POVO DE ARUANDA

ANUNCIE AQUI! povodearuanda@povodearuanda.com.br

CIGANOS NA UMBANDA

Posted by Administrador em dezembro 6, 2006


Trecho extraído do livro “Rituais e Mistérios do Povo Cigano

Autor: Nelson Pires Filho

Ed. Madras

“Eu vi um formoso Cigano
Sentado na beira do Rio
Com seus cabelos negros
E os olhos cor de anil
Quando eu me aproximava o cigano me chamou

Com seus dados nas mãos
O cigano me falou
Seus caminhos estão abertos
Na saúde, na paz e amor,
Foi se despedindo e me abençoou
Eu não sou daqui, mas vou levar saudades,
Eu sou o Cigano Pablo, lá das Três Trindades.”

Esta linha de trabalhos espirituais já é muito antiga dentro da Umbanda, e “carregam as falanges ciganas juntamente com as falanges orientais uma importância muito elevada, sendo cultuadas por todo um seguimento espírita e que se explica por suas próprias razões, elegendo a prioridade de trabalho dentro da ordem natural das coisas em suas próprias tendências e especialidades.

Assim, numerosas correntes ciganas estão a serviço do mundo imaterial e carregam como seus sustentadores e dirigentes aqueles espíritos mais evoluídos e antigos dentro da ordem de aprendizado, confundindo-se muitas vezes pela repetição dos nomes comuns apresentados para melhor reconhecimento, preservando os costumes como forma de trabalho e respeito, facilitando a possibilidade de ampliar suas correntes com seus companheiros desencarnados e que buscam no universo astral seu paradeiro, como ocorre com todas as outras correntes do espaço.

O povo cigano designado ao encarne na Terra, através dos tempos e de todo o trabalho desenvolvido até então, conseguiu conquistar um lugar de razoável importância dentro deste contexto espiritual, tendo muitos deles alçado a graça de seguirem para outros espaços de maior evolução espiritual, juntamente com outros grupos de espíritos, também de longa data de reencarnações repetidas na Terra e de grande contribuição, caridade e aprendizado no plano imaterial.

A argumentação de que espíritos ciganos não deveriam falar por não ciganos ou por médiuns não ciganos e que se assim o fizessem deveriam faze-lo no idioma próprio de seu povo, é totalmente descabida e está em desarranjo total com os ensinamentos da espiritualidade sua doutrina evangélica, até as impossíveis limitações que se pretende implantar com essa afirmação na evolução do espírito humano e na lei de causa e efeito, pretendendo alterar a obra divina do Criador e da justiça divina como se possível fosse, pretendendo questionar os desígnios da criação e carregar para o universo espiritual nossas diminutas limitações e desinformação, fato que nos levaria a inviabilização doutrinária. Bem como a eleger nossa estada na Terra como mera passagem e de grande prepotência discriminatória, destituindo lamentavelmente de legitimidade as obras divinas.

Outrossim, mantêm-se as falanges ciganas, tanto quanto todas as outras, organizadas dentro dos quadros ocidentais e dos mistérios que não nos é possível relatar. Obras existem, que dão conta de suas atuações dentro de seu plano de trabalho, chegando mesmo a divulgar passagens de suas encarnações terrenas. Agem no plano da saúde, do amor e do conhecimento, suportam princípios magísticos e tem um tratamento todo especial e diferenciado de outras correntes e falanges.

Ao contrário do que se pensa os espíritos ciganos reinam em suas correntes preferencialmente dentro do plano da luz e positivo, não trabalhando a serviço do mau e trazendo uma contribuição inesgotável aos homens e aos seus pares, claro que dentro do critério de merecimento, tanto quanto qualquer outro espírito teremos aqueles que não agem dentro desse contexto e se encontram espalhados pela escuridão e a seus serviços, por não serem diferentes de nenhum outro espírito humano.

Trabalham preferencialmente na vibração da direita e aqueles que trabalham na vibração da esquerda, não são os mesmo espíritos de ex ciganos, que mantêm-se na direita, como não poderia deixar de ser, e, ostentam a condição de Guardiões e Guardiãs. O que existe são os Exus Ciganos e as Moças Ciganas, que são verdadeiros Guardiões à serviço da luz nas trevas, como todo Guardião e Guardiã dentro de seus reinos de atuação, cada um com seu próprio nome de identificação dentro do nome de força coletivo, trabalhando na atuação do plano negativo à serviço da justiça divina, com suas falanges e trabalhadores, levando seus nomes de mistérios coletivos e individuais de identificação, assunto este que levaria uma obra inteira para se abordar e não se esgotaria.

