POVO DE ARUANDA

ANUNCIE AQUI! povodearuanda@povodearuanda.com.br

CHACRAS – CENTRO DE IRRADIAÇÃO E RESPECTIVOS ORIXÁS NA LEI DE UMBANDA

Posted by Administrador em dezembro 6, 2006


É de suma importância, aos trabalhadores das lides umbandistas, o conhecimento das estruturas mais sutis do nosso corpo físico, para que assim possam melhor desenvolver seu trabalho e atender às Entidades, principalmente as que vêm para os trabalhos de cura. Afinal, todos somos donos de um corpo físico e precisamos conhece-lo para melhor entender os males que o afetam. Por isso é importante que conheçamos um pouco mais sobre os centros energéticos denominados “Chacras”, que exercem influências positivas ou negativas em nossos corpos, de acordo absorve e irradia “prana”, o princípio vital.

“Chakra” é a palavra sânscrita que significa roda. São centros de irradiação, estruturas energéticas que vêm de fontes superiores.

São os sete pontos etéreos que recaem sobre os sete fluídos cósmicos, para depois se instalarem nos plexos do corpo físico. Possuem basicamente três funções: manter a vitalidade do corpo físico, desenvolver a consciência e receber e transmitir energia espiritual, transformando o homem em ser espiritual.

Os principais Chacras do nosso Corpo Etérico estão alinhados ao longo do corpo físico em sentido vertical: os cinco inferiores vão da base da coluna vertebral até o crânio, e os outros dois ficam situados entre os olhos e no alto da cabeça.

Os principais Chacras (Centros de irradiação) possuem ligações especiais com alguns órgãos do corpo e com alguns estados de consciência. Esses centros de energia cuidam do equilíbrio do corpo físico, intelectual, emocional, emocional, mental e espiritual do homem.

Assim como o nosso corpo, o planeta Terra também possui seus sete chacras principais, que operam da mesma forma, mantendo equilíbrio energético do planeta.

Nossos sete Chacras básicos revelam também o direcionamento individual de cada ser, o seu foco pessoal.

Por exemplo: uma pessoa que se identifica essencialmente com os sentimentos, terá os Chacras Cardíaco e Umbilical mais desenvolvidos e ativos do que os outros; já um individuo que apresenta um Chacra Frontal brilhante, terá um grau intenso de integração pessoal, e um Coronário iluminado revelará uma pessoa com um ato desenvolvimento de Consciência Espiritual.

A velocidade que cada um dos Chacras tem é que determina o grau evolutivo de cada ser humano encarnado. Quanto mais Chacra estiver próximo às energias do Cosmo, mais velocidade terá.

Os Chacras se localizam no duplo etérico e são responsáveis pela distribuição das energias mentais, astrais e etéreas, de acordo com a necessidade de cada um de nós, seres vivos, encarnados no planeta Terra.

As cores variam para cada Chacra, reluzindo e contribuindo para sua aparência de flor. Num corpo físico saudável as formas dos Chacras demonstram equilíbrio e harmonia em ritmos variados, de acordo com o temperamento de cada individuo.

SÉTIMO CHACRA – CORONÁRIO

Localiza-se no topo da cabeça. Dos sete Chacras básicos é o mais importante, pois é responsável pela irrigação energética do cérebro. Quando bem desenvolvido, facilita a lembrança das projeções da Consciência.

SEXTO CHACRA – FRONTAL

Localiza-se entre os olhos e está ligado à glândula hipófise. É o responsável pela irrigação energética dos olhos. Quando em atividade, gera uma palpitação na testa, como se fosse um coração batendo.

QUINTO CHACRA – LARÍNGEO

Localiza-se na garganta e está ligado à glândula tireóide. É responsável pela irrigação da boca, garganta e sistema respiratório. É considerado um filtro que bloqueia as energias emocionais.

QUARTO CHACRA – CARDÍACO

Localiza-se no coração e está ligado à glândula timo. É responsável pela irrigação do coração e considerado um canal de movimentação das emoções, sendo o mais afetado pelo desequilíbrio emocional.

TERCEIRO CHACRA – UMBILICALLocaliza-se no plexo solar. É responsável pela irrigação do sistema digestivo. Quando é bem desenvolvido, facilita e percepção das energias.

SEGUNDO CHACRA – ESPLÊNICO

Localiza-se na região do baixo-ventre. É responsável pela irrigação dos órgãos sexuais e também pela vitalização do feto em formação.

PRIMEIRO CHACRA – BÁSICO

Localiza-se na base da coluna e está ligado às glândulas supra-renais. É responsável pelo estimulo direto da energia e circulação do sangue.

Cada um dos sete Chacras básicos tem uma afinidade maior com uma das sete Vibrações Originais e uma das sete Linhas de Umbanda, mas nenhum pertence exclusivamente a um só Orixá.

Em cada encarnação eles assumem padrões diferentes de energia, pois encarnamos para aprender e vivenciar novas experiências.

Assim, em cada encarnação surge toda uma combinação de Orixás em relação aos Chacras de maneira que esta combinação crie uma situação propicia a ajudar na evolução do ser. Os Chacras que já tem um padrão vibratório próprio são sobrepostos pela energia do Orixá que se faz presente em cada um deles: o primeiro e ultimo Chacra se abrem para frente e para trás.

Nenhum desses Chacras pertence exclusivamente a um Orixá, vai depender do Orixá que fatorou e rege a ancestralidade da pessoa. Esse será o regente do Ori, da cabeça do médium e do Chacra Coronário. Nesse mesmo Chacra os outros Orixás estarão presentes como qualidades secundárias, pois a principal sempre será a do Orixá que o fatorou.

Portanto, teremos como Orixá principal no Chacra Coronário, a flor de lótus, nosso Orixá Ancestral, que, junto do recessivo, forma o casal de Orixás Ancestrais que são os únicos que não mudam sua posição de encarnação para encarnação para encarnação. Como Orixá principal na abertura de frente do frontal, teremos o nosso Orixá de Frente; como principal na abertura de trás do frontal fica nosso Orixá de Junto (adjunto ou ajunto).

Em volta da irradiação do Orixá principal temos outras seis, que no Ori dão formação à coroa do “médium” …a força que o rege na cabeça…

CHACRA BÁSICO OU RAIZ
Do sânscrito “Muladhara”:
Base e fundamento, suporte.
Representa a manifestação da vida.

O primeiro Chacra corresponde à vitalidade e manutenção das partes sólidas do corpo. Sua cor é vermelha e possui quatro pétalas. Este Chacra é regido pelo sentido de CRIAÇÃO, é gerador, templo moderador das formas e estímulos. É muito ligado às sensações físicas.

Na Umbanda corresponde à vibração de Iemanjá. Este centro energético está ligado à procriação, geração de novas vidas, por isso está intimamente ligado à vibração de Iemanjá, a mãe de todos Orixás.

CHACRA ESPLÊNICO
Do sânscrito “Swadhistana”:
Morada do prazer.

O segundo Chacra possui seis raios com as cores roxo, azul, verde, amarelo, alaranjado, vermelho forte e rosa (posição horizontal, se projeta para frente e para trás). Regido pelo SENTIDO DE EVOLUÇÃO, é transmutador, regula a distribuição e a circulação adequada dos recursos vitais.

Na Umbanda corresponde à Vibração de Obaluaiê, senhor da morte e da vida, da doença e da cura, e o melhor dia para captar suas influências é segund-feira.

CHACRA UMBILICAL OU SOLAR
Do sânscrito “Manipura”:
Cidade das Jóias.

O terceiro Chacra possui dez pétalas ou raios, e suas cores variam do vermelho ao verde. Está situado um pouco abaixo do umbigo (posição horizontal, se projeta para frente e para trás). Regido pelo SENTIDO DA JUSTIÇA, é equilibrador e trabalha com a reflexão no ser. É o centro da vontade, e está ligado à assimilação dos alimentos e seus nutrientes. O ser que possui este centro mais desenvolvido percebe logo as intenções das pessoas, sejam elas boas ou ruins.

Na Umbanda corresponde a Vibração de Xangô, e o melhor dia para captar suas influências é a terça-feira.

Xangô é o senhor dos raios, do fogo e das pedras. Seus atributos são a firmeza de caráter, o senso de justiça, o amor à verdade,o orgulho e a autoridade.

CHACRA CARDÍACO
Do sânscrito “Anahata”:
Invicto, inviolado.

O quarto Chacra fica bem próximo do peito, na altura do coração (posição horizontal, se projeta para frente e para trás, regido pelo SENTIDO DO AMOR, é agregador, ligado aos sentimentos e ao sistema circulatório. É o que mantém o equilíbrio entre os três Chacras abaixo e acima dele. Seu elemento é o ar, possui 12 raios de cor amarelo brilhante.

O ser que apresenta ligação forte com este Chacra é munido de compaixão, sabedoria, desprendimento e amor incondicional, vivendo em harmonia com o mundo interior e exterior.

Na Umbanda corresponde à Vibração de Oxum, e o melhor dia para captação de suas influências é a quinta-feira. Oxum tem como atributos o amor, a beleza, a fertilidade, a riqueza e o poder da gestação, personificando a feminilidade. Seus domínios são as águas doces, que irrigam e fertilizam o solo, e o ouro.

CHACRA LARÍNGEO OU CERVICAL
Do sânscrito “Vishudda”:
O purificador

O quinto Chacra possui 16 raios nas cores azul claro, turquesa, lilás e prateado. Localiza-se na altura da garganta (posição horizontal, se projeta para frente e para trás). Regido pelo SENTIDO DA LEI, é ordenador, ligado ao poder da palavra e vontade divina.

Este Chacra funciona como uma passagem entre os outros dois grupos de Chacras. É o primeiro do grupo de três Chacras superiores e relaciona-se com o Eu superior, o Espírito e a Alma.

Na Umbanda corresponde à vibração de Ogum e o melhor dia para captação de suas influências é a terça-feira. É o desbravador dos caminhos, tem a coragem e a força como atributos.

CHACRA FRONTAL
Do sânscrito “Ajnã”
Centro de Comando.

O sexto Chacra atua diretamente sobre a fronte do homem.
Fica entre as sobrancelhas (posição horizontal, se projeta para frente e para trás) Regido pelo SENTIDO DO CONHECIMENTO, é expansor e coordena a visão, audição, o tato e a rede de processos de inteligência, como a palavra, a cultura, a arte e o saber. Este centro energético possui 96 pétalas ou raios nas cores rosa e amarelo, azul e roxo. É onde reside o comando de nossos poderes psíquicos.

Na Umbanda corresponde à Vibração de Oxossi, e o melhor dia para captar sua vibração é a quinta-feira. Seus atributos são a fartura e a perseverança, sempre sabendo a hora certa de “atirar a flecha”. Seus domínios são as matas.

CHACRA CORONÁRIO
Do sânscrito “Sahashara”:
O Lótus das mil pétalas.

O sétimo Chacra tem 960 pétalas ou raios, com uma flor no centro de 12 pétalas. Possui cores variadas e pode atingir velocidades altíssimas. Fica logo acima de nosso Ori (posição vertical, se projeta para cima).

Regido pelo SENTIDO DA FÉ, é congregador, recebe em primeiro lugar os estímulos do Espírito, comandando os demais e vibrando com eles em regime de justa inter-dependência. É onde habita a consciência maior do homem, o centro da união com divino.por meio do Chacra Coronário é possível se chegar aos mais elevados graus de meditação.

Na Umbanda corresponde à vibração de Oxalá e o melhor dia pra a captação de suas influências é a sexta-feira.

Oxalá é o grande Orixá, herdeiro do Poder Absoluto. O domínio de Oxalá é a criação. É o Orixá símbolo da pureza e do amor; Senhor Supremo que vibra sobre todos os filhos da Terra e ocupa uma posição única do mais importante e mais elevado Orixá na Lei de Umbanda.

Pesquisa: Virginia Rodrigues

Revista Espiritual de Umbanda nº 08

Fonte de pesquisa nos sites:
UMBANDA RACIONAL

Colaboração Alexandre Cumino

CONHEÇA OS CHACRAS(figura)

About these ads

8 Respostas to “CHACRAS – CENTRO DE IRRADIAÇÃO E RESPECTIVOS ORIXÁS NA LEI DE UMBANDA”

  1. Laurindo said

    oi sou muito grato por ter encontrado esta pagina pois tenho a certeza de que serei respondido com muito carinho. Sou umbandista e acredito muito nos meus guias espirituais, mas eles ainda não incorporal em me por perfeito, sempre que recebo alguma entidade sinto que não estou mais controlando o meu corpo mas, sinto tambem que posso escutar os cantos e as vozes das pessoas que estão ao meu redor. por que? na incorporação não devernia adormecer e não lembrar-me de nada quando voltasse ao corpo fisico?ah além do mais sinto as energias deles tambem. por exemplo da mão oxum, sou tomado de fortes emoções que não sei espricar e outros que tenho como meus guias espirituas.

    RESPOSTA

    Meu irmão,

    as pessoas fingem que não lembram de nada, eu sou médium totalmente consciente, tal como você, deixo a você um texto sobre o assunto escrito pelo meu irmão Luiz Carlos mais de 30 anos na Umbanda, autor do livro “A Umbanda como ela é”, espero que esse texto lhe ajude.

    VEJO TUDO! ESTOU MISTIFICANDO? (clique)

  2. marcia said

    não vi sobre o chacra genesico
    gostaria de ler sobre isso

  3. celio p damasceno said

    muinto bom tirei otimoproveito obrigado

  4. Boscardin said

    Que 2008 seja um ano de redenção e consquistas para todos nós. Gostaria de um favor, se possível, claro. Moro em Curitiba e gostaria de uma indicação de um terreiro. Vocês podem me ajudar? Grato.

    RESPOSTA:

    Associação Espiritualista Mensageiros de Aruanda – ASSEMA
    R ua M arcílio Dias , 433 – Bairro A l t o – C uritiba-PR
    Dirigentes : Marco Boeing e Fátima Boeing
    Retorno das Atividades: 19/01/2008

    http://www.assemacuritiba.com

    Aproveite e dê um abraço no Marco por mim e o diga quando vier ao RJ para entrar em contato antes comigo, que irei conhece-lo.

  5. Shirlei Oliveira said

    Vocês podem mandar essas informações pelo meu e-mail ou por intermédio de uma apostila.

  6. Natalia said

    muy linda la pagina me encantó soy Natalia de punta del este uruguay, soy hija de yemanja boci (eso me dijeron) espero que sea asi un saludo grande y muy feliz año 2008 para todo ese pais hermoso que es brasil.

    RESPOSTA:

    Ovrigado por suas palavras, espero que 2008 seja maravilhoso para você e para todos de seu País.

    Esteja sempre em paz!

  7. Aline said

    Como posso saber mais detalhadamente qual os orixas que regem os meus chacras?De que maneira posso desenvolve-los? Tenho mais inumeras questoes a colocar…

    RESPOSTA

    Amada Aline,

    a maneira mais facil é procurar um Terreiro

  8. Eutácio Borges said

    Gostei muito das informações contidas neta pagina, estou impressionado com a relação de vida estabelecida entre o homem encanardo e suas vibrações com a natureza e as energias espisrituais.

Os comentários estão fechados.

 
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 38.542 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: