POVO DE ARUANDA

ANUNCIE AQUI! povodearuanda@povodearuanda.com.br

PRETOS VELHOS

Posted by Administrador em dezembro 6, 2006


00.jpg 

São muitas as lembranças da minha encarnação como escravo em uma fazenda de café no interior paulista. O som da chibata, os gritos dos feitores que saíam à caça dos escravos fugidos, as amas de leite obrigadas a amamentar os filhos da sinhá. Lembranças pungentes de muito sofrimento. Quando a princesa Izabel assinou a Lei Áurea, eu estava velho e muito doente.

A senzala era o único lugar onde o negro conseguia ser livre. Minha história de vida foi muito triste, mas aprendi muito. O sinhô era um homem muito refinado e não me tratava mal, mas a sinhá era uma mulher muito infeliz. Seu coração cheio de fel não sabia amar. Era temida e detestada. Por muito pouco mandava chicotear os escravos da senzala e o sinhô fazia todas suas vontades. Negrinhos eram afastados das suas mães, velhos escravos iam para o tronco e as escravas caseiras tremiam com as ordens da caprichosa sinhá. Eu não me queixava e jamais cultivei o ódio e a vingança. Alguns escravos odiavam os senhores com todas as forças até à morte. No plano espiritual, continuavam a perseguição perturbando os senhores com a força da magia negra e da vingança. Como é bom ser bom! Como é triste ser mau! Quantas lágrimas e sofrimentos os senhores plantaram através de suas atitudes. No entanto, todos caminharemos para a Eterna Felicidade! O caminho mais sublime é o Amor, mas alguns só evoluem através da Dor!

Eu era forte e jovem, mas quando meu grande amor foi vendido, capricho da sinhá, minha saúde nunca mais foi a mesma. Minha vida mudou bastante e o meu consolo eram as rezas. Jamais cultivei a revolta ou a vingança. Os Orixás me davam a paz e o consolo para suportar as provas daquela encarnação.

Pior que a escravidão os grilhões da maldade e do preconceito. Muito pior que nosso sofrimento era o peso dos pecados daqueles que oprimiam seus irmãos de cor.

No dia 13 de maio, a alforria! No entanto, as lembranças marcaram minha vida para sempre. Foi minha encarnação mais proveitosa. Nessa vida de martírios, cultivei a renúncia e a humildade.

Quando desencarnei, meu grande amor estava à minha espera. A linda escrava que eu amei e foi vendida já estava no Plano Espiritual ansiosa pelo meu retorno. Somos todos irmãos! Somos todos iguais!

Muito tempo se passou e agora estou novamente na Terra. Não como espírito encarnado, mas como pai velho trabalhando nos terreiros de Umbanda. Minha vestimenta astral é a de preto velho. Escolhi essa missão para estar mais perto dos meus filhos de fé. Muitos precisam de libertação, da alforria da paz e da fé. Essa é a missão dos pretos velhos! Conselho, resignação, amor e paz! Limpar com a fumaça do cachimbo os miasmas do mal e da doença.

Aceitei essa tarefa sublime por muito amar a Humanidade. Conheci o sofrimento, a humilhação e a pobreza.

Minha mensagem é de libertação! Filho de fé liberte-se dos grilhões do orgulho e do egoísmo. Se você está sofrendo, não desanime! Confie no Pai Oxalá que tudo vê e tudo sabe! Faça sua parte no aprimoramento espiritual e na reformulação das suas atitudes. Liberte-se das vibrações negativas do desânimo, da tristeza e do pessimismo. Ame a Terra! Colabore para que esse Planeta melhore cada vez mais e seja um grande Lar de Amor! Liberte-se do peso da angústia através do Amor! Perdoe seus inimigos, porque Oxalá é o exemplo de Perdão e Misericórdia!

Desejo que Oxalá o ilumine hoje e sempre! Nascemos para vencer e evoluir! Nascemos para conviver com Amor e tolerância! Somos todos irmãos! Nascemos para cumprir apenas uma passagem! A verdadeira vida é a vida espiritual!

Pai João das Almas (Mensagem psicografada por Sandra)

O querido pai velho Pai João das Almas nos acompanha desde o nascimento! Ele teve uma vida pregressa como escravo negro no Brasil. Todos os pais velhos que baixam nos terreiros foram escravos? Não. Eles tomam a forma de negro velho para trabalhar nos terreiros de Umbanda. No entanto, nem todos tiveram encarnações como escravos.

Os pretos velhos são os queridos mensageiros da paz, senhores da experiência e da humildade!

Representam Yorimá, Orixá primaz do Elemento Terra.
Segue-se os 7 Orixás menores, os guias e os protetores. Os Orixás menores são:

Pai Guiné
Pai Congo de Aruanda
Pai Arruda
Pai Tomé
Pai Benedito
Pai Joaquim
Vovó Maria Conga

Guias de Yorimá:

Pai Chico das Almas
Pai João d`Angola
Vovó Cambinda de Guiné, entre outros.

Os pretos velhos utilizam as rezas e os benzimentos. Seus benzimentos com a fumaça do cachimbo limpam a aura dos filhos de fé. Os pais velhos não são viciados no fumo. Os pais velhos evoluídos não precisam do fumo e nem do cachimbo no Plano Espiritual. Ao fumarem seus cachimbos veiculam com a fumaça fortes vibrações que limpam a Aura, desagregando as vibrações negativas que poderiam trazer doenças e sérias perturbações aos filhos de fé. O pai velho sabe como manipular a fumaça de um cachimbo. São vários os graus da evolução de um preto velho. No entanto, todos caminham para a Sabedoria Maior.

Suas mirongas são poderosas. Através do singelo oferecimento do café ou do vinho, os pretos velhos magnetizam a bebida com elementos para a cura e alívio dos filhos de fé. Espíritos evoluídos não tem necessidades materiais. Não precisam tomar café, vinho ou pinga. Se alguns pais velhos utilizam o café ou vinho é por que tem alguma finalidade superior. Estou falando dos pretos velhos evoluídos e sábios.
O médium de Umbanda tem que se aprimorar cada vez mais para ser um instrumento fiel dos sábios pretos velhos.

Ouvir a voz paciente do médium incorporado com seu preto velho, receber seu benzimento traz alívio e reconforto. Os pais velhos benzem crianças com ramos de arruda e alecrim.

A essência da Vibração de Yorimá é o Eucalipto e a Erva Cidreira.
Erva Sagrada: Eucalipto.
Exu Guardião: Pinga-Fogo.
Planeta: Saturno.
Signos: Capricórnio e Aquário.
Cor vibratória: Violeta.
Dia propício: Sábado.

Ervas de Saturno: Trombeta, Bananeira, Tamarindo, Alfavaca, Sete-Sangrias, Vassoura-Preta ou Branca.

Os 7 orixás menores têm seus emissários da luz para as sombras, os Exus Guardiões, que são serventias e elementos de ligação com cada um deles. São:
Pai Guiné: Exu Pinga-Fogo.
Pai Congo de Aruanda: Exu Lodo.
Pai Arruda: Exu Brasa
Pai Tomé: Exu Come-Fogo.
Pai Benedito: Exu Alebá
Pai Joaquim: Exu Bara
Vovó Maria Conga: Exu Caveira.

Como homenagear os queridos pretos velhos no dia 13 de maio? Faça uma prece singela ou acenda uma vela branca. Mantenha sempre uma vibração de paz e concórdia. Ame e compreenda seus irmãos e se liberte dos véus da ignorância e do egoísmo. Não há felicidade suprema sem transformação para o Bem!

Saiba conversar com o preto velho! Não o escravize novamente com pedidos egoístas ou maldosos. Lembre-se da lei da Caridade!

Confie! Oxalá colocou em nosso caminho a serena e experiente proteção dos pretos velhos para nossa libertação!

Bibliografia: Umbanda-a Proto-Síntese Cósmica, Terceira Edição Ampliada, Editora Ícone-Francisco Rivas Neto (Mestre Arapiaga)- pág. 308 a 320.

Sandra Cecília

22 Respostas to “PRETOS VELHOS”

  1. Gilberto said

    Olá, gostaria de saber mais sobre o Pai Joaquim de aruanda, pois estou desenvolvendo e me disseram que ele é meu preto velho, já senti a sua presença, e também a respeito da incorporação a entidade pode lhe tomar , ou pode só encostar como funciona isso? E me disseram que tenho também o Zé Pilintra, por favor me orientem.

    Obrigado!!!

    RESPOSTA:

    Leia o texto: APRENDENDO SOBRE SEU GUIA (clique), leia também o texto INCORPORAÇÃO (clique)

  2. augusto alves said

    Amo e amarei,serei e servirei o amor a humildade e a tolerancia,salve todos pretos velhos peço que alguem tenha informações de Pai Joaquim de Aruanda aquir na terra,ficarei muito sastifeito,salve Deus.

    RESPOSTA:

    Leia o texto: APRENDENDO SOBRE SEU GUIA (clique)

  3. vera said

    gostaria de saber a historia da vovo cambina da guiné

    RESPOSTA:

    Leia o texto: APRENDENDO SOBRE SEU GUIA (clique)

  4. lidiane mendes said

    olá gostaria de saber se existe alguma mensagem psicografada de pai joao de angola ou da vovó maria conga do cruzeiro das almas? por favor mandem para o e-mail.
    obrigada

    RESPOSTA

    Aqui no site não enviamos nada por e-mail e não temos qualquer mensagem dos Guias que você pediu.

  5. FÁTIMA said

    EU ESTOU INICIANDO EM UMA CASA, FREQUENTO HÁ DOIS ANOS, MAS JÁ CONHEÇO HÁ ALGUNS ANOS A DOUTRINA, ESTOU FELIZ EM SABER QUE A PRETA VELHA QUE ME ACOMPANHA, TÊM O NOME DADO A MIM COMO ,MARIA ARRUDA, QUE DEUS ABENÇÕE A MINHA ´VOVÓ., QUE ELA ME ILUMINE SEMPRE NAS DECISÕES.
    AXÉ, A TODOS

  6. Cristyanne Holanda said

    queria maiores informações sobre a história de Mãe Joana e de Preta Mandinga duas pretas velhas curandeiras que estou a estudar com o proposito de estudo. agradeço antecipadamente

    RESPOSTA:

    Leia o texto: APRENDENDO SOBRE SEU GUIA (clique)

  7. Carla Alves said

    Gostei muito do site, parabens. Gostaria , se possível que me enviasse a história de Vó Cambinda, desde já agradeço. Axé.

    RESPOSTA:

    Leia o texto: APRENDENDO SOBRE SEU GUIA (clique)

  8. PEÇO ORAÇÃO PARA MINHA PARTE FINANCEIRA, QUE ESTOU PASSANDO POR PERÍODOS DE MUITO SOFRIMENTO E PELA SAÚDE DE MINHA FAMÍLIA QUE ANDA PRECÁRIA, TUDO AO MESMO TEMPO!!!
    ESTOU COM MUITOS SOFRIMENTOS, PEÇO QUE ORE MUITO POR MIM.OBRIGADA POR SUA AJUDA.

  9. TENHO O IMNSO PRAZER DE SABER A HISTORIA DESTE PRETO-VELHO MARAVILHOSO QUE É PAI JOAQUIM.ADORI SABER DELE QUE É UM ANJO NA MINHA VIDA.OBRIGADA

  10. tifany said

    ola,eu trabalho com a mae isabel, gostaria de saber se existem pontos,para essa entidade tao iluminada, obrigada.

  11. mauro said

    muito bons esses artigos. frequento e trabalho na casa transitoria de caldas novas.onde vo joao de aruanda e pai joao de aruanda e muitos outosa estão presentes, sexta feira dia de curas em ritual de kardec onde curas maravilhosas acontecem. rcespiritismo. deus abençoe o treabalho de voces.

  12. ronan said

    gostaria de saber o nome verdadeiro de pai guíne de aruanda

  13. catharina said

    adorei o site, gostaria de saber os pontos riscados e cantados do pai joão das almas.tenha um bom dia e que pai oxala te proteja….

  14. SAMANTA said

    nossa\ parabens\ muito\ show\ eu\ tenho\ 17anos\ faz\ 3\ anos \ que\ esti=ou\ no\ espiritismo\ áprendi\ bastante\ coisa\ e\ cada\ vez\ vou\ me\ esforça\ para\ saber\ mais \para\ não\ errar\ com\ eles\ sei\ la\ a\ minha\ vida\ se\ modificou\ a\ partir\ do\ momento\ em \que\ eu\ entrei\ no\ espiritismo\ e\ conhece\a\ mãe\ luciana\ ela\ meu\ deu\ a \maior \força\ sosube\ conversa\ comigo\ me\ explicar\ como\ e\ verdadeiramente\ a\ umbanda \que\ não\ e\ oque\ os\ outros\ falam\ nossa\ foi\ a\ melhor\ coisa\ da\ minha\ vida\ eu\ sou \apaixonada\ por \todos \meus\ guias\ respeito\ em\ primeiro\ lugar \sinto\ na\ minha\ vida\ que\ a\ minha\ vó\ enfim\ todos\ sempre\ estarão\ presentes\ na\ minha\ vida\ quero \desejar\ muito\ axé\ alegria\ e\ a\ cada\ dia\ voces\ mediuns\ percebam\ o\ bem\ que\ esta\ fazendo\ a\ todos\ pricipalmente\ a \voce\ mesmo\ e \tão\ bom\ fazer\ oque\ bnos\ satisfaz\ então\ parabens\ pelo\ trabalho\ de\ voces!!!!!!!!obrigada\ ,,beijuuux\ e\ axé \motumba

  15. maria helena said

    irmâos,que as bençâos do nosso pai celestial permanece em vossos coraçôes;;;gostaria de conhecer a biografia e vidas passadas do nosso querido;;;pai jaco;;;

  16. Thomáz said

    Oi, adorei conhecer mais sobre a vida e sobre a forma de pensar de Pai Joaquim. Se antes de conhecer eu já o admirava, agora nem sei como expressar a admiração que tenho por ele.
    Peço por favor que se possível me envie a história de vovó Cambinda.

  17. Anônimo said

    rosangela, a 2 anos e pouco estou desenvolvendo,fique sabendo que minha preta velha é vovó emilia de aruanda,gostaria de saber mais sobre essa entidade,tudo que ela me pediu pra fazer ja fiz, será porque que ela não reina logo de vez??????????????? sera que tem explicação que não seja a de que ainda não é hora???????????por favor alguém pode me responder???obrigada!!!!!!!!!!!!!

    RESPOSTA

    Quanto tempo você levou para aprender a falar?

    Quanto tempo você levou para aprender a andar?

    Esse tempo foi idêntico a de seu irmão, primo ou vizinho, contando anos, meses, dias, horas e minutos, ou seja, totalmente exatos?

    Então se aqui em terra não existe exatidão, como vamos querer que no espiritual tenha?

    Tem médiuns que já vem preparados, existe espíritos que já vem doutrinados, tudo tem sua hora, o que vos respondo é apenas isso, trabalhe, trabalhe, trabalhe, quando estiver pronta terá algumas respostas, mas nem sempre são todas as respostas, quando nós somos de pouca idade, ficamos a imaginar como será quando mais velhos ficarmos, pensamos até que haverá uma evolução, mas quando chegamos em idade tenra ficamos pensando como seria voltar a idade imatura com a cabeça da idade atual. Entenda a Umbanda como a vida e dê um passo de cada vez, não queira alcançar o degrau acima sem antes passar pelo debaixo, senão o tombo poderá ser muito grande.

    Quanto a falar qualquer coisa de seu Guia deixe que o mesmo assim o faça, quando este puder assim o falar, pois o Guia com mesmo nome não quer dizer que seja o mesmo, tal como nós os espíritos são uno.

    Leia o Texto:

    APRENDENDO SOBRE SEU GUIA(CLIQUE)

  18. simone said

    gostaria de saber a história do preto velho pai joão e do pai jacó

  19. simone said

    o que significa quando o pai joão benze com uma vela?espero a resposta

    RESPOSTA

    Simone, seria mais facil você perguntar ao próprio Guia, cada tem seu ritual, entenda ainda que não porque tenham o mesmo nome é que seja o mesmo Espírito, não existe somente uma SIMONE.

  20. rosangela said

    gostaria de saber sobre vovó emilia de aruanda a 2 anos estou desenvolvendo sinto fluidos mas ela nao arreia ficarei aguardando resp. obrigada!

  21. Cáthya said

    Gostaria muito de saber a história de Vovó Gregório… se alguém puder me ajudar… Obrigada.

  22. rose ane vieira said

    Gostaria de obter a indicação de um livro, ou site, enfim qualquer texto sobre Pai Joaquim de Aruanda.
    Este site me ajudou muito. Estou iniciando minha vida espiritual na Umbanda e preciso ler e apreender muito.
    Obrigada!!

Os comentários estão fechados.

 
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 38.594 outros seguidores