Contudo, encontramos no plano positivo falanges diversas chefiadas por ciganos diversos em planos de atuação diversos, porém, o tratamento religioso não se difere muito e se mantêm dentro de algumas características gerais. Imenso é o número de espíritos ciganos que alcançaram lugar de destaque no plano espiritual e são responsáveis pela regência e atuação em mistérios do plano de luz e seus serviços, carregando a mística de seu povo como característica e identificação.

Dentro os mais conhecidos, podemos citar os ciganos Pablo, Wlademir, Ramirez, Juan, Pedrovick, Artemio, Hiago, Igor, Vitor e tantos outros, da mesma forma as ciganas, como Esmeralda, Carme, Salomé, Carmensita, Rosita, Madalena, Yasmin, Maria Dolores, Zaira, Sunakana, Sulamita, Wlavira, Iiarin, Sarita e muitas outras também. É imprescindível que se afirme que na ordem elencada dos nomes não existe hierarquia, apenas lembrança e critério de notoriedade, sem contudo, contrariar a notoriedade de todos os outros ciganos e ciganas, que são muitos e com o mesmo valor e importância.

Por sua própria razão diferenciada, também diferenciado como dissemos é a forma de cultuá-los, sem pretender em tempo algum estabelecer regras ou esgotar o assunto, o que jamais foi nossa pretensão, mesmo porque não possuímos conhecimento de para tanto. A razão é que a respeito sofremos de uma carência muito grande de informação sobre o assunto e a intenção é dividir o que conseguimos aprender a respeito deste seguimento e tratamento. Somos sabedores que muitas outras forças também existem e o que passamos neste trabalho são maneiras simples a respeito, sem entrar em fundamentos mais aprofundados, o que é bom deixar induvidosamente claro.

É importante que se esclareça, que a vinculação vibratória é de axé dos espíritos ciganos, tem relação estreita com as cores estilizadas no culto e também com os incensos, pratica muito utilizada entre ciganos. Os ciganos usam muitas cores em seus trabalhos, mas cada cigano tem sua cor de vibração no plano espiritual e uma outra cor de identificação é utilizada para velas em seu louvor. Uma das cores, a de vinculação raramente se torna conhecida, mas a de trabalho deve sempre ser conhecida para prática votiva das velas, roupas, etc.

Os incensos são sempre utilizados em seus trabalhos e de acordo com o que se pretende fazer ou alcançar.

Para o cigano de trabalho se possível deve-se manter um altar separado do altar geral, o que não quer dizer que não se possa cultua-lo no altar normal. Devendo esse altar manter sua imagem, o incenso apropriado, uma taça com água e outra com vinho, mantendo a pedra da cor de preferencia do cigano em um suporte de alumínio, fazendo oferendas periódicas para ciganos, mantendo-o iluminado sempre com vela branca e outra da cor referenciada. Da mesma forma quando se tratar de ciganas, apenas alterando a bebida para licor doce. E sempre que possível derramar algumas gotas de azeite doce na pedra, deixando por três dias e depois limpá-la.

Os espíritos ciganos gostam muito de festas e todas elas devem acontecer com bastante fruta, todas que não levem espinhos de qualquer espécie, podendo se encher jarras de vinho tinto com um pouco de mel. Podendo ainda fatiar pães do tipo broa, passando em um de seus lados molho de tomate com algumas pitadas de sal e leva-los ao forno, por alguns minutos, muitas flores silvestres, rosas, velas de todas as cores e se possível incenso de lótus.

As saias das ciganas são sempre muito coloridas e o baralho, o espelho, o punhal, os dados, os cristais, a dança e a música, moedas, medalhas, são sempre instrumentos magísticos de trabalho dos ciganos em geral. Os ciganos trabalham com seus encantamentos e magias e os fazem por força de seus próprios mistérios, olhando por dentro das pessoas e dos seus olhos.

Uma das lendas ciganas, diz que existia um povo que vivia nas profundezas da terra, com a obrigação de estar na escuridão, sem conhecer a liberdade e a beleza. Um dia alguém resolveu sair e ousou subir às alturas e descobriu o mundo da luz e suas belezas. Feliz, festejou, mas ao mesmo tempo ficou atormentado e preocupado em dar conta de sua lealdade para com seu povo, retornou à escuridão e contou o que aconteceu. Foi então reprovado e orientado que lá era o lugar do seu povo e dele também. Contudo, aquele fato gerou um inconformismo em todos eles e acreditando merecerem a luz e viver bem, foram aos pés de Deus e pediram a subida ao mundo dos livres, da beleza e da natureza. Deus então, preocupado em atende-los, concedeu e concordou com o pedido, determinando então, que poderiam subir à luz e viver com toda liberdade, mas não possuiriam terra e nem poder e em troca concedia-lhes o Dom da adivinhação, para que pudessem ver o futuro das pessoas e aconselha-las para o bem.

É muito comum usar-se em trabalhos ciganos moedas antigas, fitas de todas as cores, folha de sândalo, punhal, raiz de violeta, cristal, lenços coloridos, folha de tabaco, tacho de cobre, de alumínio, cestas de vime, pedras coloridas, areia de rio, vinho, perfumes e escolher datas certas em dias especiais sob a regência das diversas fases da Lua…”

Trecho extraído do livro “Rituais e Mistérios do Povo Cigano

Autor: Nelson Pires Filho

Ed. Madras

21 Respostas to “CIGANOS NA UMBANDA”

  1. luciana said

    Sou umbandista, trago na minha corrente 5 ciganos, 2 ciganas e 3 ciganos mas a cigana q vive comigo se chama janete gostaria de saber se vc ja ouviu falar sobre ela e se tem alguma musica dela sei q ela é mto linda naum gosta de ouro e sim prata as cores dela são cores claras, desde já agradeço se puder me ajudar!

    Tbm tenho a cigana Carme
    O cigano Igor
    O cigano Otavio
    O cigano Salomão
    Esses 2 ultimos q falei tbm naum sei nada sobre eles se tbm puder me ajudar agradeço.

    RESPOSTA:

    Leia o texto: APRENDENDO SOBRE SEU GUIA (clique)

  2. Marlon Ap. Gomes said

    Boa Noite td bem? Gostaria de saber um pouco sobre o Cigano Dário e se for possivel ver algumas fotos do mesmo. Muito obrigado
    Abraços.

  3. alex said

    Meu namorado e eu somos de umbanda e ele trabalha com um casal de ciganos!!!!
    Ciganos sao povo de esquerda? sao Exus?
    espero tua resposta…..

    RESPOSTA

    Leia o Texto CIGANOS – TENTANDO DESMISTIFICAR (clique)

  4. patricia mota said

    sou da umbanda e minha mãe de santo fez o assentamento de uma cigana chamada paola gostaria de saber sobre ela, vc poderia me informar

    RESPOSTA:

    Eu desconheço assentamentos para Ciganos, quanto a saber sobre a Cigana leia o texto: APRENDENDO SOBRE SEU GUIA (clique)

  5. Dan souza said

    quro saber sobre a imantação da imagem de sata Sara Kalli e cigano , cigana como devo preparalos , como posso trabalhar um punhal tem que ser so de prata

    RESPOSTA

    Vocês deveriam tentar ler mais o conteúdo do site, nesta mesma página tem a resposta que você procura, ou seja, uma resposta que dei a uma irmã. Quanto ao punhal eu trabalho com um Cigano e ele usa o punhal que pude dar para ele na ocasião e lhe garanto que não é de prata.

  6. deise said

    Olá! Amigo, em primeiro lugar parabens pelo seu site. Bom!.. Eu sou da umbanda a uns 15 anos,e a 1 ano e meio estou na nação cabinda, sou de oxum Ademum, bem!… mas não é isso……o que eu gostaria de saber se vc conhece a cigana do jarro?…A sua historia? Pois nesses 15 anos nunca vi nenhum médium que trabalhase com ela, vc já a viu em algum médium? Sei te disser que ela gosta muito de dançar, toca castanholas, fala do passado, presente e aconselha sobre o futuro para os consulantes, e ganha muitos presente. Mas, por favor me desculpe alguma coisa, sou uma pessoa humilde. Gostaria muito de sua resposta, mas muito mesmo. Des de já te acradeço. Que minha mãe e o grande pai oxalá te ilumine sempre, saude e paz.

    RESPOSTA:

    Leia o texto: APRENDENDO SOBRE SEU GUIA (clique)

  7. Sheila said

    Na verdade sempre procurei respostas e nomes, aos quais em cada lugar eram diferentes. Hoje entendo que isso é o que menos importa, pois com nossa DEDICAÇÃO, AMOR E CARIDADE sendo empregados no local certo, as respostas fluem naturalmente. Devemos por tanto ter FÉ E PACIÊNCIA.

    Muito obrigado por tantos esclarecimentos.
    Que OXALÁ ABENÇÕE E PROTEJA A TODOS.

  8. Sheila said

    Bom dia, é impossivel descrever a minha felicidade ao por acaso encontrar este site. A sua simplicidade e eficácia é uma luz no caminho de tantas pessoas, assim como eu, que tem ansia e necessidade de aprender de forma correta e idônea o verdadeiro significado do ESPIRITISMO. Ja andei em varios centro, porem sempre tive forte intuição e grande vibração com a doutrina UMBANDISTA/KARDEC. Em consulta c/ VOVO MARIA CONGA, foi-me dito ser chegada a hora de trabalhar, pois se for por AMOR será pela DOR. CREIO TER CHEGADO O MOMENTO.

  9. cintia said

    gostaria de sabe se tds as pessoas que trabalham com entidades recebem uma entidade cigana
    se nao recebem tem possibilidade de cuidar de alguma entidade cigana???????
    e poderia receber a historia da cigana odara eo que ela gosta e a oracao dela
    este site esta de parabens ois e muito explicativo e consigui tirar varias duvidas
    sobreo o povo cigano

    RESPOSTA

    Todos tem, mas nem sempre este trabalha com o Médium, e não é um e sim um casal.

    Para saber mais sobre a Cigana que você pediu leia o texto: APRENDENDO SOBRE SEU GUIA (clique)

  10. RuAm ... said

    gostaria de saber .. se alguém conhece .. a cigana rhanna ..filha da cigana sulamita …pq procuro saber sobre ela mas naum acho … minha até agora só vi uma pessoa q receba ela…. entaum se alguem souber os nomes das filhas da sulamita por favor me passem …

    RESPOSTA:

    Eu já ouvi falar dessa Cigana, mas algo muito superficial então fica dificil falar da mesma, quanto a saber filhas de espiritos, vida anterior dos espiritos, ainda mais de ciganos é algo realmente muito dificil de saber, e em nada contribui na espiritualidade.

    Leia o texto: APRENDENDO SOBRE SEU GUIA (clique)

  11. HELENA said

    Sou adepta a esse povo maravilhoso (CIGANOS)gostaria de saber sbre a CIGANA DO PANDEIRO,sei que ha várias falanges, já desenvolvida, recebo a

  12. tatiana said

    gostaria de saber se existe a pombagira sigana eulalia poia a minha dis ser eulalia e enho muita curiosidade em saber des de ja obrigada
    adorei o sait muito enteresante valeu!!

  13. valeria said

    Apos ter lido este maravilhoso site, tive um contato com um casal de ciganos que vieram me ajudar, especificamente para energizar-me no segundo chacra. Observei todo o tratamento pois estava em estado de vigilia. Sou imensamente agradecida a eles por este beneficio. Inclusive deixaram algumas recomendacoes para que eu possa completar este tratamento. Nao os conhecia e nunca havia tido experiencia com Espiritos ciganos. Sou muito grata e estou pensando em preparar um altar para eles, seguindo as orientacoes do site.

    Obrigado outra vez pelo site.

  14. rosangela said

    ambas as imagens coloque dentro de casa mais sentados!!!!!!!!!!!

  15. rosangela said

    fiz isto na intenção que os ciganos me trouxessem prosperidade fartura e fortuna pois estou desempregada e não tenho sorte na area profissional!!!!!!! ficarei esperando resposta desde ja obrigado!!!!!!!!!!
    feliz 2008 e muito axe!!!!!!!!!!!!

  16. rosangela said

    eu sou media desenvolvente e coloquei na minha casa um casau de ciganos pablo e natacha cuido com carinho pois sou umbandista fanatica agi certo ou errado preciso de resposta desde ja obrigado!!!!!!!

  17. india said

    olá! Tive um sonho com um homem de roupa vermelha turbante na cabeça e faixa dourada na cintura, vi ele em uma vasilha de agua, sei que é um cigano, preciso saber o que ele quer comigo,se puderem me ajudar fico grata.
    Aguarda resposta.

    RESPOSTA

    Procure um Terreiro e se o irmão que você menciona acima quiser entrar em contato consigo, este fará dentro de um Terreiro

  18. indira said

    olá meu nome é indira participo de sessões umbandistas e tive surpresas porque recebo a aldeia toda mais não falo gostaria de fazer algo que desenvolve-se.

  19. Priscilla said

    Olá parabéns pelo site
    Tenho duas curiosidades:
    REcebo uma cigana linda vaidosa, que gosta de muito ouro e tudo tem que ser dourado. Uma amiga minha falou que ela tem vestes totalmente amarela e um cinturao de moedas, Cabelos lisos e totalmente preto. Se identifica como cigana da noite quando vem aos trabalhos, gostaria de saber se existe alguma foto da qual posso identificar a imagem?

    outra dúvida é que me identifiquei muito com ela, gosto das mesmas cores artigos e flores, tem algum significado?

    RESPOSTA:

    Infelizmente não temos a foto, entenda que os Espiritos chegam até a nós por afinidades.

  20. Juarez Júnior said

    Eu recebo uma cigana por nome Maria desde os meus 14 anos, e ela diz ser turca e que acompanha minha família a gerações!!!
    Eu gostaria de saber se isso me prejudica em alguma forma, já que ela não é exatamente meu guia!

    RESPOSTA

    Caro Juarez,

    o que pode lhe prejudicar é fazer atendimentos dentro de sua residência, sem que você tenha uma proteção na mesma, pois nem sempre sabemos o que o consulente nos traz, ou seja, o que vem junto aos mesmos, entenda que nos Terreiros temos a proteção devida e assim mesmo as vezes acontece alguns fatos desagradáveis, mas nada que a proteção e a força da Casa não possa resolver e um grupo de Médiuns.
    Quanto a recebe-la apenas, sem dar consultas nada tem como lhe prejudicar.

  21. Roseny said

    Gostaria de dar os parabéns pelo site, estou encantada com que estou lendo aqui.
    Minha duvida é que não tenho nenhuma ligação com centro espiritas,sou exotérica e gosto de por taro para as pessoas que me pedem por ter problemas e sempre tive a sensação de estar acompanhada por uma cigana a qual cinto que ela está sempre me ajudando de alguma forma. Essa semana realizei uma grande vontade de ter uma imagem de uma cigana, encontrei uma que me encantou linda toda de vermelho e dourado, ela tinha uma trança envolta da cabeça, o q me deixava insatisfeita, soltei a trança e deixei ela com os cabelos soltos e estou encantada com os cabelos com a beleza que ela ficou.
    Ela tem um pandeiro com fitas numa mão e o taro em outra, gostaria de montar um altar pra ela e cuidar dela,tenho esse sentimento dentro de mim.
    Eu godtaria de saber como fasso um altar pra ela e como cuido o que ponho e como preparo ela pra mim e a respeito do nome como dou nome a ela. Desculpe se estou sendo incomoda mais tenho esse sentimento dentro de mim e não tenho quem me informar direito sobre o assunto.estarei anciosa por alguma coisa q possam me dizer.
    Desde ja muito obrigada

    RESPOSTA

    Cara Irmã o que posso lhe repassar é o que fazemos na Umbanda, entretanto, eu também fiz parte de diversos foruns sobre o culto aos Ciganos e desses foruns aprendi muito a respeitar este culto que você nos descreve, deixo abaixo os links a respeito de Altar na Umbanda e sobre a preparação de imagens que fazemos em nossa Religião, além é claro do que você pede, espero que seu Altar seja lindo e maravilhoso e que seu Casal de Ciganos fiquem felizes com sua homenagem, digo casal porque é o que você tem e nada é por acaso, ou seja, não chegou aqui por mero acaso.

    Esta é só uma base, pois o que irá usar é sua intuição esta sim irá determinar o verdadeiro Altar, mas não esqueça do Cigano.

    Esteja sempre em paz!

    http://povodearuanda.wordpress.com/2006/12/12/a-preparacao-de-imagens/

    http://povodearuanda.wordpress.com/2007/03/29/altar-na-umbanda-conga/

    O altar serve como elo de ligação e comunicação entre o Cigano e seu médium.

    Desde o momento em que existe a intenção de se oferecer um altar a um Cigano, ali se cria um elo espiritual onde quer que esteja o Cigano que é cultuado ali, sempre irá ouvir o chamado feito pelo médium diante do altar.

    O mais importante em um altar para os Ciganos são os 4 elementos. Para representá-los, usamos um castiçal com uma (ou mais) velas, representando o fogo, mesmo que a vela esteja apagada.

    As cores podem ser qualquer uma, exceto preto e marrom.

    Essas cores só são usadas em certos tipos de rituais.

    Não podemos esquecer que temos que ter a imagem de Santa Sara Kalli e de Nossa Senhora Aparecida,assim como a imagem de nossos ciganos espirituais.

    Deveremos ter uma taça bonita com água.

    A água é simbolismo do sentimento, por isso deve ser sempre a mais pura e limpa possível (água mineral sem gás).

    Essa água na taça atua como um catalisador de más energias, e quando estiver turva, deve ser jogada em água corrente e trocada, sempre por água filtrada ou mineral.

    Um incensário, onde um incenso deve ser aceso pelo menos uma vez por semana – representa o ar, mesmo sem incenso.

    Incenso Floral para Ciganas (rosa, violeta, lírio, dama da noite, jasmim, etc.) e Incenso Herbal para Ciganos (Sândalo, canela, cravo, eucalipto, mirra, alecrim, benjoim, etc.).

    Cristais, de vários tipos, cores, formas e tamanhos; caso não seja possível ter muitos, coloque algum(s) escolhido(s) por intuição.

    O ideal é ter pelo menos uma pedra em estado bruto/ponta. As pedras podem ficar também num pote de vidro transparente sem tampa com água, pois a mesma potencializa a capacidade energética dos Cristais.

    Os cristais fecham o ciclo, representando a terra.

    Corpo – terra, Coração (emoção) – água, Mente – ar e Espírito – fogo.

    Além desses elementos, que são básicos, qualquer outra coisa que seja sentida por intuição, pode ser colocada: baralho, leque, adornos, lenços, baú, etc.

    As únicas exceção é o Punhal este só deve ser colocada um punhal já trabalhado, ou seja, que tenha passado pela magia de um Cigano, que pode ser o seu incorporado, ou o de outra pessoa (alguém que fez o trabalho no punhal para você – nesse caso, recomendo muitíssimo cuidado antes de aceitar).

    Para o fortalecimento dos Ciganos (as), é muito bom colocar uma fruta no altar, pelo menos 1 vez por semana, na 2ª noite da lua cheia ou crescente Só não coloque frutas ácidas, tipo abacaxi ou laranja… Ciganos não gostam de sabores ácidos, pelo menos a maioria não, e se você não tiver a certeza, melhor não arriscar!

    As frutas devem ficar até um pouco antes de apodrecer, e devem ser despachadas num jardim bonito.

    Pode ser oferecida também uma taça com vinho, além da que tem água, pois o vinho é a bebida Universal dos Ciganos.

    Após uma semana, ou quando a lua virar, despeja o vinho em água corrente.

    Flores também são bem vindas no altar, sendo que se for um altar para Cigano, as flores devem ser cravo branco ou vermelho, girassol, lírio branco ou Rosa branca (rosas em números ímpares).

    Essa regra vale apenas para caso de não se conhecer as preferências de cada Cigano.

    As flores murchas ou secas devem ser colocadas em um jardim, onde não haja espinhos.

    Não limpe seu altar na fase da lua minguante,pois isto atrapalharia suas boas vibrações como saúde e prosperidade.

    aproxime-se do seu altar faça uma oração, mentalize a força que te acompanha.

    Texto: Cigana Lumiar D´eor – Psicóloga, Cromoterapeuta, Reikiana, Numeróloga, Consultora e Professora de Baralho Cigano, Produtora de Eventos Ciganos e Radialista do programa “Magia Cigana e seus Encantamentos” no Rio de Janeiro.

    POTE DE GRÃOS:

    1 Pote pequeno

    A mesma dos Grãos: Ervilha, Arroz com Casca, amendoim, Grão de Bico, Lentilha e trigo, (TODOS EM GRÃOS)

    Coloque por cima três moedas atuais,com o valor virado para cima,e um quartzo citrino no meio delas. Deixe energizando por três dias, na lua crescente,e peça à lua que empreste sua força mágica, para que nada falte na sua casa. Coloque dentro de casa, num lugar alto.

Os comentários estão fechados.

 
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 38.562 outros seguidores

