POVO DE ARUANDA

ANUNCIE AQUI! povodearuanda@povodearuanda.com.br

PRETOS VELHOS

Publicado por Administrador em setembro 10, 2007


pv.jpg

ORAÇÃO A PAI BENEDITO DE ARUANDA

Salve São Benedito!

Saravá o Cruzeiro Santo das Almas!

Saravá o bondoso preto-velho de Umbanda Pai Benedito de Aruanda, alma bendita e abençoada, que um dia nasceu nas terras da velha mãe África.

Suplico a tua força para me desamarrar dessas amarguras que depositaram em minhas costas.

Pai Benedito de Aruanda, fostes um grande rezador e curandeiro; livravas os infelizes das ganas dos males físicos e espirituais, me ajude agora e sempre, por onde meus pés cansados caminhar.

Cruza a tua pemba imaculadamente branca, como são teus cabelos, pedindo o Pai Olorum, Pai Zambi, Pai Oxalá para trazer paz em minha vida e a angústia do meu coração desaparecer.

Ao fumar o teu cachimbo, tua fumaça faz desenhos no ar, carregando o medo, a calúnia e tudo o que venha fazer meu coração sofrer.

Oh! Meu Pai Benedito de Aruanda , com tuas ervas reze para abrir meus caminhos, espantando meus inimigos, os feitiços e as ciladas bem armadas, me livrando e livrando meu Anjo da Guarda.

Grande preto-velho da seara da Umbanda, vencedor de muitas demandas, pois nunca vi perder uma parada, me dê às vitórias que preciso.

As Santas Almas te rendem homenagens meu bom preto-velho e as almas sofredoras como eu, pede a tua luz para clarear quem vive em trevas.

Pai Benedito de Aruanda , a partir de agora, respiro de alívio, pois sei, que diante desta reza, o meu hoje, o meu amanhã e o meu sempre, serão de alegria e de muitas felicidades.

Saravá! Ao grande Pai Benedito de Aruanda.

[Alex de Oxóssi]

PRECE POEMA A “PAI BENEDITO DE ARUANDA”

Ronaldo Linares
Meu bondoso Preto-Velho!
Aqui estou de joelhos, agradecido contrito, aguardando sua benção.
Quantas vezes com a alma ferida, com o coração irado, com a mente entorpecida pela dor da injustiça eu clamava por vingança, e Tu, oculto lá no fundo do meu Eu, com bondade compassiva me sussurravas ESPERANÇA.
Quantas vezes desejei romper com a humanidade, enfrentar o mal com maldade, olho por olho, dente por dente, e Tu, escondido em minha mente, me dizias simplesmente:
” Sei que fere o coração a maldade e a traição, mas, responder com ofensas, não lhe trará a solução. Pára, pensa, medita e ofereça-lhe o perdão. Eu também sofri bastante, eu também fui humilhado, eu também me revoltei, também fui injustiçado.
Das savanas africanas, moço, forte, livre, num instante transformado em escravo acorrentado, nenhuma oportunidade eu tive. Uma revolta crescente me envolvia intensamente, por que algo me dizia, que eu nunca mais veria minha Aruanda de então, não ouviria a passarada, o bramir dos elefantes, o rugido do leão, minha raça de gigantes que tanto orgulho tivera, jazia despedaçada, nua, fria, acorrentada num infecto porão.
Um ódio intenso o meu peito atormentava, por que OIÀ não mandava uma grande tempestade? Que Xangô com seus raios partisse aquela nave amaldiçoada, que matasse aquela gente, que tão cruel se mostrara, que até minha pobre mãezinha, tão frágil, já tão velhinha, por maldade acorrentara. E Iemanjá, onde estava que nossa desgraça não via, nossa dor não sentia, o seu peito não sangrava? Seus ouvidos não ouviam a súplica que eu lhe fazia? Se Iemanjá ordenasse, o mar se abriria, as ondas nos envolveriam; ao meu povo ela daria a desejada esperança, e aos que nos escravizavam, a necessária vingança.
Porém, nada aconteceu, minha mãezinha não resistiu e morreu; seu corpo ao mar foi lançado, o meu povo amedrontado, no mercado foi vendido, uns pra cá, outros pra lá e, como gado, com ferro em brasa marcado.
Onde é que estava Ogum? Que aquela gente não vencia, onde estavam as suas armas, as suas lanças de guerra? Porém, nada acontecia, e a toda parte que olha, somente um coisa via… terra.
Terra que sempre exigia mais de nossos corpos suados, de nossos corpos cansados.
Era a senzala, era o tronco, o gato de sete rabos que nos arrancava o couro, era a lida, era a colheita que para nós era estafa, para o senhor era ouro.
Quantas vezes, depois que o sol se escondia, lá no fundo da senzala, com os mais velhos aprendia, que no nosso destino no fim não seria sempre assim, quantas vezes me disseram que Zambi olhava por mim.
Bem me lembro uma manhã, que o rancor era grande, vi sair da casa grande, a filha do meu patrão. Ingênua, desprotegida, meu pensamento voou: eis a hora da vingança, vou matar essa criança, vou vingar a minha gente, e se por isso morrer, sei que vou morrer contente.
E a pequena caminhava alegre, despreocupada, vinha em minha direção, como a fera aguarda a caça, eu esperava ansioso, minha hora era chegada. Eu trazia as mãos suadas, nesse momento odioso, meu coração disparava, vi o tronco, vi o chicote, vi meu povo sofrendo, apodrecendo, morrendo e nada mais vi então. Correndo como um possesso, agarrei-a por um braço e levantei-a do chão.
Porém, para minha surpresa, mal eu ergui a menina, uma serpente ferina, como se fora o próprio vento, fere o espaço, errando, por minha causa, o seu bote tão fatal; tudo ocorreu tão de repente, tudo foi de forma tal, que ali parado eu ficara, olhando a serpente que sumia no matagal.
Depois, com a criança em meus braços, olhei meus punhos de aço que a deviam matar… olhei seus lindos olhinhos que insistiam em me fitar. Fez-me um gesto de carinho, eu estava emocionado, não sabia o que falar, não sabia o que pensar.
Meus pensamentos estavam numa grande confusão, vi a corrente, o tronco, as minhas mãos que vingavam, vi o chicote, a serpente errando o bote… senti um aperto no coração, as minhas mãos calejadas pelo machado, pela enxada, minhas mãos não matariam, não haveria vingança, pois meu Deus não permitira que morresse essa criança.
Assim o tempo passou, de rapaz forte de antes, bem pouca coisa restou, até que um dia chegou e Benedito acabou…
Mas, do outro lado da morte eu encontrei nova vida, mais longa, muito mais forte, mais de amor e de perdão, os sofrimentos de outrora já não importam agora, por que nada foi em vão…
Fomos mártires nessa vida, desta Umbanda tão querida, religião do coração, da paz, do amor, do perdão”.
Pai Ronaldo Antônio Linares, presidente da Federação Umbandista do Grande ABC e responsavel pelo Santuário Nacional da Umbanda

ORAÇÃO DOS PRETOS VELHOS

“Senhor, Nosso Pai, que sois o Poder, a Bondade, a Misericórdia, olhai por aqueles que acreditam em Vós e esperam por vossa bondade, poder e misericórdia. Dá Pai, aos que vacilam ao Vosso Poder, na Vossa Misericórdia e Bondade, a clareza de pensamento e abri-lhes, Senhor, os olhos para que pratiquem sempre o bem, a caridade para com os outros dentro da humildade de Vossa Sabedoria, reconhecendo assim a Vossa Existência, Poder e Misericórdia, bem assim, o Vosso Reino. Senhor, perdoa aqueles que a escuridão ainda não deixou ver os erros cometidos na sua passagem terrena. Dá, Senhor, a eles que sofrem a luz de Seu imenso Amor e da Sua Sabedoria. Que a sua luz nos ilumine neste mundo e em outros que ainda desconhecemos, e em todos os lugares por onde passarmos nos proteja. Oh ! Meu Pai Santíssimo !! A nós pecadores, aceita o nosso arrependimento dos erros que temos cometido. Pai, pela sua sagrada bondade e paixão, consenti que caminhe até vós pelo caminho da perfeição. Dá Senhor, orientação perfeita no caminho da virtude, único caminho pelo qual devemos trilhar. Misericórdia aos nossos inimigos. Perdão a todos os nossos erros, e que Vossa Bondade não nos falte hoje e sempre… Amém”.

ORAÇÃO AOS PRETOS VELHOS

Preto Velho
Carreteiro de Oxalá
Bastão bendito de Zâmbi
Mensageiro de Obatalá

Meu pensamento eleva-se ao teu espírito e peço Agô.
Que tuas guias sejam o farol que norteie minha vida,
Que vossa pemba trace o caminho certo para todos os meus atos,
Que vossas palavras, tão cheias de compreensão e bondade, iluminem minha mente e meu coração,
Que teu cajado me ampare em meus tropeços.

Ontem te curvastes aos senhores…
Hoje, ajoelho-me aos teus pés pedindo que intercedas junto a Oxalá por mim e por todos que neste momento clamam por vós.
Maleme e paz sobre meu lar e que a luz divina de Obatalá se estenda pelo mundo,
E que o grito de todos os orixás sejam o sinal de vitória sobre todas as demandas de minha vida.
Maleme as almas.
Maleme para todos os meus inimigos, para que saiam do negrume da vingança
E encontrem fonte fecunda e clara do amor e caridade.

PRECE AOS PRETOS VELHOS

Louvados sejam todos os pretos-velhos.
Louvados sejam vós que formais o santíssimo rosário da Virgem Maria.

Santas Almas Benditas, protetoras de todos aqueles que se encontram em
aflição. A vós recorremos espíritos puros pelos sofrimentos, grandiosos pela
humildade e bem aventurados pelo amor que irradiam, socorre-me pois
encontro-me em aflição.

Concedam-me meus bondosos pretos-velhos a graça de (pede-se a graça
que deseja alcancar) através da vossa intercessão junto a Santa Virgem
Maria, santíssima mãe de Deus e de todos nós.

Dai-me meus pretos-velhos um pouco de vossa humildade, de vosso
amor, e de vossa pureza de pensamentos, para que possa cumprir a minha
missão na Terra, seguindo todos os vossos exemplos de bondade.

Louvadas sejam todas as Santas Almas Benditas.
Tenham piedade de nós.

Assim seja.

ORAÇÃO DOS PRETOS VELHOS

Ao Sagrado Princípio do Todo invocamos, do mais íntimo de nossa Consciência, em sinal de reverência à Verdade, ao Amor e à Virtude, propositando cooperar junto às Legiões de Pretos Velhos, Índios, Hindus e Caboclos, para os serviços que são chamados a desempenhar na Ordem Doutrinária.

Ao Cristo apelamos, como Diretor Planetário e Senhor dos Sete Escalões em que se distribui a Humanidade Terrestre, composta de encarnados e desencarnados, desejando oferecer colaboração eficiente, de caráter fraterno, em defesa da Verdade e da Justiça, contra aqueles que, contrariando os Sagrados Objetivos da Vida, se entregam aos atos que contradizem a Lei de Deus.

Conscientes da integridade da Justiça Divina, afirmamos a mais fiel e intensa observância dos Mandamentos da Lei, conforme o Divino Exemplo do Verbo Exemplar, para todos os efeitos invocativos. Acima de alternativas constituirá barreira contra o Mal, em qualquer sentido em que se apresente, venha de onde vier, seja contra quem for, conquanto que, em defesa da Verdade, do Bem e do Bom.

Conseqüentemente, que aos bondosos Pretos Velhos seja dado refletir, em seus trabalhos, os sábios e santos desígnios daqueles que, traduzindo a Divina Tutela do Cristo Planetário, assim determinarem das Altas Esferas da Vida.

Que as legiões de Índios, simples, espontâneas e valorosas, sempre maravilhosamente ligadas à natureza exuberante, possam agir sob a direção benévola e rigorosa dos Altos Mentores da Vida Planetária. Lutando pela Ordem e pelo Bem, pelo progresso no seio do Amor, que tenham de Deus as graças devidas.

Que às numerosas legiões de Hindus, profundamente ligadas às mais remotas Civilizações do Planeta, formando portanto nas Altas Cortes da Hierarquia Terrestre, sejam concedidas pelo Senhor Planetário as devidas oportunidades, para que forcem, sustentem e imponham a Suprema Autoridade. Que nesta hora cíclica, em que a Terra transita de uma para outra Era, as Mentes humanas possam receber os eflúvios da Pureza e da Sabedoria, a fim de que sintam os Divinos Apelos do Cristo, em favor dos Santos Desígnios do Pai amantíssimo, que é a divinização de todos os filhos.

Que as legiões de Caboclos, humildes e bondosos, tão ligadas aos que peregrinam a encarnação, para efeito de expiações, missões e provas, a todos possam envolver, proteger e sustentar, desde que se esforcem a bem da Moral, do Amor, da Revelação, da Sabedoria e da Virtude, pois que, fora dessa Ordem Doutrinária, não há Evangelho

About these ads

26 Respostas para “PRETOS VELHOS”

  1. leandro disse

    angola!queria saber algo mais aprofundado sobre meu pai preto velho,pois recebo um muito velhinho me trava as duas pernas!mas ele não esta totalmente esclarecido pois sei que ele esta me pedindo mais espaço!força e luz!saravá

    RESPOSTA:

    Leia o texto: APRENDENDO SOBRE SEU GUIA (clique)

  2. Valdice Bricidio disse

    Oi, estou passando por um momento muito díficil e sentir verdadeiro alivio ao ter logo pela manhã estas orações tão lindas que só fazem aumentar a minha fé em Deus e nos pretos e pretas velhas. Há um tempo atrás minha mão recebia um preto velho lindo e sinto que tenho que cuidar do que ela deixou para trás o que faço agora pois sinto algumas complicações em minha vida devido a este fato.

  3. marcelo moacir disse

    Gostei muito da oração. Gostaria de saber onde comprar uma escultura do preto velho aqui em Salvador-Ba.

  4. ALESSANDRA disse

    adorei o site de vcs.

  5. ALESSANDRA disse

    Boa tarde,gostaria muito fazer uma homenagem a preta velha da minha casa vovó ana da bahia teria como vcs me enviarem alguma coisa ou me darem alguma ideia.
    obrigado fiquem com Deus.

    RESPOSTA

    O melhor seria você ver com a própria Vovó, pois para esses espírito qualquer homenagem é motivo de muita alegria para eles, use sua intuição nada melhor para uma linda homenagem, mesmo porque eu não conheço esse espírito.

  6. messias azevedo santos disse

    Sei que recebo ajuda e proteção de uma entidade, o que devo fazer para identifica-la e corresponder todo esse benefício.

    RESPOSTA

    Estudo e trabalho com a espiritualidade.

  7. kaio felipe noronha disse

    adoro a unbanda o candonble e quero saer como rezar e assender vela para preto velho e oxum

  8. Lfp disse

    A alguns dias tenho o meu coração triste…senti uma grande vontade de encontrar uma oração aos pretos velhos…não conseguia tirar isso da cabeça e então procurei na net..
    Encontrei o site e fiquei muito feliz…que jesus permita a vitória de minha causa com a juda do Pai Benedito e seus soldados!
    Adorei as orações…muito lindas!
    Senti um gd alívio ao orá-la!
    Peço a proteção de Pai Benedito e de todos os pretos velhos!
    Mesmo sendo de outra linha, gosto muito da umbanda..é maravilhosa a doutrina, qdo é levado a sério como aqui.Parabéns! Orem por minha causa, que eu já entreguei ao pai benedito!
    Salve!!

  9. Letícia Carvalho disse

    Gostaria de saber se tem uma oração específica para Preta Velha Vovó Cambina de Aruanda

  10. lisane lipke disse

    pesso proteçao do preto velho para mim e meus filhos joao leno e leticia bernardini e dejanir bernardini para tirar e proteger de madia negra e ollho gordo

  11. ivete alves de oliveira lopes disse

    fiquei muito feliz de ter encontrado essa oração dos pretos velhosfiz a oração de manhã e me senti mais aliviada peço proteção para mim eminha familhia

  12. Emerson disse

    Olá, gostaria de saber mais sobre pretos velhos?
    Por jentileza gostaria de saber se realmente existe pretos velhos amarrado!?
    No centro onde estou em desenvolvimento me disseram q meu preto velho esta amarrado,e que demorara um dempo estimado p começar a trabalhar.
    E se isso realmente existe o que posso fazer p ir desamarrando o meu preto velho, quando estopu no centro sinto muita dor nas costa sei q isso e meu preto velho q encosta em mim.

    Agradeço desde ja

    RESPOSTA

    Caro irmão,

    isso não existe, talvez seja um erro a forma deles dizerem AMARRADO, poderiam falar o que realmente é, ou seja, você ainda não está preparado para receber seu Guia, ou ainda que o Guia está “encaixando-se” ao seu corpo, que é seu caso, tanto que é que você sente as dores nas costas, daqui a pouco sentirá nas pernas e alguns tremores nas pernas e mãos, é sinal que não demora muito para seu lindo Guia chegar. Talvez meu irmãos não seja por maldade e sim por ignorância que eles afirmam que seu Preto-Velho esta amarrado, por desconhecer fatores do espirito e da mediunidade, espero ainda que você aceite por um breve tempo o que no Terreiro lhe repassa, mas que saiba que o termo usado é errado e que você já sabia disso, espere até começar receber seu Guia que talvez Ele mesmo fale a respeito disso a todos do Terreiro.

    Meu irmão, não quero ser dono da verdade alheia, apenas da minha verdade e esta acima que descrevo é a minha verdade, ou seja o que vivo dentro da Umbanda.

    Esteja sempre em paz e no que for possivel estamos aqui para auxiliar.

    Alex de Oxóssi

  13. Beatriz Espindola disse

    Gostaria muito de saber sobre a preta Maria do Rosario,na umbanda.Frequento um centro de umbanda,e sempre consulto com essa entidade,é maravilhosa,as coisas que ela fala,pode escrever acontece.Mas, entrei na internet para saber mais sobre ela ,e não encontrei nada.Se puderem me enviar alguma coisa sobre ela,ficarei agradecida.Um abraço.Beatriz.

    RESPOSTA:

    O correto seria perguntar a Entidade, leia o texto: APRENDENDO SOBRE SEU GUIA (clique)

  14. estela disse

    estou fazendo um gd pedido aos pretos velhos.alcancando a graca pedida,pois estou sofrendo mt,por um amor q parece impossivel,mas q ja amei,e se deixou amar.q volte a me falar,e a ficar ao menos meu amigo.unam-se a mim santas almas em aflicao tb.

  15. Mário Luiz disse

    Muito legal saber que pessoas como vc ainda fazem a diferença a favor da fé!Gostaria de saber se Preto do Congo é uma entidade?
    Muito axé!

    RESPOSTA

    Existe uma Legião de espíritos que denominam Legião de Pai Congo ou Legião do Rei de Congo, que é comandada pelo próprio, integrada pelas Falanges do Povo do Congo, conheço ainda Rei Congo Mujongo, Preto Velho do Congo eu já vi uma imagem deste velho onde este está usando um terno branco, o que alude que ele foi alforriado, mas não confio muito em imagens e definições através das mesmas, já vi esse “Nego Véio” trabalhando em um Terreiro, onde realizava verdadeiros milagres. Entenda ainda a palavra CONGO, tal como ANGOLA, onde determina a que Falange determinado Guia pertence, ou ainda qual sua origem de Trabalho/nascimento.

    Espero que eu tenha ajudado

  16. Ana Maria disse

    Como é bom termos esses maravilhosos e respeitaveis Pretos Velhos que tanto nos ajudam. Salve os Pretos Velhos!!!

  17. Carlos disse

    Gostaria de saber se tem uma oração especifica para irradiação dos pretos velhos ou seja pra chama-los para trabalhar

  18. ana disse

    meus amigos gostaria de saber se ha alguma reza que eu possa fazer para dessamarrar o meu noivo pk ele foi amarrado por outra mulher e nao sei mais o que fazer para o livrar

    RESPOSTA

    Procure um Terreiro

  19. Marcelus disse

    Olá! eu queria Saber se Pai Benedito é o mesmo que Pai Benedito Juremeiro?
    Por quê mim Disseram… que eu era de Pai Benedito Juremeiro!

    RESPOSTA

    Pai Benedito existe o de Aruanda, Juremeiro, das Almas, do Cruzeiro, de Angola, entre outros.

  20. simone disse

    gostei muito dos ponto cantados mas assim de uma entidade gostei de 2 da outra gostei de3 e assim por diante como posso a diquirir

  21. Maria Ap. B. da Silva disse

    gostaria de saber se tem a oração de Pai Francisco?

  22. quais velas poderia acender para o meu anjo da guarda poderia me responder.

    RESPOSTA

    Sempre vela branca, querendo melhores resultados acenda uma vela comum por 7 dias, ou simplemente acenda uma vela de 7 dias.

  23. Claudia disse

    Oi! Adoro os pretos velhos e, em especial, Mãe Maria Conga. Entretanto, não consigo achar uma oração específica da Mãe Conga. Poderiam me ajudar enviando alguma ou me indicando onde encontrar?Abração e muita Paz

  24. rene m. junior disse

    caros irmãos
    estou a procura de um quadro antigo de pai joaquin, trabalho com a linha de pretos velhos em um terreiro aqui em SP. Esse quadro significa muito para mim, se alguem tiver e queira se desfazer ou conhece um lugar que eu possa obte-lo mande um e-mail.
    Ficaria muito grato… salve.

  25. VOU FAZER ESSA ORAÇÃO disse

    VOU ULTILIZAR DESSA HUMILDADE É LINDA ORAÇÃO. DEUS TE ABENÇÕE. UMA ORAÇÃO DESSA É SEMPRE BEM VINDA NUM TERREIRO DE UMBANDA, OU PARA UM IRMÃO NECESSIDADO

  26. jesuino do nascimento disse

    Gostei demais das orações aos preto velho. Achei um quaro do preto velho jogado no lixo. POSSO COLOCÁ-LO NA PAREDE MINHA CASA?

    RESPOSTA:

    Caro irmão,

    eu não colocaria em minha residencia.

Os comentários estão fechados.

 
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 32.114 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: