POVO DE ARUANDA

ANUNCIE AQUI! povodearuanda@povodearuanda.com.br

Exu-Mirim

Posted by Administrador em dezembro 12, 2006


Exú-Mirim

Algumas Considerações sobre Exu-Mirim

Na religião de Umbanda existe uma linha muito pouco comentada e compreendida, sendo por isso mesmo muitas vezes deixada “de lado” dentro dos centros e terreiros. É a linha de Exu Mirim.

Tabu dentro da religião, muitos poucos trabalham com essas entidades tão controvertidas e misteriosas, chegando ao ponto de, em muitos lugares, duvidar – se muito da existência deles.

Na verdade, Exu Mirim é mais uma linha de esquerda dentro do ritual de Umbanda, trabalhando junto com Exu e Pombagira para a proteção e sustentação dos trabalhos da casa. Não aceitar Exu Mirim é proceder como em casas que não aceita – se Exu e Pombagira, mas que a partir do astral e sem que ninguém perceba, recebem a sua proteção. Afinal, “se sem Exu não se faz nada, sem Exu Mirim menos ainda”.

Não nos chega dentro da cultura dos Orixás (nagô) um culto a uma divindade ou “Orixá Exu – Mirim”, assim como não nos chega a existência de um “Orixá Pombagira”. Apesar disso, sabemos da existência de um Trono responsável pela força e vigor na Criação (Exu/Mehor Yê), assim como existe uma divindade – trono responsável pelo estímulo em toda a Criação (Pombagira/Mahor Yê). Sendo assim, também existe uma divindade fechada e não revelada, que sustenta a força da linha de Exu – Mirim. Seria o “Orixá Exu – Mirim” responsável por criar meios ou situações para o desenvolvimento do intelecto e o amadurecimento das pessoas (fator complicador). Dessa forma, enquanto Exu vitaliza os sete sentidos da vida e Pombagira estimula – os, Exu – Mirim traz situações e “complicações” para que utilizando o vigor e estimulados possamos vencer essas situações e evoluirmos como espíritos humanos.

Dentro da Umbanda não acessamos nem cultuamos diretamente o Orixá – Mistério Exu, mas sim o ativamos através de sua linha de trabalho formada por espíritos humanos assentados a esquerda dos Orixás. Também assim fazemos com o mistério Exu – Mirim, pois o acessamos através da linha de trabalho Exu – Mirim, formada por “espíritos encantados” ligados a essa divindade regente.

Os Exus Mirins (entidades) apresentam – se como crianças travessas, brincalhonas, espertas e extrovertidas. Não são espíritos humanos, pois nunca encarnaram, são “encantados” vivenciando realidades da vida muito diferentes da nossa.

Apesar de serem bem “agitados”, sua manifestação deve estar sempre dentro do bom – senso, afinal dentro de uma casa de luz, uma verdadeira casa de Umbanda, eles sempre manifestam – se para a prática do bem sobre comando direto dos Exus e Pombagiras guardiões da casa.

Podemos dizer que os Exus e Pombagiras estão para os Exus – Mirins como os Pretos – velhos estão para as crianças da Linha de Cosme e Damião.

Trazem nomes simbólicos análogos aos dos “Exus – adultos”, demonstrando seu campo de atuação, energias, forças e Orixás a quem respondem. Assim, temos Exus – Mirins ligados ao Campo Santo: Caveirinha, Covinha, Calunguinha, Porteirinha, ligados ao fogo: Pimentinha, Labareda, Faísca, Malagueta, ligados a água: Lodinho, Ondinha, Prainha, entre muitos e muitos outros, chegando ao ponto de termos Exus – Mirins atuando em cada uma das Sete Linhas de Umbanda.

Quando respeitados, bem direcionados e doutrinados pelos Exus e Pombagiras da casa, tornam – se ótimos trabalhadores, realizando trabalhos magníficos de limpeza astral, cura, quebras de demandas, etc. Utilizam – se de elementos magísticos comuns à linha de esquerda, como a pinga (normalmente misturado ao mel), o cigarro, cigarrilhas e charutos, a vela bicolor vermelha/preta, etc.

Uma força muito grande que Exu – Mirim traz, é a força de “desenrolar” a nossa vida (fator desenrolador), levando todas as nossas complicações pessoais e “enrolações” para bem longe. Também são ótimos para acharem e revelarem trabalhos ou forças “negativas” que estejam atuando contra nós, “desocultando -as” e acabando com essas atuações.

A Umbanda vai além da manifestação de espíritos desencarnados, atuando e interagindo com realidades da vida muitas vezes inacessíveis a espíritos humanos. Exu – Mirim muitas vezes tem acesso a campos e energias que os outros guias espirituais não têm.

Lembrem – se que a Umbanda é a manifestação de “espírito para a caridade” não importando a forma ou o jeito de sua manifestação.

Para aqueles que sentirem – se afim com a força e tiverem respeito, com certeza em Exu – Mirim verão uma linha de trabalho tão forte, interessante e querida como todas as outras.

Ponto Cantado para Exu – Mirim:

Pedra rolou em cima da samambaia

Em cima de Exu-Mirim balança mas não cai (BIS)

Exu-Mirim no morro tá batuqueiro

Batucava noite e dia derrubando feiticeiro (BIS)

Fernando Sepe (28/09/05)

http://blog.orunananda.zip.net

Mais Pontos Cantados para Exu-Mirim

Ele é Exu !

É Exu-Mirim !

Não me nega nada,

Sempre me diz sim !

Exu-Mirim é o meu Exu de fé!

Exu-Mirim é pequeno na quimbanda!

Exu-Mirim saravando a encruza,

Exu-Mirim vencendo suas demandas!

Boa noite gente , como vai ? Como passou? (bis)

Exu-Mirim é pequeninho, mais é bom trabalhador. (bis)

O mercê das minhas almas não zomba de mim

O mercê das minhas almas não zomba de mim

Eu sou pequeninho, eu sou Exu-Mirim

Eu sou pequeninho, eu sou Exu-Mirim

Palestra, do Rubens Saraceni explana sobre o Mistério “Exu Mirim”, destrinchando suas origens e seus campos de atuação.

http://www.archive.org/download/MisterioExuMirirm/saraceni__12_03_2006.mp3

About these ads

11 Respostas to “Exu-Mirim”

  1. deise said

    olá eu gostaria de saber + sobre a pombogira 7 mares

    RESPOSTA:

    Leia o texto: APRENDENDO SOBRE SEU GUIA (clique)

  2. jefferson said

    olá ,adorei essa explicações sempre quando eu kero esclarece duvida,sempre venho aqui nesse site e todas as minhas duvidas são esclarecidas
    gostaria de sabe sobre á entidade do SEU JOÃO CAVEIRA FUI NO CENTRO DE UMBANDA TRAÇADO COM CANBOMBLE ELE FALOU Q VAI ME ACOMPANHA E PROTEGE GOSTARIA DE SABE MAIS SOSBRE ELE OBRIGADO ….

    RESPOSTA:

    Leia o texto: APRENDENDO SOBRE SEU GUIA (clique)

  3. giuliano said

    Olá, tudo bem adorei teu site, muuito explicativo, mais gostaria de mais informacao sobre “EXU-CAPA PRETA”, pois e meu guia de frente obrigado.
    P.S se puder me mandar por e-mail.

    RESPOSTA:

    Giuliano só enviamos e-mails pelo grupo, leia o texto: APRENDENDO SOBRE SEU GUIA (clique)

  4. me gustaria saber si el exu mirim trabaja como guardian

  5. nahair macerone said

    me gustaria saberv si exu mirim es quuien te cuida de otros exu malos y si te ytrae el dinero

  6. Anônimo said

    Exu Mirim Pimentinha é Ere-Pedrinho na magia negra.

    RESPOSTA

    Discordo de você, mas cada um com seu cada um…

  7. GABRIEL said

    QUAL E A OFERENDA, ELE SEMPRE PEDE PEPSI QUANDO ELE VEM DIFICILMENTE VEM…

    RESPOSTA:

    Quando ele vier pede para perguntarem…

  8. GABRIEL said

    GOSTARIA DE SABER COMO QUE O PONTO RISCADOSDE EXUS MIRIAN-PQ ESTOU DESENVOLVENDO COM O EXU MIRIN BARAZINHO

    RESPOSTA

    Eu sempre aqui digo, ponto riscado é algo particular de cada Guia e procurar pontos de outros com mesmo nome, é a mesma coisa que cópia, isso atrapalha o médium na hora de riscar o ponto de seu Guia, esta é a melhor forma de animismo.

  9. nelcy said

    eu gostaria de saber mais sobre maria mulambo

  10. gostaria de saber como realizar pedidos ou trabalhos para exu mirim adorei o documentario acima, mas goataria que voceis pudessem me orientar mais pois tenho uma exu mirim e no terreiro aonde desenvolvi nao me ensinaram muito mas ele ajuda muito as pessoas e gostaria de aprender a lidar mais com essa entidade tão maravilhosa. obrigado

  11. gostaria de saber como realizar pedidos oi trabalhos para exu mirim adorei o documentario acima, mas goataria que voceis pudessem me orientar mais pois tenho uma exu mirim e no terreiro aonde desenvolvi nao me ensinaram muito mas ele ajuda muito as pessoas e gostaria de aprender a lidar mais com essa entidade tão maravilhosa. obrigado

Os comentários estão fechados.

 
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 38.576 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: