A ORIGEM DAS PALAVRAS UMBANDA E QUIMBANDA


UMBANDA

É nosso dever, trazer para nossos irmãos umbandistas, esclarecimentos sobre os cultos afro-brasileiros; é o que fazemos através de nossas Pesquisas Ecléticas.

Muitos têm compreendido o termo de origem da palavra Umbanda ao contrário da fonte verdadeira na qual se originou.

Pois bem. Quem está com a palavra sobre essa explicação é o saudoso Tata Ti Inquice, Tancredo, eu apenas transcrevo o tema.

Esse vocábulo, Umbanda, tem sua origem no substantivo feminino do segundo gênero (Banda). Banda tem origem no dialeto Banto, e quer dizer lugar, cidade; o vocábulo (Umbanda) nasceu do nosso linguajar, porque o sentido real de banda é, todos vindos de diversos lugares ou reunidos daqueles lugares.

Pelo entrosamento do dialeto Banto e o idioma falado no Brasil (português), surgiu o impulso do conjunto e traços culturais estreitamente ligados entre si, formando a palavra Um – Banda, pois Um é o adjetivo único, contínuo, singular, indivisível, e juntando este ao substantivo, expressou-se dentro nosso linguajar, a palavra Umbanda.

O dialeto, os costumes morais e as crenças religiosas deram os traços marcantes e culturais no nosso linguajar, pelo fenômeno da acomodação e os complexos das palavras em nosso idioma devido à essa aculturação.

Portanto uma coisa é certa, nosso idioma recebeu dentro do seu conteúdo gramatical, grandes influências dos dialetos africanos.

QUIMBANDA

Com esse vocábulo,Quimbanda, acontece a mesma incompreensão sobre o seu termo de origem.

Muitos chegam a afirmar que Quimbanda é o lado negativo da Umbanda; e para ser mais claro, dizem, onde se pratica a magia negra.

Como nós já sabemos a magia não tem cor, nem é branca, nem é negra; magia é só uma. O bem ou o mal está na intenção de cada um, pois se é verdade que podemos pensar positiva ou negativamente, verdade é que tudo que desejarmos ao próximo, receberemos em dobro.

Entretanto este substantivo feminino, Quimbanda, não sofreu influência do nosso linguajar; ele acha-se dentro do nosso conteúdo gramatical, da mesma maneira real que surgiu de sua verdadeira fonte de origem, que é o Quimbundo*.

Então Quimbanda tem sua fonte de origem no Quimbundo que é uma mistura de dialetos africanos, criado pelo governo para ser ensinado nas escolas das colônias portuguesas, afim de que todos angolenses se entendessem entre si nas regiões tribais de Angola e Moçambique.

Baseado nesta estrutura vejamos: quim ou kim, quer dizer em linguagem africana, médico ou grão-sacerdote dos cultos Bantos. Banda quer dizer lugar ou cidade.

Resumindo, chegamos à conclusão de que em nosso idioma, quimbandeiro quer dizer Grão-sacerdote dos cultos Bantos, vindos de Angola, Moçambique e Benguela.

* Língua banta dos bundos ou ambundos (Angola, África); ambundo, andongo, bundo, dongo, luanda, quindongo, e língua de Angola.

ALQUIMIA

A Alquimia é filha da Cabala, assim sendo, vamos buscar nela alguma coisa sobre a geração humana.

Desnecessário seria explicar que o umbigo é uma cicatriz, vestígio da nossa – união com a Mãe Terra.

Este sinal, que tanto o homem como a mulher tem no seu organismo externo, poder-se-ia dizer que, este é o verdadeiro apêndice de igualdade entre os dois sexos. Os Mestres alquimistas, dizem que o umbigo é a ilha do mar do ventre, que é regido pelas águas. É o oásis intermediário entre os dois mamilos da mulher, e o externo do homem, e o jardim de Vênus ou dos Espérides que existe tanto no homem como na mulher.

Contudo sendo a Alquimia o estudo secreto mais adiantado do nível das leis cabalísticas de afinidade sobre a geração humana, que aqui divulgo para elevar os conhecimentos de seguidores da Umbanda, e por isso, não possa dar nenhuma explicação mais detalhada até chegar o momento certo, posso porém adiantar que o umbigo é a porta pela qual aparecem os Elementais na água, na terra, no fogo e no ar do nosso microcosmo.

O homem primitivo não era dotado desse sinal (umbigo) pelo menos no lugar onde o temos hoje, mas tinha algo em seu Chacra Frontal que muito parecia com o nosso umbigo atual.

As mulheres pitris tinham o seu filho em uma frondosa vegetação, onde hoje temos o nosso umbigo e o Chacra.

Depois, por autodefesa, foram exercendo uma verdadeira absorção do seu sentido de maternidade, de maneira que o filho fosse gerado internamente, sendo o umbigo o seu lugar de expulsão durante o parto.

Este porém, nunca esteve completamente fechado, servindo como via respiratória para o feto.

Por estes fatos se pode observar toda a metamorfose sofrida por esta parte do nosso organismo, isto é, olhos, nariz e útero, peças de inestimável valor no nosso conjunto fisiológico.

O mistério de nossa anatomia oculta, esta representado por três nós a saber:

1o O nó físico – umbigo
2o O nó psíquico – o ânus
3o O espiritual – no grande artelho do pé esquerdo, onde se fecha a nossa aura.

Estes representam os três círculos mágicos e se manifestam dentro dessa relação que representa o homem, o demoníaco e o Divino.

Os ocultistas, os iniciados e os agnósticos sabem que o macho e a fêmea voltarão a se fundir novamente no grande andrógino, no dia em que se abra outra vez o umbigo da mulher, para nele penetrar completamente o homem.

O umbigo fala, pois é a boca do nosso sexto corpo.

Certo tipo de sibilas e adivinhos, colocavam o ouvido esquerdo sobre o umbigo das vestais do templo e interpretavam em símbolos e mensagens os barulhos de seus ventres.

Os sacerdotes e sacerdotisas do Sol, pintavam no ventre (em ouro, os homens e em prata, as mulheres), um sol de raios refulgentes cujo centro era o próprio umbigo.

E não estaria completa esta enumeração se não nos referíssemos àquele maravilhoso cerimonial do aquelarre medieval, realizado em um altiplano do bosque onde existisse uma árvore com o tronco oco e furado a uma certa altura, para que servisse como caverna e altar onde se manifestaria a potestade do demônio.

A Alquimia mostra como era o nosso antecessor, o grande andrógino. Era uma criação da vida sexual e se bastava a si mesmo para procriar; não tinha porém umbigo, pois nascia unido por um cordão duplo, que se ajustava ao Chacra Frontal e ao Coronário, com os quais tinha a sua comunicação mãe-pai. Disto se depreende que o umbigo é o primeiro símbolo do homem fracionado em suas duas metades, fêmea e macho, e ao mesmo tempo a peça de engrenagem de ambos. Nos atos do coito primitivo e quase instintivo, não saberíamos dizer se existia a união dos umbigos.

Bibliografia:
TECNOLOGIA OCULTISTA DA UMBANDA
Tancredo da Silva Pinto

5 ideias sobre “A ORIGEM DAS PALAVRAS UMBANDA E QUIMBANDA

  1. paula

    oi minha curiosidade e saber se todas as mulheres tem pomba gira o se uma pessoa que nao sabe se tem o nao pode ter de alguma maneira e se vcs sabe aonde tem um terrero que tem passes e pomba gira

    RESPOSTA

    Todos e todas, ou seja, até mesmo homens as tem, onde tem um Terreiro com passe e Pombogira quase todos assim tem, eu posso falar que no Terreiro que sou filho tem, mas não sei onde você mora fica dificil lhe informar um endereço.

    Procure algum nesse link, envie um e-mail ou faça uma ligação para um numero de telefone de um terreiro que fica em sua cidade ou próximo da sua cidade.

    https://povodearuanda.wordpress.com/umbanda/terreiros-enderecos/

  2. ALESSANDRO

    MEU COMENTARIO ÉO SEGUINTE EU ENTENDO MUITA POUCA COISA SOBRE A UMBANDA MAS EU JA TRABALHO E COMO OS OUTROS FALÃO ME ENCORPORO MAS É A VIDA GOSTEI DAS PALAVRAS ACIMA

  3. gloria

    É muito proveitoso a todos nós q ouvimos muitos termos diferenciados segundo nossos chefes e demais irmaos de correntes, eclarecermos nossas dúvidas, nestas páginas escitas de maneira a tratar com seriedade e respeito quu o assunto merece junto aos preconceituosos leigos! Estou adorando.

  4. fabiana

    se entendi bem a umbanda e a kimbanda são exatamente a mesma religião muda somente o nome,faço parte de um terrero de umbanda na minha cidade,mas estou mudando para a Bahia,la e a terra do candomble,gostaria de saber se é a mesma religião,so muda o nome tambem.obrigada

    RESPOSTA

    Fabiana em minha região(interior do RJ) a Quimbanda/Kimbanda e a Umbanda são cultos distintos, ou seja, são duas Religiões, em alguns Terreiros de São Paulo a Quimbanda/Kimbanda passa ser uma das linhas da Umbanda, ou seja, é a Esquerda da Umbanda, no Sul a Quimbanda/Kimbanda volta a ser uma Religião distinta da Umbanda e que em muitos Terreiros eles tem espaços diferenciados para cultuar a Umbanda e a Quimbanda/Kimbanda. Segundo meus estudos a Quimbanda/Kimbanda tem culto próprio totalmente separado da Umbanda, então para mim Umbanda é Umbanda e Quimbanda/Kimbanda é Quimbanda/Kimbanda, e não há misturas entre si, senão deixariam de ser um culto puro e passariam a ser uma religião traçada com outra.

  5. Nelio M. paxoa

    gostaria de saber os seguinificados das paalavras

    1) Curandeiro, advinho.(9 letras)
    2) Pessoas. (5 letras)
    3) Pertence ao grande grupo de família de línguas africanas. (8 letras)
    4) Estalo com a língua e os lábios, que indica desprezo ou desdém.(6 letras)
    5) Vespas. (10 letras)
    6) Tipo de comida. (6 letras)
    7) Vestimenta. (5 letras)
    8) Arte de curar. ( 7 letras)
    9) Pequeno comércio. (8 letras)

Os comentários estão desativados.