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MEDIUNIDADES: ESPIRITA X UMBANDA

Posted by Administrador em janeiro 29, 2007


DIFERENCAS DE MEDIUNIDADE

“Pergunta : Existe alguma diferença entre a mediunidade da mesa kardecista (espírita) e a mediunidade de Umbanda ?

Resposta : Sim. A mediunidade no chamado espiritismo de mesa é acentuadamente mental, as comunicações são quase telepáticas, predominantemente inspirativas, isto é, os espíritos atuam mais sobre a mente dos médiuns, pois a atividade do espiritismo se processa mais no plano mental. Espiritismo de mesa não tem a missão de atuar no baixo astral contra os elementos de magia negra, como acontece com a Umbanda. Ele é quase exclusivamente doutrinário, mostrando aos homens o caminho a ser seguido a fim de se elevarem verticalmente a Deus. Sua doutrina fundamenta-se principalmente na reencarnação e na Lei da Causa e do Efeito. Abre a porta, mostra o caminho iluminado e aconselha o homem a percorre-lo a fim de alcançar a sua libertação dos renascimentos dolorosos em mundos de sofrimentos, como é o nosso atualmente, candidatando-se à vivência em mundos melhores. Em virtude disso, a defesa do médium kardecista (espírita) reside quase exclusivamente na sua conduta moral e elevação dos sentimentos, portanto os espíritos da mesa kardecista (espírita), após cumprirem suas tarefas benfeitoras, devem atender outras obrigações inadiáveis.

É da tradição espírita kardecista (espírita) que os espíritos manifestem-se pelo pensamento, cabendo aos médiuns transmitirem as idéia com o seu próprio vocabulário e não as configurações dos espíritos comunicantes.

Em face do habitual cerceamento mediúnico junto às mesas kardecistas (espírita), os
espíritos tem de se limitar ao intercâmbio mais mental e menos fenomênico, isto é, mais idéias e menos personalidade. Qualquer coação ou advertência contraria no exercício da mediunidade reduz-lhe a passividade mediúnica e desperta a condição anímica. Por esta razão há muito animismo na corrente kardecista (espírita).

A faculdade mediúnica do médium ou cavalo de Umbanda é muito diferente da do médium kardecista (espírita), considerando-se que um dos principais trabalhos da Umbanda é atuar no baixo astral, submundo das energias degradantes e fonte primaria da vida.

Os médiuns de Umbanda lidam com toda a sorte de tropeços, ciladas, mistificações, magias e demandas contra espíritos sumamente poderosos e cruéis, que manipulam as forcas ocultas negativas com sabedoria. Em conseqüência o seu desenvolvimento obedece a uma técnica especifica diferente da dos médiuns kardecista (espírita)s. Para se resguardar das vibrações e ataques das chamadas falanges negras, ele tem de valer-se dos elementos da natureza, como seja : banhos de ervas, perfumes, defumações, oferendas nos diversos reinos da natureza, fonte original dos Orixás ,Guias e Protetores, como meios de defesa e limpeza da aura física e psíquica, para poder estar em condições de desempenhar a sua tarefa, sem embargo da indispensável proteção dos seus Guias e Protetores espirituais, em virtude de participarem de trabalhos mediúnicos que ferem profundamente a ação dos espíritos das falanges negras, isto e’, do mal que os perseguem, sempre procurando tirar uma desforra. Por isso a proteção dos filhos de Terreiro é constituída por verdadeiras tropas de choque comandadas pelos experimentados Orixás, conhecedores das manhas e astucias dos magos negros. Sua atuação é permanente na crosta da Terra e vigiam atentamente os médiuns contra investidas adversas, certos de que ainda é muito precária a defesa guarnecida pela evocação de pensamentos ou de conduta moral superior, ainda bastante rara entre as melhores criaturas. Os Chefes de Legião, Falanges, Sub-falanges, Grupamentos e Protetores, também assumem pesados deveres e responsabilidade de segurança e proteção de seus médiuns. É um compromisso de serviço de fidelidade mutua, porem, de maior responsabilidades dos Chefes de Terreiro.

Dai as descargas fluidicas que se processam nos Terreiros, após certos trabalhos, com a colaboração das falanges do mar e da cachoeira, defumação dos médiuns e do ambiente e dando de beber a todos água fluidificada. Espirito que encarna com o compromisso de mediunidade de Umbanda, recebe no espaço, na preparação de sua reencarnação, nos seus plexos nervosos ou chacras, um acréscimo de energia vital eletromagnética necessária para que ele possa suportar a pesada tarefa que irá desempenhar.

Na corrente kardecista (espírita), isto não é necessário, em virtude de não ter de enfrentar trabalhos de magia negra, como acontece na Umbanda, e mesmo permitir aos guias atuarem-lhe mais fortemente nas regiões dos plexos, assumindo o domínio do corpo físico e plastificando suas principais características. Enato vemos caboclos e pretos-velhos revelarem-se nos Terreiros com linguagem deturpada para melhor compreensão da massa humilde, assim como as crianças, encarnando suas maneiras infantis para melhor aceitação das mesmas. “

No livro “Lições de Umbanda e Quimbanda na Palavra de Um Preto-Velho” – W. W. da Matta e Silva, há um relato de Pai Ernesto de Moçambique sobre a diferença entre a mediunidade da “mesa kardecista (espírita)” e a mediunidade de Umbanda :

(Não existe a Religião ou denominação Kardecista e sim Espírita, este é o motivo de ter entre parenteses a palavra “espírita”, ou seja, foi adicionada por mim (ALEX) e não pelo Autor)

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8 Respostas to “MEDIUNIDADES: ESPIRITA X UMBANDA”

  1. leandro spini said

    eu gostaria de saber pq as entidades da umbanda fumam e bebem e as do kadercismo nao
    desde ja agradeso

    RESPOSTA

    Acabei de publicar um texto sobre o assunto FUMO E BEBIDAS (CLIQUE)

  2. Denise- RJ said

    Conheci seus artigos/respostas no site, gostei muito.
    Uma dúvida, eu já fui aos 17 anos de idade, iniciante em centro da Umbanda, e saí, por conta própria.Dizem que o médium tem depois uns castigos e a vida não “vai pra frente”.Isto tem muito tempo, hoje eu tenho 46 anos.Meus problemas psíquicos são constantes. como depressão ,etc.Minha família insite em eu retornar.Já fui médium de cento kardecista e saí,também.Sou médium de incorporaçao e tenho entidade do oriente.Pode indicar um local no Rio, onde eu possa conhecer e talvez trabalhar?

    RESPOSTA

    http://povodearuanda.wordpress.com/terreiros-enderecos/

  3. SHEYLA said

    Oi, mudei há pouco tempo p/ São José dos campos e tb procuro um terreiro p/ frequentar, desde já agradeço.
    Sheyla

    RESPOSTA

    Deixe um recado igual a esse na página: http://povodearuanda.wordpress.com/terreiros-enderecos/

  4. isabel said

    gostaria de endereçosdetereiros em sao josedoriopreto-sp

  5. ktilene said

    gostaria de uma indicação pra um terreiro
    serio……….queria conheçer
    pra ver se iria me adaptar mais
    do que no que hj eu frequento

    RESPOSTA

    Como iremos indicar um local se você não nos fala onde você mora?(rs)

  6. andreia said

    romeu e sergio, desculpem por nao ter respondido, mas nao lembrava onde tinha deixado o recado,ainda nao encontrei nenhum terreiro!
    Sergio, onde fica o seu terreiro?
    a-narciso@hotmail.com

  7. Sérgio Henrique said

    Andreia,Romeu, sou Umbandista tenho um terreiro próprio em São José, hoje procuro um outro terreiro, para expandir meus conhecimentos, ou podemos trazer mais mediuns para trocar-mos ideias, e fazer este terreiro crescer para atendimentos e caridades.
    Hoje trabalho aos domingos as 18hs é um terreiro fundado pelo CABOCLO URUBATÃO, passado de minha mãe e eu hoje que vou tocando trabalhando com CABOCLO QUEBRA PEDRA, com linha de XANGO, estou aberto para conversa se interessar a vocês me escrevam
    sergio4307@terra.com.br

  8. Romeu said

    Prezada Andréia, pode pareçer estranho mais também sou médium de umbanda, vim do Sul para trabalhar aqui em São José dos CAmpos, estou com a familia e também estou a procura de um terreiro de umbanda em são josé..pesquisei muito na internet e hj achei o endereço da união regional umbandista de São José dos Campos: Rua Francisco A. Rodrigues, 108-Vila guaraní-São José dos CAmpos…não tinha telefone, mas se já achou algum lugar agradeceria se pudesse me indicar..trabalho a noite, se quiser ligar à noite após as 19 Hs meu fone é; 012-97496172

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