POVO DE ARUANDA

ANUNCIE AQUI! povodearuanda@povodearuanda.com.br

PONTOS CANTADOS

Posted by Administrador em dezembro 28, 2006


1) Pontos de Louvação

Geralmente no inicio da sessão quando são homenageados todos os Orixás e linhas auxiliares que trabalham na umbanda, inclusive os Guias Chefes do Terreiro, que geralmente são aqueles do Pai ou Mãe no Santo.

2) Pontos de Segurança

Geralmente logo após a abertura seguem-se os pontos de Firmeza e Segurança, isto é Pontos que chamam e firmam as Entidades incumbidas da segurança Espiritual dos Médiuns e Terreiros. Ex: Sto.Antonio de batalha, faz de mim batalhador, corre gira a Pomba Gira, Tranca Rua e Marabô. Outro: Lá na Porteira coloquei meu Sentinela,(repete) lá na Porteira coloquei meu Sentinela, coloquei Exú…., tomando conta da Cancela.

3) Pontos de Chamada

São aqueles que iniciam logo apos a Segurança, a Chamada da Falange que vai trabalhar naquela Gira, ex. Caboclos, Pretos Velhos, Crianças, Exus.

Ex.: Tambor, tambor, vai buscar quem mora longe, repete
Xango la na pedreira, Ogum no Humaitá, Oxossi lá na mata e Iemanjá no fundo do mar.

4) Pontos de Trabalho

São pontos especiais cantados durante a sessão, para Trabalhos específicos, como por exemplo o Descarrego de alguma pessoa.

5) Pontos de Partida

São aqueles que após os Trabalhos da noite chamam a falange que trabalhou para partir. Ex; Cambono, camboninho meu, meu cambono
Olha que Exú vai ao ló
Ele vai, ele vai, Ele vai numa gira só.

6) Pontos de Encerramento da Gira

São Pontos de agradecimento a Jesus, a Deus, aos Protetores do Terreiro, pelos Trabalhos decorridos em boa ordem, e pedindo também paz no Terreiro, dos Médiuns, e Proteção durante seu retorno as suas residências.

Entenda que muitos outros pontos existem, inclusive aqueles que ficam louvando as Entidades da Falange de Trabalho da noite, durante as Consultas a Assistência. Importante saber que cada Orixá, cada tipo de Ponto, tem seu toque distinto de atabaque.

O que ocorre no “lado de Lá” enquanto cantamos os pontos?

Segundo o Espírito Angelo Inácio:

Os cânticos, além de identificarem cada Espírito que se manifesta, servem igualmente como condensadores de energia, uma espécie de Mantra, que são palavras consagradas por seu alto potencial de captação energética. É a Força Mágica da Umbanda.
Observei o ambiente Espiritual da Tenda. À medida que o povo cantava em ritmo próprio, parecia que imensa quantidade de Energia Luminosa ia se formando por cima da Assistência, segundo o “Ponto” cantado. De cores variadas, as energias iam se aglutinando na psicosfera ambiente e depois eram absorvidas pelas Auras de quantos ali estavam, além de agregarem em torno do Gongá. O fenômeno era maravilhoso de se ver. Em meio ao redemoinho de energias, Espíritos que se manifestavam na forma de Crianças canalizavam esses recursos para os Assistentes, que estremeciam ao receber o choque energético. Eram os fluidos que os atingiam e desestruturavam as criações mentais inferiores, os miasmas e os demais parasitas que se encontravam nas Auras dos participantes.

About these ads

5 Respostas to “PONTOS CANTADOS”

  1. antes tinha pontos em mp3 para ouvi pq vc tirou tava tao legaL ?

    RESPOSTA

    Porque muitos estavam reclamando que não conseguiam ouvir.

  2. Eliana rocha. said

    procurei pomto riscado dos cabclos e nao emcomtrei, pomtos riscados pai joaquim de aruanda nao emcomtrei. Onde procuro entao?

    RESPOSTA

    Aqui no site você não irá encontrar.

  3. bruna glaucia said

    gostaria de sabe varios pontos cantados de dona sete rosa e riscado tamben;

  4. isa said

    porque meu pai de santo me pedio um pomto riscado…..

    RESPOSTA

    Você deveria pergunta isso a ele.

  5. Alessandra said

    GOSTARIA DE CONHECER ALGUNS PONTOS CANTADOS DE EXÚ MARABÔ E PONTO RISCADO TAMBEM DESDE JÁ AGRADEÇO.SE FOR POSSIVEL ME MANDEM TAMBEM PONTO RISCADO DE MARIA MULAMBO MUITO OBRIGADO.

Os comentários estão fechados.

 
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 36.964 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: