e nem mãe,,só meus 3 filhos nesta vida…e nem familia…Então minha familia maior é minha espiritualidade..Sabe colega..chego ficar commeus olhos cheios de lágrimas só de falar deles..pois eles são tudo que tenho neste mundo…E sou muiot formosa a eles…Mais me disseram que eu não posso ter tudo issto..poisou tenho que ter seu sete flexas ou cabocla jurema…dá na hora dá gira .me perco e penso como faço é seu sete ou a jurema como

  18. Patricia said

    Parabéns pelo seu trabalho. Pois quem está começando a desenvolver sempre fica com essas dúvidas. Não entendia o porque de o guia q estou desenvolvendo não fazer as mesmas coisas q leio. Parece bobagem, mas é exatamente isso q eu pensava. Sou muito desconfiada, até porque enchergo tudo enquanto estou na gira e isso me atrapalha muito. O texto é muito esclarecedor.

  19. elienega said

    0i Cigano,eu amei essa sua materia,sempre tive certeza desde pequena que existia algo mais,alem das coisas que os nossos olhos carnais visualizavam.Sentia vibracoes das pessoas,sonhava com as coisas antes de acontecer,tinha dom da videncia e audiencia a respeito de algumas pessoas.Estudei quase todas as religioes,adorava frequentar a Umbanda,frequentei um centro Kardecista durante 6 anos estudand mediunidade,porque um dia uma baiana me aconselhou,porem ela deixou bem claro que eu iria um dia voltar para a umbanda,e foi otimo pq aprendi a perder os preconceitos e descobri que todos trabalham juntos para o mesmo fim.Hoje sou Umbandista e nao consigo me adaptar ou ser aceita em centros em ribeirao preto,justamente porque meus guias nao fumam,somente a baiana,nao bebem somente qdo necessitam,nao estralam os dedos como alguns,e eu sei que para alguns mediuns e necessario esse ritual,porem os meus dificilmente ultiliza,apenas qdo sentem necessidade.Pois bem,o fato de eles serem assim,todo terreiro que eu vou,eles dizem que eu nao imcorporo e animismo,porque caboclo tem que ser tudo igual, e assim por diante com as outras linhas.No meu coracao eu aprendi a ter confianca e a aceitar eles assim como sao,mas e bem dificil achar em minha cidade terreiros em que os Pais e Maes nao tentem de alguma forma mudar o jeito deles.Principalmente aqui nao existem giras de ciganos,e eu trabalho principalmente com uma cigana, e nenhum deles aceitam isso.Acham que uma cigana jamais pode ser um guia de frente de um medium.Enfim, achei muito bom a sua historia porque nessas mudancas de tempos a linha oriental esta entrando com forca e ainda e muito mal vista.Que Deus abencoe a todos

    RESPOSTA

    E você acha que comigo é diferente?

    No Terreiro que hoje estou não aceitaram muito bem que o Cigano que trabalho é quem comanda minha Coroa, então daí veio toda uma explicação e o Cigano deixou que eles pensem que quem é de frente é Pai Benedito de Aruanda.

    Quanto a demais fatos, isso é totalmente irrelevante Pai Benedito mesmo diz que pode ele falar como fala e falar como todos nós sem qualquer erro de linguagem e nem por esse fato ele deixa de ser Pai Benedito, ele pode andar arcado e ao mesmo tempo erguer o corpo e andar conforme nós andamos e em nada disso ele deixará de ser um Guia na Luz, mas se o faz é da forma que faz é por amor, pois entende que nem todos ainda estão preparados para ver um preto-velho assim.

  20. carlos eugenio ferreira said

    estou escrevendo para agradecer o que aprendi com vcs aqui ,, as perguntas que as pessoas fazem acabam provocando respostas que elucidam duvidas de muitos ( ou , pelo menos , os encaminham para a procura correta da soluçao,, rs )eu estou ha pouco tenpo na umbanda ,, minha experiencia como médium foi adquirida em centro de mesa branca , linha kardec,, mas senpre percebia ,os ´pretos velhos ajudando , em nossos trabalhos de desobsessão , sem poder comentar com nenhum colega ou dirigente dos trabalhos , = como eu iria explicar ter visto um nego veio trabalhando comigo para auxiliar um espirito desequilibado nos trabalhos kardequianos ,, ?? hj sei muito bem que eles atuam em qualquer lugar , noa existe porta fechada para um ser dessa hierarquia,, enfim senpre os perecebi por perto de mim ,, pretos velhos , caboclos , etc mas só agora estou pronto para trabalhar com eles na linha de umbanda ,..estou recomeçando ,, reaprendendo tudo ,, e o que li aqui hj , o que estudo no centro onde agora atuo , só reforça em mim , que é preciso estudar senpre ..saber os nomes de meus guias ?? nao estou preocupado com isso … se estou incorporado de verdade na hora da gira ?? as vezes fico um tanto inseguro . mas se senpre fui medium conciente , na mesa branca ,, por que nao dara certo na umbanda tanbem ,, Ok?? ,,…
    um grande abraço a todos e muito obrigado ..

  21. Neuza said

    Olá meu amigo.. que bom encontrar você e esse site abençoado. Vivo anos na umbanda e de repente veio aquele luz para eu procurar estudar e entener melhor: foi uma necessidade e as respostas estão chegando minuto a minuto… agora sim, entendo e encontro tudo de elementar que eu teria que saber bem antes. Sua ajuda foi excepcional… eu precisava mesmo ter lido tudo para entender que eu nada sabia. Parabéns pelo seu belo trabalho, muita luz.

  22. Amigo,
    Por favor, como procedo para poder receber as matérias suas e de seus colaboradores ?
    Li as matérias “Aprendendo sobre seu Guia” e “Vejo Tudo. Estou mistificando?” e fiquei muitissimo satisfeito com o que li. Aprendi muita coisa em poucas linhas e gostaria muito de ter acesso a mais leituras como estas.
    Desde já agradeço sua simpatia e atenção.

    Optcha !

    Ricardo Prado

    RESPOSTA

    Para você receber nossas matérias terá que fazer inscrição em nosso Grupo, mas poderia também fazer inscrição em nosso Feed e mais prático e rápido saber o que aqui foi postado, o endereço do nosso Feed é http://feeds.feedburner.com/povodearuanda, basta deixá-lo em seus favoritos e todo dia poderá saber se temos novas matérias.

    Para entrar no grupo:

    Vai na página do mesmo e faça sua inscrição: http://br.groups.yahoo.com/group/povodearuanda/

    OU

    Envie um e-mail para: povodearuanda-subscribe@yahoogrupos.com.br

  23. Jr Amigo do Zé said

    Ai desse post eu gostei cara, não sou umbandista mas tenhu minha mãe que é de centro umbanda, e um amigo de candomblé JEJE MAHI nção dele, e aprendi muito e continuo aprendendo, costumo dizer que não tenhu religião pois não sigo nenhuma digo que deus é acima de religiões! Só discordo em dizer que so espiritos de giras de EXU são unicos que viram em uma pessoa só, pois sei que EXU viram em outros cavalos sim, ex meu amigo vira com EXU LUCIFÉR e ZÈ PILINTRA DA CASA AMARELA, minha mãe MARIA PADILHA RAINHA DO CABARÉ E EXU CAVEIRA( nâo sei a qualidade do caveira dela por nâo ter muito dialogo e por ele vim uma vez na vida outra na morte hehehe) mas por várias vezes a padilha ou até o Zé dizim que iam e voltariam logo pois alguém estava chamando urgente, ou eles virem dizendo alguma frase que alguém o ensinou em outro barracão, todos nos temos um “GUIA” espiritual que nos acompanha quase( digo quase em alguns casos pois o espirito companheiro pode c ausentar de seu protegido se necessário) a vida inteira, nos ajudando a desenvolver não só a mediunidade que não é o que mais importa e sim a condição evolutiva do ser e sua moral na terra, tipo o espiritu EMMANUEL guia de Chico Xavier ou CALUNGA guia do Luis Gasparetto. Há sim só um guia que dependendo do gráu de mediunidade do guiado imcorpora em seu protegido para dar seus insinamento e sua ajuda a outras pessoas, e há espiritus de outro gráu que são chamados de povo de rua, exu, ou encosto pela IURD hehehe! mas gostei só encontrei issu que EU( estou dizendo eu [não quer dizer que não seja isso para vc] acho que esta errado e ninguém tem como guia ZÉ PILINTRA OU TRANCA RUA EXU CAVEIRA OU POMBO-GIRA NÃO SEI DAS QUANTAS COMO GUIA, eles são povo de rua, não GUIA espiritual!!! Nos ajudam como MARIA PADILHA me ensinou muita coisa( não devo desreipeitar minha mãe[seu cavalo] nem desonrala nem magoa-la, não por ser seu cavalo e sim por que é minha mãe é de onde eu nasci um dia dentro dela e por minutos após meu nascimento eu fui ela tbm fui parte dela e eu pensei minha mãe sou eu somos um só e eu não me maltrato e não devo maltrata-la) por issu digo EXU ensina mas não é guia, GUIA é espiritu uno pode proteger várias pessoas não ao mesmo tempo e na mesma época mas EXU sim viram em várias cabeças sim vlw meu amigo espero que entenda minha posição e consideração sobre o assunto, tipo é fácil aprender sobre meu EXU eu não sei qual eu carrego ainda, ja quis pegar minha cabeça pra virar mas ainda não foi, o difícil é aprender sobre guia mesmo o guia espiritual que nos acompanha até a hora da morte!

    vlw peço desculpas pelo comentária mas são criticas e é sinal que seu trabalho ta resoltando amigo abraços!!!

    RESPOSTA

    Como deu para notar discordo totalmente de você, ainda mais quando diz que Pombogira, e Exús não serem Guias, então discordo totalmente de suas palavras, mas respeito sua opinião, tente ler o Livro dos Espíritos.

  24. catia said

    olá gostaria se saber informações sobre a minhas ciganas serena e tainara me indicaram o livro como descobrir e cuidar dos ciganos da sua vida mais ñ encontrei esses nomes.
    poderiam me ajudar?
    desde já agradeço a colaboração.
    Cátia Cerqueira.

    RESPOSTA:

    Leia o texto: APRENDENDO SOBRE SEU GUIA (clique)

  25. João victor said

    olha amigo eu mandei uma pergunta um dia q qria saber mas sobre a cigana Cibele ou a Rosa vermelha ñ entend sua resposta só qro saber alguma coida do genero:
    história
    vida
    de q linha é ?
    só isso mas preciso da sua resposta
    obrigado caso vc ñ saiba mande uma resposta o mais rápido possível

    RESPOSTA

    A resposta é o texto acima

  26. adelaide said

    boa noite, entrei no saite sem querer,ando com alguma curiosidade em saber coisas sobre umbanda.fui levada por uma amiga a um terreiro e fiquei maravilhada,eu estou a falar de portugal,todas as segundas feiras vou ao terreiro e sinto-me lá muito bem. um grande abraço

    RESPOSTA

    Irmã por favor nos envie o endereço do Terreiro, com nome do mesmo, do Pai/Mãe no Santo, cidade, bairro, telefone, tem pessoas precisando de encontrar um Terreiro em Portugal.

  27. luiz claudio said

    gostei muito do que li nesse maravilhoso site que nossa religião possa ser expandida sempre assim por pessoas esclarecidas e adpetas fíeis a crença.Que Oxalá nosso pai sempre nos guie.Se possível gostaria de saber mais sobre o cigano Pablo,pois estou começando a trabalhar com essa entidade.Muito Axé para todos!!!!!

  28. Silvinha said

    ESTOU PASSANDO PARA DIZER QUE GOSTEI MUITO DA MATÉRIA CONHECENDO SEU GUIA,EU SOU NOVA NA UMBANDA E SINTO QUE INTERFIRO NA INCORPORAÇÃO,MAS SINTO QUE A CADA GIRA APRENDO ALGO NOVO,E TENHO PERCEBIDO MESMO QUE AS CARACTERÍSTICAS DO GUIA CADA UM VAI SENTINDO AOS POUCOS, ACHO QUE ELES MESMOS VÃO NOS REVELANDO AQUILO QUE PRECISAMOS SABER NO SEU DEVIDO TEMPO.CONFESSO QUE AINDA BUSCO INFORMAÇÕES NA INTERNET,MAS DEPOIS DESSA MATÉRIA CAIU UMA NOVA PERCEPÇÃO NA MINHA MENTE.OBRIGADA PELA LIÇÃO.

  29. daniele said

    Oi Alex, adorei o seu texto.
    Achei de uma clareza espetacular.
    É uma pena que nem todas as pessoas que frequentam os centros pelo brasil não compreendam as suas palavras e vivam colocando os pés pelas mãos.
    Adoro minhas entidades e tenho muito respeito por todos, pois sei que cada um trabalha de um geito.
    Me sinto previlegiada por compreender e aceitar a mediunidade e suas responsabilidades.
    Quero te desejar muita sorte e que os orixás te protejam sempre, para que você esteja sempre ajudando aqueles que como eu tem muitas dúvidas e muito a aprender.
    Parabéns e obrigado.

  30. Enaile said

    Oxum é a rainha do amor, pq alguns de seus filhos não consegue se relacionar amorosamente com ninguém (conheço uma filha de Oxum que ama um rapaz que é de seu destino e nada acontece). Oxum de alguma forma prende os caminhos amorosos de seus filhos. O que acontece? Obrigada

  31. julio said

    ola só esotu passando para parabenizar essa pessoa q escrevel esse texto esta de parabens!!!!com esse texto qm nao entender vai ficar dificil de explicar mais alguma coisa sobre o epiritualismo q praticamos!!!forte abraços a todos!!!

  32. catarina said

    gostava que me adicionasse no msn assim pudia esplicar e dar me 1x dicas ta o meu e catarina_alxandra1234@hotmail.com
    ta bjx

  33. catarina said

    como posso conhecer os meus guias ?
    esta pagina esta muito interessante mas como sou nova disso eu vim faser estas perguntas desculpe me o incomudo

  34. ronaldo said

    gostaria de saber algo sôbre o cacique Flecha de Prata,pois foi o nome que me deu.Abraços.

    RESPOSTA

    Caro irmão se você ainda não entendeu o texto acima ficará quase impossível lhe falar mais a respeito do assunto.

  35. beth said

    Este site é de extrema importância. Foi através dele que eu finalmente entendi o meu caboclo e que uma vez um preto velho falou q ele era bugre.Desde os 13 anos qdo eu o incorporei a primeira vez, aprendi a amá-lo e a temê-lo também, já que alguns espíritas o chamavam de obsessor pq ele nunca falou com a boca, mas quem já o viu, diz que os olhos falam mais q tudo. Fora a energia super forte que ele transmite ao se aproximar!Sempre me senti como se tivesse aumentando para uns 2m por 3m. Muito obrigada pelas explicações! Durante muito tempo até tive receio dele, mas agora entendi o pq ele sempre me tirou de enrascadas, me protegendo contra locais que só iriam me prejudicar espiritualmente. Salve os Caboclos,com sua força, com sua magia, com seu amor por nós.
    Esta é uma declaração de amor irrestrito!!!!
    Muita Luz .

    RESPOSTA

    “Ele é Bugre e é flecheiro, amansador de Feiticeiro”

    Deus salve o Caboclo Bugre!

  36. Hernandes said

    Gostaria de saber se tem alguma imagem do Caboclo Saracutinga , da linha de Xangô.

    Obrigado

    Hernandes

  37. romulo freitas said

    gostaria de saber tudo sobre a pomba gira rainha das rainhas historias, origem , roupas usadas se possivel videos muito grato

    RESPOSTA

    Irmão se você leu o texto Aprendendo sobre seu Guia e ainda não entendeu, ficará dificil lhe repassar algo.

  38. eduarda said

    alex tu es iluminado pelas explicaçoes q das a nos umbandistas iniciantes. deus te abençoe sempre! oxala te ilumine! obrigado por se dedicar tanto a nossa atua umbanda sagrada.

  39. Jurandyr said

    Prezado Alex
    Parabéns pela matéria, pois passo pelo mesmo dilema que o seu em relação ao meu Exu e de certa forma é confortante saber que não sou o único;

    Muito Axé e Lux em sua jornada.

  40. Wagner said

    eu entemdi o texto mas em um terreiro de familia quando um medio ex o chefe do terreiro fale a temdemcia e que os gias desse chefe passem para um outro cavalo e venha a se juntar no terriro novamente
    um amigo recebeu a coroa da mãe de santo do chefe do terreiro e eu recebi uma mista emtre a do chefe e e seua baba eu ainda naum emcorporo mas ja cei o nome de alguns guias meus que se mostraram atravez de sonho e etc e um pouco comfuso tem hora q nem eu emtemdo
    mas o q me marcou muito e q alguns mandam eu dar tempo ao tempo q meus guias vão encorporar
    mas ha outros q nas minhas costas falam q nem guia eu tenho
    tenho o so como pai e mãe pq td mundo tem senaõ nem isso eu teria eu fico chateado e ate comfuso pois as manifestaçoes dos meus guias naum são claras e demoram muito apos um sonho eu demoro dias pára recuperar equlibri espiritual
    e gostaria de comversar eu frequento um centro des do primeiro mês de gestação da minha mãe ela cresceu no centro e eu tambem ja venho participando de trabalhos a 16 anos
    e gostaria de conversar co qualquer pesso e talvez trocarmos ideis nem sempre o que e comfuso para min e para vcs e o q e comfuso para vcs naum seja para mim
    o meu msn
    e esse wagner_ribeiro_u.p.s@hotmail.com
    alex somos irmãos tbm sou de oxossi com inhãsa
    mas veio obaluae xango e gom diputar lugar de pai com oxossi então tem horas que minha coroa muda a mesma coisa a conteçe com inhaça mas e difisil ela perder uma batlha mes ela diputa com oxum e iemanja pois a nana e sempre a quarta da minha corao
    se vc acitar teclar comigo naum sou maluco
    só precizo de sua palavra amiga !

    RESPOSTA

    Eu acabo de lhe encaminhar um e-mail

  41. Ana said

    Estou adorando este site. Está me esclarecendo muitas coisas . Que Oxalá te ilumine cada dia mais para que possa continuar tirando as dúvidas de todos nós .Salve !

  42. tatiana said

    alex eu já fiz esta pergunta antes e não me respondeu vou retornar a perguntar, tem como eu batizar em outra imagem virgem a minha cigana? e o marido dela é o Tiago também não encontrei a sua imagem caminhei todo o centro de Porto Alegre e as pessoas me falam que não existe imagem deles e no caso tem como eu batizar outra imagem e colocar a coruja nela. e você sabe me dizer se o tiago e sentado ou de pé para mim comprar uma imagem semelhante a dele. Outra pergunta eu recebo a Maria Mulambo é normal que ela tenha ciumes da cigana que esta chegando agora?

    Agradeço muita sua atenção

  43. Cigana said

    Gostaria de saber sobre maria padilha das almas e pomba gira cigana rosa vermelha do cruzeiro das almas.
    Sou neta de ciganos, trabalho com a cigana sarah e gostaria de me enterar sobre o assunto.

    RESPOSTA

    Irmã se você não conseguiu entender o texto fica quase impossivel lhe responder.

  44. tatiana said

    olá Alex quando fiz esta pergunta não tinha lido o texto mas é que estou procurando a imagem da cigana Sâmara e não encontro vc teria alguma imagem para me mostra,pois ela pediu para ser centa então eu estou a procura a dorei este site descobri farias coisas a respeito de minha cigana. abraços fico muito grata pela atenção.

    RESPOSTA

    Infelizmente eu não tenho a imagem que você pediu.

  45. vanja marques said

    salv oxalá
    gostaria tanto de sae alguma coisa sobre a minha cabocla chamada jacitara (ela pertence à linha de jurema) e se sabem algum ponto sobre ela. Estou iniciando na umbanda e esta cabocla já está começando a manifestar-se com frequencia no terreiro que me trato.
    obrigada

  46. Bárbara Maria de Oliveira said

    Alex
    Querido irmão de fé, me desculpe de o tratar assim, mais gosto tanto de você apesar de não conhece-lo sinto como se já o conhecesse a muito tempo. Tenho acompanhado todo o seu incansável trabalho de aproveitamento não só para mim, mais para todos os nossos irmãos que tanto precisam de esclarecimentos.Obrigado por tudo e que nosso pai Oxala cada vez mais ilumine sua coroa.
    Abraços fraternos

    RESPOSTA

    Amada irmã Barbara,

    é tão bom sentir o carinho das pessoas que aqui chegam eu lhe agradeço pelo seu tratamento.

  47. tatiana said

    oi quero saber como é a cigana samara a historia de vida dela como ela morreu quem era seu marido quantos anos ela tinha e posivel me mostre sua imagem.muito obrigada.

    RESPOSTA

    Releia o texto e tente entende-lo

  48. Jane Souza said

    Gostei muito da explicaçao,mas ainda tenho duvidas sobre medio consciente o que me atrapalha muito na encorporaçao.

  49. elisabete xavier said

    oi eu conheci o exu meia noite em 2006 em uma terreira que fui encaminhada p me libertar de um trabalho pesado que foi feito contra mim,tomava remédios fortes p depressão tinha tentado me matr duas vx ,quando cheguei começei a contar sobre coisas e entidades que não imaginava que soubesse quando meia noite chegou,pegou minha mão e disse eu estava ti esperando dona beti cigana,fiquei fascinada eu sou apaixonada pelos exus,conversei horas com ele me limpoue me encaminhou.em outra vez que voltei conversamos da 13 h as 17.30 ai me deu carta branca p receber e trabalhar ajudando quem viesse me pedir ajuda e pediu p não manchar meu coraçaõ com ódio contra as pessoas que queriam minha morte,na noite mandou preparar um ritual em minha casa e me deitar tal hora toda toda de branco,com roupas branca até na cama que vira na minha casa e que iria receber uma proteção vamos dizer assim ,fiz foi exatamente com disse veio tudo como falou,a pessoa que foi comigo na terreira estava comigo tb a noite,sempre tinha medo de trabalhar pois não tenho terreira trabalho p mim e pra quem me pede socorro,nunca me nego e nem peço nada em troca to fazendo o que me pediu,sempre minhas oferendas as minhas mães e ao xango ,e aos mestre de luz arcanjo miguel e morya,a minha rainha maria padilha eoutras que tb tenho muito amor a ela aos exus de linha e principalmente ao meu REI EXU MEIA NOITE é assim que o chamo ele me deu permissão p chama-lo assim ,disse que é um rei e hoje estudando sobre ele descobri que é um grande chefe de falange respeitado por outros chefes ele é até temido por outros vamos dizer assim e a cada dia amo mais meu rei ,não saberia mais viver sem sua presença constante ao meu lado ,sinto e sei que sempre esta comigo me guiando me protegendo,hoje não tomo mais aqueles remédios graças a deus enfrentei a vida de frente me separei de um homem que só me fazia mal ,me colocava p baixo quanto mais trabalhava menos tinha hoje consegui muitas coisas materias e meu filho ficou doente enfrentei deu tudo certo graaçs ao meia noite que sempre estava ali ,hoje to feliz não por completo mas chego la com a graça de deus e do meu rei e minha rainha,sou uma pessoa que enfrenta a vida os problemas ,corro atras do que quero e quero viver ,lutar p ser feliz,sem estar 24 h por dia sedada sem saber o que pensar ou fazer . um grande axé a vcs e obrigada por permitirem que pessoas como eu saibam mais sobre a religião e seus guias.

  50. regina said

    como ja disse antes é maravilhoso encontrar uma pessoa disposta a escrever sem rodeios praticamente todas as duvidas que temos quando iniciamos os trabalhos caridosos em um terreiro, mais gostaria de lhe perguntar uma coisa e se puder me ajudar agradeceria, minhas entidades ainda não deram nome, isto é comum, pois é uma coisa que me perguntam muito e realmente eu não sei……..e durante a gira primeiro vem meu caboclo,ou preto velho enfim a entidade da gira em questão, mais durante a sessão eu emcorporo varias entidaes, o inicio e o termino da sessão são com os meus , mais no decorrer da gira são varias entidades que emcorporo, isto é normal, pois aonde trabalho sem ser descarrego, com nimguem acontece isso………….no aguardo de um esclarecimento e te desejando muita luz…….regina

    RESPOSTA

    É comum as Entidades não darem os nomes, estou a 5 anos na Umbanda e algumas Entidades que eu trabalho ainda não deram o nome, algumas pessoas tem mais Entidades que outras nunca é algo homogêneo, mas pode estar acontecendo alguma interferência em seu trabalho mediunico, então nada melhor do que falar com o Pai/Mãe no Santo apenas ele(a) poderá lhe instruir corretamente, pois o mesmo é responsável pelos trabalhos dentro do referido Terreiro.

  51. Henrique said

    Muito obrigado por seu texto esclarescedor, sei como é bom conseguir esse conhecimento e ainda por cima pode-lô compratilhar conosco.

    Um grande abraço e mais uma vez parabéns para você e seus guias que nos ensinaram isso, através de vosso texto.

  52. Rose said

    trabalho com o Igor e a Cigana Sarita e o que é mais legal, nasci no dia 08 de abril, é um presente muito lindo né?

    será que tem algum significado eu nascer no dia do Povo Cigano e trabalhar com eles.

  53. Amanda said

    Adorei o texto Aprendendo sobre o seu guia, agradeço ao nosso pai Oxala por existir pessoas como você, pois aprendemos a cada dia um pouco mais sobre a Umbanda. Obrigada…

  54. paulo said

    bom dia queria saber sobre o caboclo pena branca por favor .abracos

  55. Mari said

    Adorei o texto que você me repassou.
    Mas ainda tenho uma pergunta: os efeitos da matéria são normais (engasgos, se estamos doente -há espirros, por exemplo)?
    Na terreira onde trabalho, o espaço para perguntas é restrito -tudo há o seu tempo, para quê você quer saber isso? isso vai fragilizar vc…-e para piorar, sou “sozinha” na terreira, não tenho parentes vinculados à religião, venho de casa kardecista, onde eu participava de cursos de doutrina e das palestras semanais.
    Sinto-me, muitas vezes, desamparada, pois fico sem saber o que está certo o que não está certo…
    Vejo irmãos fazendo comentários maldosos… Ah, se eles soubessem o que é ser médium em desenvolvimento…

    RESPOSTA

    Eu nunca vi esses efeitos, mas não podemos descartá-los.

  56. Mari said

    Adorei a matéria “Aprendendo sobre o seu guia”, pois há pouco mais de um ano que tenho desenvolvido entidades e, vira e mexe, dúvidas e inseguranças me assolam. As maiores inseguranças vêm com relação a minha cigana, que trabalha há 7 meses. Sei pouco sobre ela, sei que outras coisas ela vai me mostrar com o tempo, e na internet o que há é o seu ponto e nada mais.
    O que faz a minha insegurança aumentar é a minha consciência que é total quando estou incorporada, às vezes, chego a sentir efeitos da matéria (um engasgo, por exemplo). Infelizmente, o que piora é a observação negativa por parte dos irmãos da corrente que não incorporam e desconhecem o processo, isso me fragiliza, às vezes. Evito comentar sobre o que sei dela, o que sinto com ela e o que vejo nas giras.
    Tens algo para dizer sobre o processo de incorporação com conciência e efeitos da matéria?

    RESPOSTA

    Graças ao bom Deus eu sou um Médium consciente, o que acontece é que a maioria ver tudo e todos fazem como você, ou seja, ficam quietos, então eu vou lhe repassar um texto sobre o assunto que vem ajudando muitos, este texto foi escrito pelo meu amado irmão Luiz Carlos, que tem mais de 30 anos na Umbanda, autor do livro “A Umbanda como ela é”, espero que lhe ajude.

    VEJO TUDO! ESTOU MISTIFICANDO? (clique)

  57. estela said

    oi,peco muito a cigana salomandra,cigana do homem que amo mt,e ele nao me fala nem olha mais p mim.ele ama uma casada faz anos;sofro mt com a crueldade como me rejeitou.se soubessem,teriam compaixao de mim.voces todos unidos,me ajudem por favor,ele a deixa-la,pois convivem os 3,o marido mulher e amante..ajudem-me o marido a perceber k e traido,p amigo e mulher.se precisarem de dados ,me comuniquem.vivo mt infeliz.o meu amor por este homem ,penso k e espiritual.mtas bencaos p todos.

  58. m c dias said

    oi meu amiginho adorei o que eu estivi lendo sobre o seu comhesimento e nos ensinamdo a nos
    conhersermos melhor agradeço e um abraço

  59. Andréia Lima said

    Caro Amigo,
    Fiz minha obrigação à 4 anos no candomble. Quando fui ate esta casa para fazer um simples jogo de buzios esse “pai de santo” disse que eu precisava raspar o santo pois iansa “levaria” meu filho que na época tinha apenas 7meses de vida, que iria acabar com o meu casamento e mais uma serie de coisas.Então mais do que depressa fizemos a obrigação. E assim que terminou o meu quele de santo, sai da casa de candomble,me rasparam Iansa com Oxossi. Deixe todos os ibas lá, pois o “pai de santo”, só pensava em dinheiro e mentiu muito para mim. Desde então tento me adequar ao fato de que camdomblé é quase sempre sinonimo de tirar dinheiro dos outros(não estou generalizando).Agora à umas 4 semanas estou frequentando uma umbanda e lá falei com o Seu Ze Pilintra e ele me disse que além de tudo rasparam meu santo errado que o meu santo era Oxum Opará com Ogum e me disse ainda que eu não ficasse com raiva desta pessoa pois eu deveria me sentir privilegiada por ter dois pais e duas mães.Hoje eu consigo ter pena desta pessoa, pois, ele fez isto apenas por dinheiro e eu fiz por amor ao Orixá.
    Gostaria de entender um pouco mais da Umbanda, então venho procurando na internet varios sites e um deles é esse , de excelente qualidade e esclarecimento à nos que somos leigos.
    Por favor, se puder, Me explique o que devo fazer, pois, eu sei que os meus Orixás e guias não estavam lá naqueles pratos e tigelas mais que eles estão Perto de mim, mas gostaria de saber o que eu posso fazer para melhorar minha situação espiritual.
    Agradeço e peço desculpas pelo longo email.
    Se puder me responda por email também.
    Obrigada
    Andréia.

    RESPOSTA

    Cara amiga,

    procure um Terreiro sério e tente resolver tudo, mas pelo pouco que conheço de Candomblé o correto seria procurar um bom Pai ou Mãe no Santo do Candomblé.

  60. Simone Carvalho said

    Caro amigo,
    Quando perguntei sobre Maria Padilha da Estrada foi no intuito de saber a sua história. Sei que cada guia é único e não tenho conflitos quanto a isso, porém, gosto de saber a história das entidades que incorporo. Assim como pesquisei sobre Xango e Oxum e outras entidades ligadas a mim, gostaria de saber a história de Maria Padilha da Estrada. Se puder me indicar artigos, livros sobre ela agradeço!!!

  61. Rosane said

    Gostaria de saber mais sobre a Pomba Gira Maria Padilha
    Obrigada

  62. Rosane said

    Gostaria de saber mais sobre o Zé Baian, sua história….
    Obrigada

  63. Dada said

    Que doçura,sabedoria,compaixao voce em pelas criaturas (nos) uns curiosos, outros desconfiados,impacientes ou simplesmente por amor querem conhecer mais sobre suas entidades. Voce sempre correto, realmente um verdadeiro sabio. Conheço pessoas que a mais de 30 anos trabalha com uma Entidade, a ama e a respeita e pouco sabe, somente o que realmente a entidade diz a ela. uma vez essa entidade respondeu a uma curiosidade infantil dela assim o que for necessario voce saber para auxiliar e ajudar aos semelhantes voce nem precisa perguntar que eu lhe ensinarei, mas para matar a curiosidade ou para voce se achar melhor usando dessa artimanha nao vale os anos que estou te auxilando. Aprenda encontrar a raiz dos erros para que tenha sabedoria adiante. Tenho paixao por Ogum, especialmente os que trabalham na cacheira, mas so ouvi 03 pontos cantados e nada sobre esse caboclo. Quem sabe um dia encontrarei com ele e eu lhe falarei do amor por ele e ele com amor me ensinara a proteger e a cuidar dos rios.
    Muito Axe, e continue nos iluminando com suas sabias palavras.
    Dada

  64. Lucia said

    Olá,
    em 1º lugar queria agradecer por estas informações tão claras e simples que encontrei neste site.
    Alex (desculpa se estiver sendo formal), estou vivendo momentos especiais da minha vida.Meu marido qdo o conheci trabalhava num terreiro e sete flechas era o seu guia, digo era, pq ele simplesmente não quiz mais ‘trabalhar’, jogou tudo fora ( uns 18 anos atrás), não sei te dizer exatamente onde e como ele fez.
    Minha pergunta é: ele poderia ter feito isto? Pq ‘sinto’ e minha filha tbém, a presença dele ( o guia) perto de nós, ultimamente com mais frequencia, será que ele está querendo ‘voltar’??
    Como posso ajudá-los, meu marido e seu guia(se é que eu posso!).
    Desculpe se fui muito ‘longa’ nas minhas duvidas, mas agradeço desde já pela ajuda.
    Fique na Paz
    bjs carinhosos*

    RESPOSTA

    Caso você queira ajudá-los deve primeiro conversar com seu marido, pois ele mesmo sabe que o que foi feito foi errado, ou seja, jogando tudo fora, deveria ser despachado, mas para tanto vocês deverão encontrar um Terreiro, ou mesmo você irdes a um para saber melhor sobre o que o Guia está querendo ou qual recado o mesmo tem a lhe dar.

    Espero ter ajudado, mas esteja a vontade para enviar-me um e-mail alexdeoxossi@yahoo.com.br

  65. Amanda said

    Keria informções sobre a Pombagira Cigana da Praia!!!!!

    Obrigada!
    =*

    RESPOSTA

    Se você leu o texto e ainda não entendeu, fica difícil, releia o mesmo novamente.

  66. REGINA said

    Boa tarde!! Sr. Alex, entrei por acaso neste site e fiquei surpresa de encontrar muita matéria de qualidade e explicações sérias, simples e verdadeiras. O senhor com seriedade e sabedoria explicando o que realmende deve ser uma Umbanda séria. Um forte abraço, parabéns!!

    RESPOSTA

    Obrigado irmã por suas palavras, não precisa chamar-me de Sr., sou apenas um médium que pensa conhecer algo de Umbanda, você me deixou emocionado, pois senti a sua sinceridade.

    Esteja sempre em paz e que “meu” pai Oxóssi a proteja!

  67. julio cesar said

    gostaria de saber como faso para descobrir meu guia,
    so que sem sair da minha casa ?
    seria possivel muito obrigado.

    RESPOSTA

    Não seria possivel

  68. robson said

    meu caro amigo…
    intendo perfeitamente q cada guia é unico assim como nos…mesmo nome sim mais naum o mesmo geito de penssar ou agir…um guia de mesmo nome pode incorporar de varias maneiras diferentes devido ao corpo q usam,ao ambiente,a vibração q o xama e varios outros fatores mudam isso…
    ate ai amigo naum qrendo desapontar vc eu tambm tenho o conhecimento sobre esses fatores e concordo plenamento com vc…
    mais agora lhe pergunto uma simples coisa…
    quando vc deu tudu de si para achar pontos,historia e etc…e por fim de contas acabou por encontrar duas ou tres palavras sobre seus guias como no exemplo citado,vc naum ficou frustrado???creio q sim…
    agora imagine vc procurar anos a fio e naum axar nenhuma palavra,ponto ou pingo de historia,como vc fikria…
    sei q nada ira mudar no meu geito de penssar,doutrinar ou tratar meus guias,mais por simples curiosidade recorri a vc…
    trabalho em umbanda(quimbanda),cuja a qual tem pregações induzidas a caridade,amor e humildade…(alem de demais fatores)…
    pesso por apenas curiosidade,naum para mudar nada,mas para conhecer essa entidade q todos dizem ser linda e poderosa…
    muito obrigado por sua atenção e aguardo seu intendimento e exclarecimento sobre minha curiosidade…

    RESPOSTA

    Robson,

    eu a mais de 5 anos procuro também sobre alguns Guias que trabalho e realmente você tem razão, repita o nome de seu Guia aqui, pois para achar comentários antigos é dificil para mim, posso tentar achar algo a respeito de seu Guia, ou mesmo perguntar no Terreiro.

  69. Marcelo dos Santos said

    Muito bem meu amigo é muito bom poder ler coisa de qualidade na internet e isso é muito bom pra muitos que estão entrando e para a grande maioria que ainda pensa de forma errado oque é na verdade espiritualidade. Entrei sem querer na sua página mais valeu muito a pena continue assim quando precisar de ajuda é só me avissar que estarei a disposição para lhe ajudar com qualquer dúvidas também.

    Abraço e que Oxalá lhe abençoe sempre.

  70. Jolie said

    Olá, tenho 25 anos e coloco tarot cigano há mais de 11, quase nunca erro, sou totalmente centrada à minha mediunidade, levo muito a sério, mas juro que não sei o nome da minha guia. Numa comunidade do orkut, fizeram meu mentor cigano pelo “cálculo” do meu nome + nascimento + hora do nascimento e saiu isso: “CIGANO PROTETOR – Cigana Miroan, cigano Ramiro e cigana Samira, protegem seu lado positivo e Cigana Sarita protege seu lado negativo”. Me identifiquei totalmente com a Sarita, parece que me vi na descrição dela, sou igualzinha, no jeito, no amor, na simpatia, enfim…será ela minha guia????? E outra: proteger meu lado negativo quer dizer o que? Ficarei muuuuito grata se vc me responder! Obrigada!

  71. Jose Antonio said

    Talvez nao saberei explicar de outra maneira.

  72. Jose Antonio said

    Nao incorporo o Cigano Ramualdo, sinto sua presenca ao meu lado, existindo dias em que sinto e converso com ele o dia todo. Ele me ajuda numa faixa de vibracao de videncia as vezes muito diferente e indo a profundezas nao alcancadas pelos outros companheiros. As vezes se apresenta um cigano com turbante, ficando duvidas se realmente e cigano.

    RESPOSTA

    Vamos a fatos meu irmão, não sei se você conhece a história do Caboclo das 7 Encruzilhadas, as vezes o mesmo aparecia aos videntes (espiritas) como indigena(caboclo), as vezes como um padre Jesuita, mas o que vale é o que vos repassa e nem sempre o que você consegue enxergar, ou seja, se ele diz ser um Cigano, então aceite tal fato.

    O que importa se ele tenha sido cigano em vida?

    Acredito que em nada importa.

  73. Carla said

    Ola gostei muito pelo seu trabalho por favor me tire uma duvida,é normal uma entidade ser chamada de um nome em uma casa e em outra casa o zelador diz nao, que se chama outro nome ,e a propria entidade fala que nao , e diz um nome totalmente diferente dos dois

    RESPOSTA

    Quem sabe seu nome?

    Você ou algum desconhecido?

    Lógico que é você, então o nome de seu Guia é o que Ele lhe deu e não o nome que deram a Ele.

  74. Alice said

    Excelente ´materia Alex, por inccrivel que pareça tb tenho muitas dúvidas a esse respeito, talvez seja por isso que em quase 2 anos dentro de um terreiro eu mal consegui dar passagem pra meus guias, coisa que não foram todos ainda claro, pois só fui descobrir sobre animismo depois que sai e fui para uma casa kardecista, embora o diriginte dos trabalhos tb é muito aberto quanto ao estudo direcionada na umbanda.
    Adoro tudo o que vc escreve, pq aprendo muito e tiro muitas dúvidas tb.
    Que DEUS o ilumine sempre amigo.

  75. sergio filho de umbanda said

    Alguem ja houviu falar do exú SETE CALDEIRÃO? TEM PONTO E IMAGEM DELE? Gostaria de saber sua historia? Obrigado e um grandioso Abraço!!!

    RESPOSTA

    Ouvir falar é muito vago espero que alguem lhe ajude, eu já ouvi falar, mas nunca conheci um Médium que trabalha com esse Exú nem mesmo sei nada sobre o mesmo.

  76. moa said

    nuuussa amei este site!!!gostaria de saber sobre a cigana odara foi com esse nome q ela veio ate mim…valeuuu!!!se existe msmo esse nome a vida dela e tal..dsde ja agradeço

    RESPOSTA:

    Muitos podem achar estranho quando vocês duvidam dos nomes dados pelos seus próprios Guias, mas eu lembro que no meu inicio também era assim, ou seja, vinha cada nome que muitas vezes duvidei, até após a confimação dada pelo meu Pai no Santo/ Guia Chefe da Casa eu tinha dúvidas, pois não achava nada a respeito dos mesmos na internet, nem mesmo um Ponto Cantado, o que mais me deixou com duvidas foi o Cigano que trabalho, este deu uns tres nomes e o que mais eu fiquei intrigado foi quando Ele disse que são dados esses nomes apenas por nossa dificuldade de concentrar com um determinado espirito sem que este tenha um nome, nossos irmãos Espíritas não se importam com nomes e sim com a intenção do Espirito em Terra, então eu digo a ti que o nome dado poderá ser ou não, pois o mesmo existe, ou seja, existe um Espírito com esse nome, talvez não se escreva como você digitou, mas a pronuncia é a mesma, aproveite e leia o texto: APRENDENDO SOBRE SEU GUIA

  77. mary said

    trabalho a algum tempo com a cigana sulamita gostaria de saber mais sobre ela.se foi sacasda com quem, como foi a vida dela essas coisas e se possivel gostaria de ver e real foto ou imagem dela….procuro algo sobre ela a tempos e não encontro…se puderem me ajudar ficaria muito grata!!!

    RESPOSTA

    Mary se você não entendeu o texto ficará dificil lhe repassar algo, de nada adianta você saber histórias de contadas por outros Médiuns que tem a Cigana Sulamita também, pois a que você trabalha é diferente da que os outros trabalham, cada espirito é Uno, chegam na mesma vibração, tem os mesmos nomes, mas de forma alguma são os mesmos. Tente entender dessa forma e rogue confirmação a respeito de “sua” Cigana.

  78. sonia said

    PRECISO SABER ALGO SOBRE A MINHA CIGANA

    SEI APENAS Q E CASADA E CHAMA-SE SAIONARA
    VC PODE ME AJUDAR

  79. sonia de oyá said

    costaria de saber sobre a vida da maria patilha minha pombo-gira

    RESPOSTA:

    Leia o texto: APRENDENDO SOBRE SEU GUIA

  80. julio said

    novamente obrigado me dispertou para muitas coisas gostei valeu um abraço!!!!!!!

  81. Jane said

    Excelente explicação. Serviu para esclarecer muitas de minhas duvidas. Pois,estou em desenvolvimento e me disseram q minhas entidades quando estao em terra,nao fumam e tbm nao se ajoelham,isso gerava uma duvida da existencia real deles,mas ja estou ciente q isso leva tempo para q tudo se acomode da maneira dos guias e do medium.
    Sei q tenho uma cigana e uma pomba gira cigana,porem, nada sei sobre elas,mas as sinto como grandes amigas junto comigo e isso me deixa muito feliz …
    Salve Povo Cigano !!!

  82. Raimunda Barbosa said

    Grata pela resposta.

  83. Regina said

    olá ,

    a minha moça , deu o seu nome a pouco tempo , e disse se chamar Rosa Vermelha Cigana , mas o meu exu que ainda não deu o nome , só pede entregas na calunga , isso é possivel ?Poderia me ajudar , pra que eu não começe a duvidar do que esta acontecendo no meu desenvolvimento …

    RESPOSTA

    Eu não sei qual tipo de entregas você fala e o nome da Moça é Cigana Rosa Vermelha

  84. sandra blesing said

    Obrigada pela dica, já tinha lido o artigo que vc me mandou, não quero copiar ou praticar o animismo, somente gostaria de conhecer , saber desta cigana, porque as vezes acho que ela não existe com este nome , pois não encontro nada sobre ela, como por exemplo a vida, se ela era casada, quando morreu, de que família era, enfim este tipo de sabedoria eu gostaria de ter, para poder estar em conexão com meu guia. Felizmente não sou do tipo de médium que lê e depois fingi e fala sobre o que leu como se fosse o guia, tenho meus pés muito no chão e não brinco com isto. Já trabalho a bastante tempo dentro de terreiro, tenho vários guias firmados e um Exú assentado. Gostaria de saber sobre sua vida, de onde venho , enfim…. Mas mesmo assim muito obrigada.
    Atenciosamente
    Sandra de Obaluaê.

  85. wallacevalle said

    Gostaria de saber se existe um sete flechas da mata virgem.desde já gradeço o artigo que me mandaram

    RESPOSTA

    Sim existe isso posso lhe garantir

  86. PAULA said

    ADOREI GSOTARIA QUE ME MANDE MAIS SOBRE ESSE TEMA PARA O MEU E-MAIL MUITO GRATA BEIJOS

  87. adriane saraiva said

    adorei a “coincidência” foi postada no dia do meu aniversário

    RESPOSTA:

    Você ainda acredita em coincidências?

    rs

  88. adriane saraiva said

    adorei mas quero mais ,me mande o que puder
    um forte axé

    RESPOSTA:

    Entre em nosso grupo, assim você receberá todas as nossas publicações

  89. Bárbara Maria de Oliveira said

    Ao querido irmão de fé Bençãos de Oxala. Muito bom o material para estudo,fiquei satisfeita. Abraços

  90. SOLANGE said

    simplesmente amei,se puder escrever mais sobre o assunto ficarei grata…
    add nos meu favorito..
    q oxalá te abençoe

  91. og aprendizado said

    Ola amigo voce deve imaginar o bem que esta fazendo a uma grande parte de umbandistas que passam por essa dificildade, parabens pelo texto e se puder nos enviar mais textos referente a incorporaçao meu e mail esta ai… muito axe a voce e todos os seus

Os comentários estão fechados.

 
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 38.594 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: